Social

COLUNA SOCIAL 10305

Com Nada

* Em meio a pandemia do novo coronavírus, explodem manifestações em várias cidades dos Estados Unidos por conta do assassinato de George Floyd, atos que começaram pacíficos, foram ficando acalorados (porque o povo não aguenta mais) e acabou descambando para o vandalismo. No Brasil, desde o começo da pandemia, que atos antidemocráticos com insultos aos Poderes constituídos, enchem as ruas de vários estados e por aqui a população também reagiu ao fascismo e foi pras ruas. Em ambos os casos, além da instabilidade social, a aglomeração, o que representa mais infectados pela Covid-19.

Com Tudo

* Começou na segunda-feira, em todo o Estado, a 1ª etapa da II edição do ConciliaRR (Concilia Roraima) – mês estadual da conciliação, promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima. E mais de 1.500 audiências de conciliação já estão marcadas para serem realizadas durante todo este mês de junho. A ação do TJRR acontecerá este ano com duas novidades. Uma delas é que o ConciliaRR ocorrerá em duas fases. A primeira neste mês de junho e a segunda programada para outubro. A outra novidade é que, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todas as audiências desta primeira etapa serão executadas em ambiente virtual.

Esmeralda Vieira, em clic-registro de momento especial com seus filhos, Jonatas e Thaynne

Flexibilização

* E o Brasil segue aumentando o número de infectados pelo coronavírus, que já passa de meio milhão de pessoas e mais de 31 mil mortes. E pelo visto a tendência, infelizmente, é prosseguir. Na verdade, nem a América Latina ainda não alcançou o pico da curva epidêmica. No Brasil, essa condição está prevista somente para daqui a três ou quatro semanas, segundo especialistas. 

* Mesmo assim, a maioria dos estados já deu início a flexibilização, com abertura parcial do comércio não essencial, o que na visão da maioria dos infectologistas é muito preocupante. Com o relaxamento, é possível que haja uma nova onda de Covid-19.

 

Flexibilização II

* Em Roraima, onde a situação segue o mesmo ritmo do resto do país, o número de infectados, internados em hospitais e de óbitos, segue subindo, assim como a quantidade de pessoas nas ruas, sem estarem trabalhando, inclusive aquelas que vivem só perambulando mesmo.

* E esse descaso generalizado com os cuidados no combate ao coronavírus, é o que faz com que a contaminação comunitária seja cada vez maior e sobrecarregue o sistema de saúde, além de penalizar os que trabalham  nos serviços essenciais como policiais, e os profissionais da saúde, cujo número de infectados também é cada vez maior.

 

Da Cloroquina

* Há exatos 21 dias, o Governo Federal instituiu o protocolo da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes que testaram positivo pra Covid-19, inclusive os que ainda estão em fase inicial, mesmo à revelia das orientações da Organização Mundial de Saúde, por não ter comprovação cientifica da eficácia dos medicamentos.

* E assim, quase um mês depois da liberação da tal “milagrosa” cloroquina, continua cada vez mais morrendo gente, inclusive quem tomou a cloroquina de forma preventiva, como foi o caso de um jovem empresário local, que veio a óbito em menos de uma semana após testar positivo.

Da Cloroquina II

* A propósito, semana passada, procuradores do Ministério Público Federal em vários estados da Federação, entre os quais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe impetraram recomendação do Ministério da Saúde pedindo a suspensão da autorização para o uso da cloroquina na rede pública de saúde.

* Os procuradores disseram que a grande maioria das pesquisas mundiais revelam que o medicamento não tem eficácia comprovada contra a Covid-19. Na verdade, se cloroquina prestasse pra coronavírus o povo no mundo inteiro já estaria tomando e não haveria tantos óbitos.

A cerimonialista Peta Marques (na foto com sua irmã, Astrid Mattos), ficando hoje um ano mais maravilhosa

#Rápidas

* Inaugurando idade nova hoje, o defensor público José João Pereira, recebendo quilométricas homenagens.

* Também inaugurando idade nova nesta quarta-feira, a ex-senadora Marluce Moreira Pinto, Raquel Machado, Rose Wanderley e Juscilene Lima Campos.

* Nesta quarta-feira, 3 a partir das 9 horas (horário local) a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMSTRAN), promove  o primeiro leilão de veículos do ano, na modalidade online, através do site.

* Serão 98 lotes, entre bens recuperáveis e sucatas, que foram apreendidos nas operações de trânsito da Smtran e que os proprietários resgataram.

* Já começou a chover e a obra do Porto Marina Meu Caso, ainda não foi concluída. Na verdade, o que foi feito ali dói somente a colocação de o tubulão pra escolar a água.

* Mesmo assim, este está exposto a céu aberto e com vários buracos ao seu redor, o que poderá causar acidente a qualquer momento, haja vista, a grande quantidade de carros e barcos que continuam movimentando o local, mesmo no período da pandemia.

O acadêmico de Medicina, Moisés Neto (filho dos amigos Ana Zuleide e Mauro Schimitz)  

Tá Valendo

Edital

* Estão abertas as inscrições para seleção de médicos que atuarão no Hospital de Campanha. Interessados poderão acessar o edital no link:

É Hoje

* Nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília / 14 horas  local), acontece o 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais, que será transmitido pelo canal do YouTube do Poder Judiciário de Roraima. A abertura será feita pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo vice-presidente do TJRR, desembargador Ricardo Oliveira, presidente da Comissão Gestora de Precedentes da Justiça Estadual.

Nosso colega jornalista, Leandro Freitas, inaugurando idade nova hoje