Social

COLUNA SOCIAL 10480

Com Nada

* Na última sexta-feira (10), houve mais de 200 mil novos casos de coronavírus no mundo, maior índice semanal já registrado desde o surgimento do novo vírus. Esse lastimável recorde, foi divulgado pela Universidade Johns Hopkins, instituição que publica balanços mundiais de casos confirmados e mortes pela covid-19. De acordo com a referida entidade, já são cerca de 13 milhões de diagnósticos da doença. Matéria completa no link

 

Com Tudo

* Uma pesquisa aplicada pela Defensoria Pública do Estado, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, revelou que em meio à pandemia 88,76% dos usuários aprovaram o agendamento online. A medida de atendimento a distância, está sendo adotada desde março para evitar o contágio e a expansão do novo coronavírus. A pesquisa de satisfação foi realizada entre os meses de maio e junho, com 169 usuários atendidos via whatsapp, por servidores que fazem o agendamento e que atendem nos gabinetes dos defensores. O diagnóstico do estudo destaca ainda que 74,56% dos entrevistados preferem o atendimento virtual.

Tido como o melhor personal do estado, o professor Ronner Távora, proprietário da Owner, uma das academias mais bem equipada da cidade, dando o ar da sua presença na coluna de hoje 

Irresponsabilidade

* Não se sabe ao certo se a pessoa que se recusa a usar máscara em locais públicos, ou anda por aí com a máscara pendurada no queixo, é mais ignorante ou mais egoísta. Na verdade, deve ser os dois. Ignorante, porque não atende a orientação dos médicos e especialistas e egoísta porque não se importa com o outro.

* E sabem o que é pior? Não são poucos os que tem esse comportamento que, além de demonstrar irresponsabilidade e completa falta de educação, é um verdadeiro mal exemplo. E muito mais decepcionante, é ver pessoas “esclarecidas” com essas atitudes e ainda se achando cheias da razão.

 

Ilusão

* Já existem vários casos de pacientes que testaram positivo mais de uma vez pra o coronavírus, após terem sido considerados curados. Isso significa que aquela história de que todo mundo que se contamina e consegue vencer a Covid-19 fica imunizado, pode ser tão somente uma ilusão.

* Na verdade, como é uma doença muito nova, os médicos ainda não sabem se quem testou positivo adquire mesmo anticorpos e em caso positivo por quanto tempo isso dura. Até porque, todo mundo se recontamina com os vários tipos de gripes e até as vacinas tem prazo de validade. 

 

Preocupante

* O Governo Federal exonerou a coordenadora-geral de Observação da Terra, Lubia Vinhas, após o INPE divulgar desmatamento recorde na Amazônia. Na semana passada, o órgão tornou público que o mês de junho teve o maior número de alertas de desmatamento para o mês em toda a série histórica. O que coloca o Brasil em situação pra lá de preocupante.

* Os alertas indicam devastação em 3.069,57 km² da Amazônia no acumulo do semestre, com um aumento de 25% em comparação ao primeiro semestre de 2019 e somente no mês de junho, a área de alerta ultrapassou 1.000 km².

 

Doação

*A Universidade Federal de Roraima (UFRR) receberá a doação de produtos químicos, por meio de parceria com a Indústria Sabão Glória Ltda, que serão utilizados para a produção de álcool em gel e produtos de higiene.A entrega será feita nesta terça-feira (14), às 10h, no Departamento de Química da instituição.

*A UFRR receberá 300 litros de álcool etílico, 500 litros hipoclorito, 1.000 garrafas opacas e 800 garrafas transparentes.

 

Quem está de idade nova hoje é a Thalita Sales. Na foto, ela divide clic com sai irmã e sócia Tatiana Sales (Espaço Reinventare)

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira, a médica Kelly Fraga, o procurador Fábio Alencar, a produtora Bia Fortes e a querida Mariana Jordão.

* E finalmente uma boa notícia. A Rússia anunciou ontem, que obteve sucesso com testes clínicos (em humanos) de vacina contra o coronavírus.  

* Tudo indica que em setembro já serão feitos os testes bioquímicos da vacina pra em seguida iniciar a produção em massa por laboratórios privados.

* Na verdade, além da Rússia, tem a vacina da China e do Reino Unido, ambas também em estágio bem avançado. E pelo que tudo indica, uma delas, poderá estar disponível no mercado até o final do ano.

* Registramos com pesar o falecimento da senhora Sebastiana Albuquerque Silva, de tradicional família roraimense, aos 94 anos, ocorrido na última sexta-feira, em Boa Vista.

* Dona Sabá Madeira como era conhecida, juntamente com seu também falecido esposo, senhor Antônio foram pioneiros do município de Pacaraima.

* O casal foi desbravador e ajudou a desenvolver a antiga Vila Pereira, que atualmente chama-se Comunidade Indígena do Surumú, onde criaram seus filhos.

 

 

A atuação parlamentar do deputado federal Haroldo Cathedral, sempre foi destacada e tem se potencializado nesse período de pandemia, com a liberação de importantes recursos para nosso Estado

#Tá Valendo

Voluntários

* Estão abertas até o dia 5 de agosto, as inscrições para quem desejar atuar como voluntário no serviço de apoio logístico nas Eleições 2020. Os interessados deverão acessar o site do  Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR)  pelo endereço eletrônico

 

Selos

* Os Correios lançam de forma online em suas páginas oficiais, uma coletânea com meia dúzia de selos em homenagem aos trabalhos de combate à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa tem a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde.

Cristiano Crizpim segue recebendo homenagens por conta de seu aniversário