Social

COLUNA SOCIAL 10449

Com Nada

* Enquanto os médicos especialistas em infectologia e todos os cientistas e pesquisadores dessa área, afirmam que ainda não há nada definitivo sobre o novo coronavírus, muitos leigos, já há algum tempo, estão se infectando de propósito, na ilusão de que os efeitos da Covid-19 serão tipo uma “gripezinha” e que após o contágio ficarão imunizados. Mas nada disso é previsível, considerando que jovens sem nenhuma doença pré-existente estão morrendo e não há garantias de imunização. Na verdade, há casos em que o paciente até adquire anticorpos, mas não se saber quanto tempo isso durará. Imunização real mesmo, só após a vacina.

Com Tudo

* Crianças e adolescentes de 11 abrigos de imigrantes e refugiados da Operação Acolhida, são o público alvo do Concurso Desenho, Paródia Musical e Vídeo-mensagem, iniciativa do Coletivo Mosaico com apoio da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O concurso dará 5 mil reais em prêmios distribuídos entre os três primeiros lugares de cada categoria. As inscrições serão realizadas no período de 8 a 15 de julho deste ano, exclusivamente via internet, pelo formulário de inscrição no portal https://mosaico.ong.br/, onde os interessados além de poder se inscrever poderão obter informações mais detalhadas do certame.

 Junior Carolino tomou posse na presidência do Lions Clube Oswaldo Carolino, em cerimônia online, no último sábado

Prova

* A propósito, há pelo menos três pessoas aqui em Boa Vista que testaram positivo pro coronavírus nos meses de março/abril, com sintomas leves, e voltaram a se infectar em maio/junho e, duas delas, agora, estão passando muito mal, com infecções e com problemas pulmonares bem graves.

* Num dos casos, a pessoa foi ao facebook contar sua história, onde postou inclusive os resultados positivos dos dois exames. Prova inequívoca de que não se deve subestimar a Covid-19, pois pelo que tudo indica, ela é igual as gripes ou H1N1, cuja forma de imunização mais segura é a vacina, que por sinal, como é de conhecimento público, também tem prazo de validade. 

Prova II

* Na verdade, não há qualquer remédio eficaz para Covid-19 e pelo visto – a exemplo do que acontece com os outros tipos de vírus como os de diversas gripes – nem haverá. As medicações prescritas pelos médicos tratam somente as consequências da doença e não o coronavirus em si. Assim como não há tratamento preventivo, exceto quando tiver vacina.

* Os milhões gastos com cloroquina e hidroxicloroquina pelo Governo Federal, que agora não sabe o que fazer com essa montanha de medicamento ineficaz, é mais uma prova clara da situação em que vivemos, ultrapassando 65 mil mortos e ainda distante de alcançar o pico da pandemia.

Importante

* Estão abertas desde ontem, as inscrições para 12 cursos de capacitação da Escola do Legislativo, que inicia sua 5ª etapa disponibilizando 6 mil vagas EaD em cursos nas áreas de Educação, Saúde e Comunicação. As aulas ocorrerão de 10 a 22 de julho e os interessados devem efetuar a matrícula online e depois acompanhar o conteúdo pelo site da Escola do Legislativo.

* E ainda pelo aplicativo acessível para download nos sistemas operacionais Android e iOS gratuitamente. As matrículas seguem até esta terça de cada aluno poderá se inscrever em até três modalidades a novidade dessa etapa é o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). (www.al.rr.leg.br).

Online

* No último sábado (4), aconteceu a posse dos Lions Oswaldo Carolino e Aírton Rocha. Cleodon Marques assumiu o Lions Aírton Rocha e o publicitário Júnior Carolino (Crisvídeo) tomou posse na presidência do clube, que leva o nome de seu pai, o Lions Clube Oswaldo.

* A cerimônia – como já é de praxe desde meados de março para evitar aglomerações devido a pandemia de coronavirus – foi realizada pelo sistema remoto e contou com a participação do governador do Distrito, Rony Eguez; e dos presidentes Região, Vilma Rufino; e Divisão,Mailton Cardoso 

 Adriana Isaia está de convite confirmado para tão logo encerrar essa fase de pandemia, participar em Santarém de um documentário mostrando as belezas de Beterra, por meio de um VT que será produzido pela Crisvideo 

#Rápidas

* Os vetos do presidente Jair Bolsonaro a Lei 14.019, de 2020, que disciplina o uso de máscara em espaços públicos, está sofrendo enxurrada de críticas das mais contundentes.

* Também não é pra menos, ele decidiu vetar vários pontos da lei, como a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual em órgãos e entidades públicas.

* Foi além, incluiu nesse rol estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos, instituições de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas

* Traduzindo em bom português, ele está (praticamente) liberando o uso da máscara nesse momento em que o Brasil ultrapassa a marca de 65 mil óbitos, fora aqueles outros milhares que morreram sem serem testados e os que encontram-se em investigação.

* Na verdade, ele está deixando tudo por conta da consciência do povo, que só quer um pezinho pra não usar máscara, descumprir as regras de distanciamento e isolamento social.

* Mas, não diz que cada povo tem o Governo que merece? Então…

* A sorte, é que a maioria dos Estados e Municípios irá manter os protocolos defendidos pelos médicos e cientistas, caso contrário a tragédia anunciada seria ainda maior…

Ronaldo Mattos (Salon Fashion) teve alta ontem do HGR, após dias internado com 75% dos pulmões comprometidos. Ele venceu a Covid-19

#Ta Valendo

De Alta  

* Ao ter alta ontem do Hospital Geral de Roraima, onde foi internado dias atrás com 75% dos pulmões comprometidos devido a Covid-19, Ronaldo Mattos (Salon Fashion) era só emoção por ter vencido a doença. Em suas redes sociais, ele agradeceu a Deus e a todas as pessoas que de forma direta ou indireta, o ajudaram a vencer essa difícil provação. 

Da Violência

* O Ministério Público do Estado, por meio Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, acaba de divulgar um dado alarmante. Em Roraima, somente nesse tempo de pandemia, foram descumpridas mais de 80 medidas protetivas de urgência.

Dr.Alvaro Diego Reis – procurador-geral da Assembleia Legislativa, segue recebendo homenagens por conta de seu aniversário no último fim de semana