Social

COLUNA SOCIAL 10485

Com Nada

*Diversos tipos de golpes virtuais têm sido registrados desde o surgimento do advento da internet e, nessa pandemia, eles não só se potencializaram, como se aperfeiçoaram. Os mais comuns e que têm feito inúmeras vítimas são praticados por meio do aplicativo WhatsApp. Há várias quadrilhas atuando, com contas bancárias de todos os bancos e, na maioria dos casos, é muito difícil reaver a quantia transferida, pois os ladrões sacam o dinheiro na boca do caixa no mesmo instante em que a transferência é efetivada. Então, todo cuidado é pouco e a mínima dúvida, liga pra pessoa.   

Com Tudo

* Paulinha Leite aproveitou esse período de isolamento social para fazer uma rigorosa dieta, eliminando 15 quilos. Todo esse protocolo de emagrecimento foi registrado num e-book que ela estará lançando na próxima sexta-feira, 17. E, além da rotina de exercícios e alimentação balanceada que relata em seu e-book, Paulinha, que é tida como uma pessoa de extraordinária sorte, também se dedicou a escrever um livro sobre Lei da Atração e Vibração de Energias. Tomara que ela revele como consegue acertar tantas vezes na mega sena. 

 Leila e Edmilson Junior, celebrando nesta quarta-feira, a idade nova dele

Golpe

* Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp há duas formas de golpe. Na primeira, os bandidos se passam por alguém conhecido e enviam um link para a vítima que, ao clicar, transfere seu número com todos os contados para o ladrão que, a partir daí, assume a identidade da pessoa e passa a agir como se fosse ela, pedindo transferência bancárias dos amigos.

* No segundo caso, é mais simples. Os bandidos pegam um número qualquer e põem a foto da vítima, baixam os vídeos das redes sociais e enviam para as pessoas, dizendo que mudaram de número. O modus operandi é o mesmo: pedir dinheiro por transferência bancária.

Golpe II

* A propósito, atualmente, está ocorrendo um novo golpe via redes sociais, com intuito de hackear contas de famosos, onde os bandidos enviam uma mensagem por direct ao usuário, em nome do Instagram/Facebook, relatando uma violação de regras, geralmente alegam uso indevido de direitos autorais.

* Daí enviam um link para que o usuário dê um feedback em sua defesa e pedem todos os dados. Mas o Instagram/Facebook não faz esse tipo de comunicado ao usuário, muito menos envia link copyright. Simplesmente deleta o conteúdo impróprio à revelia de qualquer um. Até do presidente.

Reabertura

* O clima na cidade já é de contagem regressiva para a reabertura gradual do comércio, anunciada e confirmada para a próxima segunda-feira, 20. Daí vem a pergunta que não quer calar. Mas como vão fazer isso se os números de infectados pelo coronavírus só aumentam a cada dia?

* De fato, é preocupante, levando em consideração os exemplos de outras cidades no Brasil e no mundo que, após a flexibilização, tiveram tanto aumento da Covid-19 que foram obrigados a retroagir e em muitos lugares, foi necessário a decretação de lockdown.

Reabertura II

* Mas falar a verdade é preciso, não é mesmo minha gente? Em Boa Vista, menos da metade da população cumpriu a quarentena como deve ser. A grande maioria, não seguiu as recomendações de isolamento social e continuou se aglomerando desnecessariamente de forma “clandestina”.

* Então, talvez a reabertura gradual do comércio local, seja melhor porque desta forma será bem mais fácil fiscalizar os locais em funcionamento, onde funcionários, clientes e proprietários serão obrigados a manter o protocolo de uso de máscara, distanciamento e higienização.

 Izabel Schimitz, usando pijama exclusivo da nova marca “A Marta Sabe”

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao senhor Raimundo Marques, que nesta quarta-feira recebe homenagens por conta de seu aniversário.

* Também inaugurando idade nova hoje, Clenúnia Brito e Cinara Cardoso da Costa.

* O Tribunal Regional Eleitoral anunciou essa semana a abertura de inscrições para interessados em trabalhar como voluntário no serviço de apoio logístico nas Eleições 2020.

* As referidas inscrições já estão abertas até o dia 5 de agosto, no site do TRE /RR pelo endereço eletrônico.

* Nesse endereço, está também explicitado quem pode e quem não poderá atuar como voluntário nas eleições.

* Uma das vantagens de ser voluntário do Tribunal Regional Eleitoral durante as eleições, é o fato de que para cada um dia trabalhado, a pessoa folga dois dias no seu trabalho.

* A outra vantagem, e essa bem mais promissora, é que esse trabalho servirá como critério de desempate em concursos públicos.

 Nira Guerra, oficial do Corpo de Bombeiros de Roraima, ilustrando a Coluna desta quarta-feira

#Tá Valendo

Do WhatsApp

* No comecinho da tarde de ontem, foi registrado em várias partes do mundo, inclusive na Europa e no Brasil, uma instabilidade no aplicativo de mensagens WhatsApp. Em várias cidades do Brasil, por exemplo, das 13hàs 14h houve centenas de registros de reclamações sobre a dificuldade de comunicação por meio dessa importante ferramenta. 

#Live * Dando continuação às ações online do projeto “De Bem com a Vida”, a Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social do Instituto Federal de Roraima fará nesta quinta-feira, 16, às 15 horas, seu terceiro encontro virtual. A live traz o tema “Cultivando a saúde emocional e o bem-estar em tempos difíceis: contribuições da Psicologia Positiva”.

Paulinha Leite, lançará nesta sexta-feira, 17, um e-book sobre emagrecimento