Social

COLUNA SOCIAL 10547

  Com Nada 

* Esses dias, a mídia nacional destacou reportagens com denúncias de assédio moral e sexual tão graves, que adoeceram a denunciante. E eis que nos deparamos com a versão do acusado que, ao invés de defender-se, passou insultar a vítima naquele velho estilo “a melhor defesa é o ataque”. Na verdade, além do grande mal físico e emocional, – que na versão dela – ele teria cometido -, torna-se evidente com o fato dos danos morais que ele vem praticando publicamente, no intuito de descredibiliza-la perante a opinião pública. Desculpar-se já vimos que ele não vai. Mas seria mais digno, dizer algo tipo: “nunca tive essa intenção, sinto muito se interpretou assim”. Vilipendia-la desta forma, é que é inaceitável!      

Com Tudo 

* O Tribunal de Justiça de Roraima deu início essa semana, a retomada parcial do trabalho presencial, com adoção de medidas de segurança em saúde e seguindo à risca um plano estratégico da gestão, que prioriza a higienização dos ambientes de trabalho e dos próprios servidores (álcool em gel), além de medição de temperatura, realização de testes, marcação de distanciamento e distribuição de EPIs. Inicialmente, somente audiências urgentes que não podem ser realizadas por videoconferência, foram as atividades presenciais retomadas no Judiciário de Roraima. E desta forma segura e programada, todos (magistrados e servidores) poderão começar agora a primeira etapa do que se chama agora de “novo normal”.  

A queridíssima Christina e seus netos, Maurinho, Aninha e Thaís, durante o último fim de semana, #emcasa 

Assédio  

* A propósito, nos desculpem as feministas, mas não somos adeptas a chamada “Sororidade”, que na verdade é uma espécie de irmandade e afeto entre mulheres na defesa umas das outras, como se fossem irmãs de sangue. Mas mulheres também erram e uma pessoa direita não pode defender quem está errado em detrimento do certo, só porque é mulher. 

* Na verdade, são as mulheres que erram e acham que têm direito de serem defendidas só porque são do sexo feminino, que acabam atrapalhando outras que realmente precisam ser apoiadas. Tudo isso, só pra dizer que sempre estaremos ao lado de mulheres comprovadamente vítimas de assédios.  

Assédio II 

* Quando uma única pessoa acusa alguém de assédio, há de se verificar bem a acusação e a defesa do acusado. Quando várias pessoas têm a mesma queixa, a situação requer muito mais atenção. E no caso de diversas pessoas de lugares bem distantes, que nem se conhecem pessoalmente fazendo a mesma denúncia, isso demonstra uma tendência.    

* Alias, num caso desses, praticamente evidencia-se uma espécie de “modus operandi”. Até porque, convenhamos, as pessoas têm mais o que fazer do que reunir-se para conspirar contra alguém inocente de conduta exemplar. Apoiar as vítimas é a obrigação de todos que são do bem.  

Triste Quadro  

* Em apenas 14 dias, Roraima voltou a ser o segundo Estado com maior avanço da Covid-19 no Brasil, atrás apenas de Santa Catarina. Já passamos de 30 mil casos e o número de mortos beira 500 pessoas e segundo o prognóstico de especialistas só nos aproximaremos do pico da pandemia em meados de agosto. 

* Esse triste quadro, pode até estar relacionado a flexibilização do isolamento social e a reabertura parcial do comércio. Mas é diretamente proporcional ao comportamento da maioria da população que não para de se aglomerar desnecessariamente e decididamente é avessa ao uso adequado da máscara de proteção.  

“Passaporte dourado” 

* O povo está chamando de “passaporte dourado” o exame que detecta a obtenção de anticorpos para Covid-19. E quem já obteve esse “passaporte” está comemorando como se tivesse livre do coronavírus para sempre, quando na verdade não é bem assim, pois várias pessoas que já testaram positivo e 90 dias depois se reinfectaram.  

* Além disso se uma pessoa que tem anticorpos entra em contato com o vírus novamente (acessando uma superfície contaminada ou se aglomerando com assintomáticos), pode até não pegar, mas se torna vetor de transmissão podendo levar o vírus para outra pessoa.   

A princesinha Luna Mano, aniversariando nesta quarta-feira  

#Rápidas 

* A Coluna de hoje é dedicada a Ana Nery Melo (Studio Makinfoff), que inaugura idade nova nesta quarta-feira.  

* Também celebrando aniversário hoje, Rainério Rodrigues Leite, Izete Nascimento Viana e Rivelino Guedelha Pinheiro.  

* A Defensoria Pública do Estado tem novo corregedor-geral. Trata-se do defensor público Francisco Francelino, que depois de um hiato volta a ocupar o cargo.  

* A decisão final do defensor público-geral, Stélio Dener, reforçou o desejo dos membros do Conselho Superior da Administração Superior, uma vez que ele foi o mais votado da lista tríplice. 

* O novo corregedor-geral irá exercer suas funções no biênio 2020/2022, a partir do dia 25 de agosto. 

* A Corregedoria-Geral atua como órgão de extrema importância na Administração Superior com o papel de fiscalização e orientação das atividades funcionais, visando a uma boa conduta dos membros e colaboradores da Defensoria Pública. 

*Zilair Fonteles e sua irmã Noelza estão no comando do Kantu’s Restaurante, na rua Roraima (em frente ao free shopping – entrada do município de Bonfim), que oferece cardápio a la carte em peixe, carne e galinha caipira, no horário de almoço. (95-98417-5479 e 99155-9909).

Thayra Carolina (Crisvideo), ilustrando a coluna de hoje   

Tá Valendo  

Fronteira  

* É fake news a notícia de que o Exército venezuelano prendeu brasileiros que tentavam entrar na Venezuela pra comprar combustível por uma trilha clandestina. O próprio Ministério da Defesa desmentiu oficialmente a informação. Na mesma nota afirmou ainda que os militares apenas impediram a entrada em território venezuelano e jamais terem adentrado para o lado de cá da fronteira.  

Fronteira II 

* Ainda sobre a fronteira, informações vindas de Pacaraima, dão conta de que militares da Operação Acolhida foram ontem até os arredores da sede daquele município, resgatar venezuelanos e brasileiros que se encontravam em situação de extrema vulnerabilidade. De acordo com mas fontes, essas pessoas estariam vivendo dentro de covas e muito doentes com leishmaniose.  

Ana Paul
a Costa, em clima de sombra e água fresca