Social

COLUNA SOCIAL 10312

Com Nada

* Há tempos, as “ações bolsonaristas” estavam sempre no topo dos assuntos do momento no twitter. Mas, após a Operação da PF de combate a Fake News, esse tema despencou de uma forma, que deixou claro que os operadores de robôs deram um tempo nessa atuação. Além disso, ontem veio à tona por meio da CPMI das Fake News, que o Governo Federal exibiu 653.378 vezes anúncios em 47 sites de notícias falsas e impróprias em apenas 38 dias, para divulgar a Reforma da Previdência. Tinha desde sites gospel a sites com conteúdo sexual. A Comunicação alegou que as escolhas dos sites foram do Google, que prontamente desmentiu.

  Com Tudo

* Por conta da pandemia do coronavírus, não será possível ir a um restaurante, boate, nem fazer programa especial fora de casa no Dia dos Namorados. Porém quem quiser dar um presente especial e realmente inesquecível, terá uma inusitada e romântica opção. O músico Renato Poeske está disponibilizando uma maneira diferente, para celebrar a data. Trata-se da serenata, que fez sucesso em gerações passadas e agora volta com força total e já está bombando pelos lados de cá. Para agendar uma serenata com qualquer tipo de música (romântica, sertanejo, rock, pop ou clássico), ligar para (95) 99154-6418 ou no direct @renatopoeske.

No início da semana, durante reunião virtual de presidentes dos Poderes Legislativos de todo o país, o deputado Jalser Renier (presidente da Assembleia Legislativa de Roraima) externou sua preocupação com a Saúde em Roraima

SOS Yamomami

* A #Covid19 parou todas as atividades, menos a que mata os #Yanomami. No território indígena, mais de 20 mil garimpeiros levam para a floresta o vírus que pode dizimar uma população. É a volta de um pesadelo, agora ainda mais perigoso para esse povo.  

* Por conta dessa ameaça real, o Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana desencadeou a Campanha #ForaGarimpoForaCovid e #DesintrusãoJá! exigindo do Governo Federal a retirada imediata dos garimpeiros da terra indígena. Para ajudar a impedir que um genocídio aconteça, assine a petição: www.foragarimpoforacovid.org

SOS Yamomami II

* E a abertura da Campanha #ForaGarimpoForaCovid, foi a live realizada ontem com intuito de esclarecer como mais de 20 mil garimpeiros estão levando a Covid-19 para a Terra Indígena Yanomami, o que é uma real ameaça de extinção daquele povo altamente vulnerável.

* Participaram da live, Dário Kopenawa (Hutukara), filho do grande líder yanomami Davi Kopenawa; o pesquisador Antonio Ovicdo; o coordenador do Programa Rio Negro, Marcos Wesley; a pesquisadora Alcida Ramos e o jornalista Leão Serra. Para saber mais, basta acessar endereço eletrônico: www.foragarimpo.foracovid.org .  

Efetivado

* Interino no Ministério da Saúde desde a saída de Nelson Teich, o general Eduardo Pazuello foi efetivado ontem como ministro. Ex-comandante da Operação Acolhida, ele foi empossado em janeiro como comandante geral da 12ª Região Militar, posto dos mais estratégicos e importantes no Exército brasileiro.

* A propósito, tudo indica que o ministro venha a Roraima nos próximos dias. Aliás, quem sabe não seja ele que finalmente venha a desentravar a tão esperada inauguração do Hospital de Campanha, que era pra está funcionando desde março, mas até o presente momento o Governo do Estado ainda não cumpriu sua parte.

Da Vacina

* A Vacina contra coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford – Reino Unido, entra na fase 3 de testes clínicos, começando a ser testada em humanos e 10 mil pessoas serão vacinadas pra verificar a eficácia. De todas as vacinas que estão sendo desenvolvidas no mundo a de Oxford é considerada a mais promissora até então.

* Outra boa notícia, é que o Brasil integra o Plano de Desenvolvimento Global de Oxford e 2 mil brasileiros receberão a vacina experimental, tudo com a aprovação da Anvisa e apoio do Ministério da Saúde .

Dra. Alice Bianchini – doutora em Direito Penal (PUC/SP), conselheira Federal (CFOAB), vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA/OAB) e vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ), que participará da live do Movimento Mais Mulheres na OAB, na sexta-feira

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada a iluminada Izaura Maciel, que nesta quinta-feira, fica um ano mais maravilhosa.

* Também aniversariando hoje, Dr. Jorge Neves, Cosme Rosas, Neuraci Lima e Waldemar Paracat.

* Para comemorar seus 5 anos de fundação, o Movimento Mais Mulheres na OAB realizará uma live coletiva nesta sexta-feira, às 18h (horário de Brasília).  

* A referida live, terá a participação das advogadas Helena Delamônica (vice-presidente da OAB/MG) Alice Bianchini (vice presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB), Valéria Pelá (fundadora do Coletivo Advogadas do Brasil) e Florany Mota (Idealizadora do MMMOAB).

* A live será exibida na plataforma Zoom, com tema central sobre a criação e expansão do MMMOAB na 1ª Conferência Nacional da Mulher Advogada.

*A reunião é a aberta e para participar basta acessar o link. ID da reunião: 637 706 4458 e Senha: 3Ody55.

Dário Kopenawa Yanomami, participou da Live de abertura da Campanha #ForaGarimpoForaCovid

Tá Valendo

No TJRR

* O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já autorizou a volta das atividades presenciais nos tribunais de justiça de todo o Brasil, a partir do dia 15 deste mês. Mas, o Tribunal de Justiça de Roraima confirmou que não retomará seus trabalhos presenciais pelo menos até o dia 30. O presidente do TJRR, o desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti, justificou que nesse primeiro momento, dada a atual situação da pandemia em Roraima , é preciso  ter cautela e responsabilidade com a saúde dos magistrados, dos servidores e dos jurisdicionados. Tacertíssimo !

Última

* Ontem na Câmara dos Deputados foi protocolado um pedido de instauração de inquérito para que o Ministério Público Federal investigue a fala do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em que ele classifica o movimento negro como “escória maldita”, revelado em um áudio gravado numa reunião ocorrida em abril. O referido pedido, tem a assinatura de parlamentares negros de diferentes partidos.  

Renato Poeske, disponibilizou espaço em sua agenda para Serenatas especiais na semana dos Namorados