Social

COLUNA SOCIAL 10445

Com Nada

* Cada vez mais, as comunidades indígenas, especialmente da etnia yanomami, se tornam mais vulneráveis nessa pandemia de coronavírus. Uma prova disso foi a recente visita do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a Roraima, quando deu declarações minimizando o ciclo de violência que se instalou naquela terra indígena, onde atuam mais de 20 mil garimpeiros ilegais. Recentemente, eles assassinaram a tiros jovens indígenas na referida área e há várias denúncias no MPF de estupros de índias, inclusive menores, muitas delas grávidas, além de estarem levando cachaça até pras criancinhas, nas comunidades, fatos tidos como normais.

Com Tudo

* Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo tem falta de Vitamina D no sangue e diferentemente das outras vitaminas, ela é tão essencial porque o nosso próprio corpo a produz. A falta dessa vitamina leva milhares de pessoas a ficarem doentes e muitas vivem com os sintomas de infecções recorrentes, cansaço, alterações de humor, dores musculares, entre outros, por isso a necessidade de identificar sua ausência e supri-la é primordial. O Hemolab identifica e quantifica pela metodologia de quimioluminescência a forma de 25-OH – Vitamina D, uma metodologia segura, sensível e específica com entrega do resultado no mesmo dia da coleta.

Vereador Manoel Neves, está extremamente preocupado com a questão da auto-medicação

Preocupante

* Na verdade, além da devastação do meio ambiente, contaminação das águas por mercúrio e sensível aumento de contágio pelo coronavírus, inclusive com mortes, completam o dramático quadro na Terra Indígena Yanomami. E a resposta do Governo Federal foi ainda mais preocupante.

* A comitiva do ministro que veio de Brasília, foi direto para a TI Yanomami sem cumprir a quarentena (pasmem) pra distribuir cloroquina para os índios, medicamento que já foi abolido pela OMS, justamente pela ineficácia no tratamento da Covid-19. Sobre retirar os 20 mil garimpeiros ilegais daquela, eles nem falam…

Preocupante II

* A propósito, após a repercussão da visita do ministro da Defesa a Roraima, o Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1), em atendimento a pedido Ministério Público Federal, determinou imediata adoção de um plano emergencial para conter o avanço da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami e combate ao garimpo ilegal com extrusão dos infratores.

* Essa é uma situação complicada e preocupante, considerando que o Governo Federal não tem a menor intenção de retirar os garimpeiros da TI Yanomami. Muito pelo contrário, atualmente o incentivo a invasão de terras indígenas, por garimpeiros e grileiros, é visível a olho nu.

Edital

* O Instituto Federal de Roraima acaba de lançar edital  para processo seletivo para discentes que vão integrar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na instituição. Neste ano serão 60 vagas, sendo 48 vagas remuneradas e 12 para voluntários, abrangendo os cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas. 

* Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Fotografia

* E por falar nisso, na próxima quarta-feira, 8, o Instituto Federal de Roraima vai ofertar o curso on-line “Faça do Seu Celular Sua Melhor Câmera Fotográfica”. Voltado para servidores da instituição e com duração de quatro horas, será transmitido pelo Google Meet, tendo como tutor, o assessor de comunicação da Reitoria, Gildo Júnior.

* Para participar, o interessado não precisa ter experiência em fotografia, basta  apenas ter acesso à internet, um celular ou smartphone e fazer sua inscrição pelo e-mail [email protected] até esta segunda-feira (6), indicando o turno de preferência (manhã, das 10h às 12h, ou tarde, das 15h às 17h).

 Thais Silva ficando um ano mais maravilhosa

#Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada aos irmãos Getúlio Cruz Filho (advogado) e Alberto Cruz (psicólogo), que fazem aniversário nesta segunda-feira.

* Apesar dos esforços das autoridades, a situação de Roraima diante da pandemia do coronavírus continua se agravando a cada dia que passa, com o aumento significativo do número de infectados, de internados e de óbitos.

* Parece que depois da inauguração do hospital de campanha, a população relaxou de uma  maneira, como se aquela unidade de saúde emergencial fosse a solução mágica de todos os problemas.

* Que o hospital de campanha tinha passado da hora de ser inaugurado, isso é fato. Que tem ajudado sobremaneira a desafogar o HGR, idem. Mas se a população continuar se aglomerando desnecessariamente, a tendência desse quadro é piorar.

* Se alguém der uma voltinha no fim de semana nos bairros da cidade do lado de lá da Avenida Venezuela, saberá do que estamos falando. São lojas de serviços não essenciais funcionando normalmente, povo transitando nas ruas sem máscaras, e por aí vai…

* O mais incrível mesmo, são os bares abertos, lojas de conveniências lotadas de gente bebendo e praças cheias de pessoas com paredões de som bebendo a largura da boca em aglomerações.

* Isso sem contar com churrascos, almoços, jantares e todo tipo de festas particulares em residências. Nesse pormenor, a periferia perde para os bairros mais nobres…

* E o pico da doença no nosso Estado ainda está bem longe de ser atingido. De acordo com especialistas, isso só acontecerá lá pra meados de agosto…

 O deputado Renan Filho, entre o presidente da Codesaima, Anastase Papoortzis, e o ex-deputado Renan Bekel, que assumiu a Diretoria Habitacional da Companhia

#Ta Valendo

Sem Ministro

* Fernando Feder, secretário de Educação do Paraná, disse ontem em suas redes sociais que desistiu do convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Educação (MEC). O Jornal O Globo revelou que ele teria resolvido declinar do convite, “após ficar irritado com postura do presidente”.

Concurso

* Já está no ar no instagram da Companhia da Louça @companhiadalouca, as regras para participação no Concurso Cultural Meseiras do Lar que dará mil reais em prêmio e terá a maravilhosa Cláudia Matarazzo como jurada. O concurso estará sendo realizado durante todo o mês de julho.

Paula Pacheco, ilustrando a Coluna desta segunda
-feira