Social

COLUNA SOCIAL 10560

Com Nada 

* A proposta do ministro Ricardo Salles, naquela fatídica reunião ministerial de 22 de abril, em que disse que iria aproveitar o fato da mídia está focada na pandemia, para “passar a boiada” editando medidas que normalmente seriam rechaçadas por ambientalista e o próprio Congresso, acabou se concretizando. De lá pra cá, foram editadas mais de 150 medidas todas em detrimento do meio ambiente. E de acordo com especialistas, se não houver uma ação enérgica conjunta pra anular esses atos que desmantelam todo o sistema de proteção ambiental do Brasil, nosso país não aguentará mais um ano e fatalmente perderá seus maiores investidores internacionais.  

Com Tudo  

* Defensoria Pública do Estado de  Roraima, em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep e União de Negras e Negros pela Igualdade, promoverá nesta sexta-feira, 31, às 15h (horário local), uma live com o tema “Papel das instituições públicas no combate às desigualdades de raça e gênero no período de pandemia”. A mediadora será a defensora Jeane Xaud, coordenadora adjunta da Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep e membro do Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil. A live terá transmissão simultânea por duas plataformas digitais da DPE.

É namoro e dos firmes, o que rola entre os jovens médicos Daniel Wieser e Juliana Coronel, que curtem o clima romântico de Gramado  

 

Da Responsabilidade  

* Quando o Governo Federal estabeleceu o Protocolo do Ministério da Saúde para o tratamento da Covid-19 com o uso da cloroquina, mesmo sem qualquer evidência de que o medicamento (além do efeito colateral nocivo à saúde) tenha qualquer eficácia contra o coronavírus, alguns estados e prefeituras, inclusive a de Boa Vista, também aderiram com uma importante ressalva.   

* O paciente precisa assinar um termo se responsabilizando por sua própria vida, caso algo dê errado. Mas, se os médicos que estudaram dez anos de suas vidas, não se responsabilizam pelos efeitos do medicamento, como é que um doente fragilizado e leigo em medicina, o fará?  

Da Responsabilidade II 

* A propósito, agora – quando de acordo com projeções de especialistas – ainda nem chegamos ao pico da pandemia, o que só acontecerá em meados de agosto – já se começou a falar na volta presencial as aulas. E da mesma forma, alguns estados e prefeituras estão com intenção de liberar, começando pelas escolas particulares.  

* Mas, tal e qual o desastroso protocolo da cloroquina (pasmem), os pais terão de assinar um termo se responsabilizando por qualquer coisa que possa vir a acontecer com suas crianças. Ou seja, isentando o poder público de qualquer responsabilidade.  

Importante  

* Esta semana, a Justiça determinou a destinação de 20% do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor para a defesa do direito à saúde e combate à pandemia do novo coronavírus. O pedido foi do Ministério Público de Roraima e os recursos do fundo devem ser aplicados no Hospital de Campanha, na Capital. 

* De acordo com o Gabinete de Gerenciamento de Crise Covid-19, a aplicação do recurso será por meio de projetos a serem apresentados pelas entidades não governamentais ligadas ao funcionamento, melhoria e expansão da Área de Proteção e Cuidados do hospital, mantido em Boa Vista pela Operação Acolhida.   

Cathedral  

* A Faculdade Cathedral abriu processo Seletivo Digital 2020/3 com vagas para os cursos de Direito, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. O prazo vai até 3 de agosto. O processo é fácil, o candidato se inscreve, faz a redação online e pronto, é só esperar o resultado. 

* Se o candidato preferir, pode usar a nota de redação do Enem ano 2018 ou 2019. Inscrição e redação no site www.cathedral.edu.br. Após a divulgação do resultado, o candidato já pode efetuar matrícula. As informações estão todas no site da Cathedral. Mais informações pelo telefone 2121- 3460 – ramal 3492. 

Toda a beleza da maravilhosa Emillie Melo, ilustrando a coluna desta sexta-feira  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Vera Regina Guedes, Tendelis Barros, Aécio Medeiros e Sidney Oliveira Rosas.  

* No sábado quem estará de aniversário será Andréa Sales e Sebastião Sena Filho.  

* Domingo, recebem homenagens por conta da idade nova, Geysa Brasil e Heron Coiffeur.  

* O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, disponibilizou em sua página, um questionário para saber o a opinião da sociedade sobre a Justiça Eleitoral.  

* O objetivo da iniciativa é elaborar metas mais participativas e com isso, seguir Resolução nº 221, de 10 de maio de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

* A referida Resolução institui e orienta princípios para a gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário.  

* Para participar e responder o questionário proposto pelo TRE, basta acessar o link: https://bit.ly/MetasJEpara2021

A defensora pública Jeanne Xaud, será a mediadora da live “O Papel das instituições públicas no combate às desigualdades de raça e gênero no período de pandemia”, nesta sexta-feira, às 15h  

Tá Valendo  

Do CRO  

* O Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO/RR), emitiu nota afirmando que teve conhecimento de denúncias de possíveis irregularidades em Cirurgias Buco-Maxilo-Faciais e vai apurar. Na mesma nota, assegura que no que se refere ao processo da CPI da Saúde, acompanha o desenrolar dos fatos, respeitará os trâmites processuais e aguardará o resultado, tendo como base o direito à ampla defesa dos profissionais supostamente envolvidos. 

Novo Herdeiro

*Nasceu ontem no Hospital da Mulher, o segundo filho do casal Carolina Cruz e Diego Teixeira, que recebeu o nome de André. O mais novo membro da família pesou 3.980 kg, mediu 53cm e foi recebido pela atuante médica obstetra/ginecologista, Dra. Sulamita Butembender e pela pediatra, Dra. Celeste Wanderley.

Elton Reis, dando o ar de sua presença na coluna deste fim de semana