Social

COLUNA SOCIAL 10464

Com Nada

* A pandemia trouxe ao centro das discussões atuais um tema que há muito já vinha sendo abordado, mas, que agora se intensificou devido o isolamento social. Estamos falando da violência contra a mulher, que ficou ainda mais evidente em todos os níveis, desde ao abuso psicológico a agressões físicas e até feminicídios. E isso tem ocorrido em todas as classes sociais. Na verdade, a rotina da quarentena tem mostrado também muitas separações de relacionamentos antigos e recentes.

Com Tudo

* A pandemia também tem revelado quem é de verdade em todos os sentidos. Os que são realmente cristãos, os de fato solidários e até os influenciadores. Os verdadeiros religiosos sabem que a casa de Deus é dentro de cada um e que fazer o bem ao próximo é o que Ele quer de nós. Influencers de verdade, cujos conteúdos são capazes de inspirar outras pessoas, nunca tiveram tanto engajamento quanto agora, ao passo que perfis fakes estão caindo aos montes, feito frutas podres num vendaval.

 As irmãs Henna Vitória Mota (Fisioterapeuta) e Therezinha Mota (odontóloga), finalizando a reforma da estilosa Clínica Espaço Formas

Abusos

* Vimos o caso de Mayra Cardi que, após o casamento desmoronar, foi às redes sociais denunciar que era vítima de abuso por parte do marido, Arthur Aguiar, que negou tudo. Segundo Mayra, ela teve de pagar até prostitutas caras (em dólar) pro marido. 

* Na verdade, se ele não a coagiu e ela fez isso só para agrada-lo, e digamos “para não perder o marido”, convenhamos que estamos diante de um caso bem mais complexo do que parece. E vir a público agora, compartilhar esse tipo de intimidade, é tão feio quanto o ato em si. Talvez o lugar mais adequado de revelar essas coisas fosse o divã de um analista especializado.

Abusos II

* Casos como o de Mayra Cardi, em que a  mulher carência emocional tão grande, que se submete a qualquer coisa pra “manter um relacionamento”, é bem mais comum do que se imagina e acontece com mulheres que se apresentam publicamente como “empoderadas”.

* Mas na real mesmo, a mulher verdadeiramente empoderada não é aquela que ocupa um cargo de destaque na sociedade e sim a quem tem o controle de suas emoções e não se deixa envolver em relacionamentos tóxicos. Tá todo mundo dizendo que o cara não presta, mas ela acha que as pessoas tão é com inveja e se recusa a acordar do pesadelo, então é caso pra interdição, antes que aconteça a “tragédia anunciada”.

 Silêncio

* Paira um silêncio sepulcral sobre a retirada dos mais de 20 mil garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami, apesar do ultimato da Justiça, em atendimento ao pedido do Ministério Público Federal, que explicitou em sua ação o real temor pela vida dos indígenas. Mas, até  o momento, não há nenhuma manifestação oficial nesse sentido.

* Que os garimpeiros não têm a menor intenção de sair daquela área, isso é visível a olho nu. Assim também como o Governo Federal tá se lixando pra conter o avanço dos danos ao meio ambiente, muito menos em preservar as vidas dos indígenas.

Irresponsabilidade

* O Brasil já tem quase dois milhões de infectados pelo coronavírus e está beirando os 70 mil óbitos. Mesmo assim, as cenas de aglomerações públicas mostradas na mídia, nacional e local, são estarrecedoras. Muita gente de todas as idades e classes sociais, se comportando de forma irresponsável e egoísta.

* Com isso, colocam em risco a vida de seus próprios familiares e pessoas próximas, além dos que atuam em serviços essenciais, como policiais, profissionais de saúde, os supermercados, os entregadores, farmácias, laboratórios etc. Isso sem contar com a insensibilidade de estar festando enquanto milhares morrem.

A estilista arquiteta urbanista, Isadora Barbosa, ficando um ano mais talentosa neste fim de semana

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Maria Eulália Paz e Antonio Araújo (Grupo Folha).

* No sábado, quem faz aniversário é Marlita Cunha (mamãe de Sheneville Araújo), Saulo Lira e Major Cruz Neto.

* No domingo celebram vida nova: Fábio Nevez, Salma Alencar e Dr. Iguatemy Rosas.

* Notícias vindas da fronteira dão conta de que o comércio de Lethem reabriu no fim de semana, em horário diferenciado e obedecendo uma série de orientações.

* O distanciamento na hora do atendimento, uso de mascaras e higienização com álcool, fazem parte do protocolo, assim como um m rígida fiscalização.

* Entretanto, a fronteira permanece fechada sem previsão pra abertura. * Está saindo um único voo doméstico por semana pra capital Georgetown, mas quem tiver autorização pra viajar deve cumprir as regras.

* Primeiro ficar em restrito isolamento por uma semana. Uma enfermeira medirá a temperatura uma vez por semana, por fim, testar negativo para coronavírus. #simplesassim.

Marta Braid de Melo, fazendo sucesso com os produtos de sua criação “A Marta Sabe”, em especial os estilosos pijamas

#Tá Valendo

Respeito

* Quem vai ao hospital de campanha da Operação Acolhida não tem como não notar a atenção que está sendo dada aos indígenas naquele local, onde um espaço foi preparado com para redes, respeitando os costumes e tradições regionais das etnias.

Respeito II

* Ainda sobre o hospital de campanha da Operação Acolhida, o povo de Roraima precisa ficar de pé pra aplaudir o general Antonio Manoel de Barros e sua equipe, em agradecimento a toda boa vontade e dedicação, especialmente  por essa importante e essencial área de proteção e cuidados. #Valeu General Barros, nosso profundo respeito e gratidão!

Elizângela Barbosa, diretora do Departamento Educacional do Infantil de São João da Baliza, inaugurando idade nova nesta sexta-feira. Na foto, ela divide clic com o prefeito Marcelo Jorge