Social

COLUNA SOCIAL 10279

Com Nada

* A mais recente Operação da Policia Federal, aponta possível uma quadrilha virtual acusada de produzir e espalhar fake news, atacando e ameaçando instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Esses grupos – ligados ao chamado “Gabinete do Ódio” – de acordo com as acusações, são financiados por empresários e utilizam ativistas, blogueiros, youtubers e robôs, para cometer crimes produzindo e disseminando conteúdos falsos e impróprios. Muitos deles, financiados com dinheiro público via Banco do Brasil. Se isso não é corrupção, digam vocês que nome tem … 

 

Com Tudo

* O Movimento Humanitário “Mexendo a Panela”, em parceria com a ONG Fraternidade Sem Fronteiras e as alunas do curso de Medicina da UFRR,faz doação de itens de higiene, tais como fraldas, álcool, papel higiênico, sabonete líquido para o Hospital Geral de Roraima. Esses materiais serão destinados aos pacientes da UTI do HGR, onde profissionais de saúde estavam aflitos pois não tinha sequer álcool pra limpar os equipamentos. Devido a isso, o Mexendo a Panela se mobilizou e conseguiu fazer a doação que irá durar apenas dez dias, dado a superlotação daquela Unidade.

 Áurea Onília Cruz (Grupo Humanitário Mexendo a Panela / Paróquia de Nossa Senhora da Consolata), na foto com o padre Ronilson Braga

Da Liberdade

* Todos nesse país, tem liberdade de expressão, como garantia constitucional. Entretanto, se ao exercer sua liberdade de expressão, a pessoa comete crime (como no caso das fake news, injuria, calúnia, difamação, ameaças, desacato a autoridade e danos morais diversos), está sujeito as penalidades impostas pela mesma lei.

* Ninguém pode se esconder atrás do direito “a liberdade de expressão” para cometer crimes contra quem quer que seja. E se os adeptos dessa nefasta prática não forem punidos, só Deus sabe como isso irá acabar.

 

Da Responsabilidade

* A propósito, analistas políticos, entre os quais, os ex-ministros da Justiça do país, declararam-se preocupadíssimos com os últimos acontecimentos no Brasil, onde o embate é visível a olho nu e fala-se inclusive em ruptura institucional.

* E quem justificou seu voto na última eleição, afirmando que sua opção era tão somente porque “não queria que o Brasil virasse uma Venezuela”, pode se preparar, porque é pra lá que estamos caminhando. No país vizinho tudo começou com a desestabilização da imprensa, evoluiu rapidamente para destituição do Congresso e Judiciário e deu no que deu! #ditadura.

 

Da Psicologia

* Em Boa Vista, a quarta semana do mês de maio é dedicada à realização de atividades, campanhas e projetos de incentivo à preservação e valorização da vida humana, conforme a lei municipal nº 1.908/2018. E em meio a uma pandemia e isolamento social, se torna mais urgente lembrar a data cuidando da saúde da mental.

* De acordo com o psicólogo Leonardo Morais, é inevitável os aspectos emocionais serem abalados nesse período de quarentena, principalmente, por ser instituída na condição de obrigatoriedade. O mais grave, ressalta o psicólogo, é que não são apenas as pessoas com histórico de doenças mentais afetadas.

 

Da Psicologia II

* Por falar nisso, estão abertas as inscrições de voluntários para atuar com atenção psicossocial na pandemia da Covid-19. Interessados devem se inscrever via email do Conselho Regional dePsicologia: [email protected]. Aos selecionados será disponibilizada uma capacitação sobre saúe mental e atenção psicossocial pela UFRR.

* E em alusão ao 17 de maio (Dia Internacional de combate a LGBTQIfobia), está ocorrendo uma campanha de atendimento psicológico via WhatsApp para a população LGBTQI+. Informações: 98112 3508/ 99115 8366/ 98114 6502. 

 De antes da pandemia, a cerimonialista Kethellen Fernandes e o marido Francisco Braga, clicados pelo fotógrafo viajante, Diego Sanches, em sua passagem por Boa Vista, rumo ao Monte Roraima 

#Rápidas

*  Inaugurando idade nova hoje, Dra.Florany Mota, Arlena Sabino, WaguinhoDrumond e a professora doutora Ray Rodrigues (amada irmã da Colunista).

* No sábado quem troca de idade: Dr. Bernardino “Gauchinho” Dias de Souza Cruz, Antonio Alberto Rezende Neves, Douglas Luzas e Vladia Fernandes.

* No domingo quem estará de aniversário será Robson Muniz Rodrigues, Waldoir da Conceição, Sandra Noleto e Elder Mesquita.

* A Associação dos Servidores Públicos do IPER (ASIPER) está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para a aquisição de cestas básicas, a fim de que sejam doadas às famílias carentes do Estado.

* A campanha é coordenada por Drielle Medeiros e Kerlem Dandara e os interessados poderão doar direto da Conta poupança CC165849 – 2/ Agência 0250-X – Banco do Brasil. 

* Não se fala em outra coisa na Macuxiland, senão no pedido de demissão do secretário chefe da Casa Civil do Estado, Disney Mesquita. Ele alegou questões de foro íntimo.

* Tão logo essa notícia veio à tona, começaram os buxixos na bolsa de fuxicos da Macuxiland com trocentas especulações, tanto sobre os reais motivos de sua saída do Governo, quanto sobre quem o substituirá.

* Outra falação que vem movimentando o estado, é o possível retorno do coronel Olivan Junior ao comando da Secretaria de Estado de Saúde. Se um fato está diretamente ligado ao outro, só o tempo dirá.

 Rafaelle Oliveira em momento especial com sua linda filha Ana Luiza Souza Cruz 

 

Tá Valendo

Formatura Online

* Ao final de uma vida acadêmica, que leva de 4 a 5 anos, o momento único, marcante e mais aguardado por todos os formandos é a colação de grau. Mas essa cerimônia será diferente para 37 acadêmicos da Estácio da Amazônia. Neste sábado, 30, a faculdade fará sua primeira formatura online, por meio da plataforma Teams, aplicativo da Microsoft que a Estácio tem utilizado para desempenhar suas funções pela internet.

De Casa

* A cerimônia de Colação de Grau da Estácio, seguirá o rito próprio da solenidade de formatura, sendo adaptado para o momento excepcional. Os alunos, de suas casas, vão se apresentar à cerimônia online, munidos de um documento de identificação, que será acompanhada pela reitora da instituição Brena Linhares, além de representantes da secretaria acadêmica, das coordenações de cursos e do Ensino a Distância. Os formandos são de 12 cursos da Estácio.

Professora doutora Ana Zuleide Barroso, é quem recebe homenagens por conta de sua troca de idade neste fim de semana. Na foto, ela divide com o marido, atuante médico, Mauro Schimitz