Social

COLUNA SOCIAL 10385

Com Nada

* A morte de um servidor público, que havia estado alguns dias antes preso na Cadeia Pública de Boa Vista, acendeu a luz amarela. Segundo as pessoas próximas, a história começou quando ele deu entrada naquela unidade prisional direto pra chamada “tranca”, que é um procedimento de praxe. Só que, familiares alegam que ele ficou junto com contaminados por coronavírus e pouco tempo depois de apresentar sintomas, foi levado pro HGR, mas não resistiu. As mesmas fontes, afirmam que o sistema penitenciário local está repleto de vítimas da Covid-19, que não estão entrando na contagem oficial da doença.

Com Tudo

* A imagem das autoridades locais, compondo a mesma mesa durante a coletiva que marcou a abertura do Hospital de Campanha de Boa Vista, é sem dúvida, uma demonstração clara de que quando há união de forças políticas, gera resultados positivos e rápidos em prol da população. Outra coisa que há de se registrar nesse momento em Roraima é que, além da união em prol da abertura da Área de Proteção e Cuidados, as autoridades também chegaram a um consenso de que – até em razão da atual situação – não havia clima para uma inauguração e assim resolveram tão somente abrir a unidade extraordinária de saúde.

O deputado Haroldo Cathedral: proposta aprovada com emenda aditiva a texto de sua autoria, que regulamenta a suspensão temporária do pagamento

Importante

* Foi aprovado na última quinta-feira, 18, o substitutivo do Senado para o Projeto de Lei 1.079/20 que regulamenta a suspensão temporária do pagamento do Financiamento Estudantil (Fies), enquanto durar o decreto de calamidade pública.

* A proposta foi aprovada com emenda aditiva ao texto do deputado Haroldo Cathedral, que traz ajustes nos critérios de acesso ao Fies.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o deputado Haroldo vem atuando em prol de medidas para mitigar os seus efeitos na área da educação.

Importante II

* A iniciativa do deputado Haroldo Cathedral, prevê ainda uma redução de 50% no valor da mensalidade dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e revoga contratos antigos, permitindo que os estudantes se beneficiem com descontos de até 100% dos juros para pagamento do saldo devedor em parcela única.

* Após publicação da lei, a suspensão passa a valer pelo período de 60 dias. Também está permitida ao Poder Executivo, a prorrogação dessa suspensão por mais 60 dias, após o fim da vigência da Lei. Com a regulamentação aprovada pela Câmara e Senado, a medida segue agora para sanção.

Campanha

* Amigos da mestra/artesã macuxi Lidia Raposo, recém-diagnosticada com câncer de mama, estão realizando uma campanha com pedido de ajuda financeira para custear seus exames.

* Dona Lídia, famosa por sua produção artesanal de panelas de barro, teve de suspender suas atividades, por meio da qual se sustenta e a sua família. Assim, quem puder contribuir com qualquer quantia para seu tratamento poderá fazer por meio da Conta Poupança: 00010970-0 / Agência: 3027/013 – Caixa Econômica Federal, em nome de Lídia da Silva Raposo – CPF: 322.772.882-68.

Arraiá Solidário

* O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, promove a partir desta segunda-feira (22) até sábado (27), o Arraial Solidário das Agrárias. Há 25 anos, desde 1995, o CCA realiza a festa junina. A diferença é que neste ano, por conta da necessidade de isolamento social, será uma festividade online, que acontece no perfil do instagram @arraiadasagrarias.

* A festa online terá várias atividades, entre elas a arrecadação de alimentos para a campanha da Cáritas Diocesana de Roraima “É tempo de cuidar”. Interessados poderão obter mais informações no link

Professora Nilza Araújo (Ceduc/UFRR) e sua irmã gêmea, Nilza, ilustrando a coluna desta segunda-feira

#Rápidas

* Trocando de idade nesta segunda-feira, Jacira Alba, Tetisuya Eda, Janderson Barros e Orleans Carvalho.

* Também de aniversário hoje, Eduardo Mathias, Márcia Aline Almeida Nicéia Boh, José Paulo de Souza e Gerson Coutinho Barreto.

* Foi top a SOS Rainforest Live realizada ontem, que reuniu artistas, líderes indígenas e ativistas em apoio aos povos ameaçados pela pandemia do novo coronavírus.

* Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sting, Anitta e Milton Nascimento foram algumas das atrações  do primeiro SOS Rainforest Live, evento virtual para arrecadar doações para os esforços de combate à covid-19 em áreas de floresta tropical, inclusive no Brasil.

* A iniciativa também inclui projetos e advogados que apoiam indígenas e comunidades locais em esforços para proteger o meio ambiente.

* Organizada pelas Rainforest Foundations da Noruega, do Reino Unido e dos Estados Unidos, a “live” foi transmitida pelo YouTube e TikTok. Além dos artistas, lideranças indígenas como Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), e Dario Kopenawa Yanomami, da Hutukara Associação Yanomami, também participaram do evento.

A deputada Betania Almeida é a autora de projeto de lei que proíbe o uso de Equipamentos de Proteção Individual fora das unidades de saúde

Ta Valendo

Sobre EPI’s

* A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 62/2020, de autoria da deputada Betânia Almeida, que proíbe o uso de Equipamentos de Proteção Individual fora das unidades de saúde. O projeto aguarda sanção do Executivo Estadual para entrar em vigor.

Das Vítimas

* O Brasil superou a marca de 50 mil mortos em decorrência do coronavírus e profissionais de saúde realizaram ontem atos em solidariedade às pessoas que perderam a vida por conta da covid-19, em várias cidades. Nos Estados Unidos, o número de óbitos beira 120 mil e infectados está alcançando 2 milhões e meio de americanos.

As gêmeas Iara e Fernanda Moreira (filhas de Cátia Cruz Macedo e Dr. Evandro Moreira) trocando de idade em dose dupla