Social

COLUNA SOCIAL 10568

Com Nada

* Como se poderia prevê, a segunda fase do plano municipal de flexibilização do isolamento social em Boa Vista teve de ser adiada, devido ao aumento do número de infectados pelo coronavírus e óbitos em decorrência da Covid-19. Na verdade, (praticamente) o Brasil inteiro está tendo aumento alarmante de vítimas nessa pandemia e, em muitos países do mundo já se fala em nova onda, que de acordo com projeções dos cientistas, poderá ser muito mais arrasadora. E, enquanto não sai uma vacina, a melhor prevenção ainda é ficar em casa. Mas quem menos precisa sair é quem mais sai e acaba sacrificando os profissionais de serviços essenciais.

Com Tudo

* A Comissão Científica do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra Portugal, informou que o resumo “‘A Justiça de Maturuca’ ao mediar evita o juiz de processar: O Pólo de Conciliação Indígena como Exercício de Alteridade e Desjudicialização”, de autoria do professor Shiromir Eda e do juiz Aluízio Ferreira, do Tribunal de Justiça de Roraima, foi aprovado para apresentação virtual no referido congresso, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, com o tema: “Uma Visão Transdiciplinar”. Os resumos aprovados para o importante evento, já estão disponíveis no site: www.cidhcoimbra.com .  

Inaugurando idade nova hoje, nossa querida amiga Sulamita Perrin. Na foto, ela divide clic com seu esposo, Dr. Jean Marc Perrin e sua linda filha Luce

Vacinas

* E por falar em vacina, são muitas que já estão em fase de testes em serem humanos. Mas haveremos de convir que, até que uma delas seja aprovada e produzida em larga escala pra chegar ao mercado e imunizar a população, levará pelo menos cerca de um ano a um ano e meio. 

* Milhares de voluntários no Brasil estão participando dos testes de vacinas estrangeiras, como a inglesa e a chinesa. Os referidos testes funcionam da seguinte maneira: metade dos voluntários toma uma dose da vacina experimental e a outra metade toma placebo, sem que ninguém saiba quem tomou o que. 

Vacinas II

* Ainda sobre vacinas, pelo menos no Brasil as vacinas para outros tipos de doenças como sarampo, gripes, BCG, H1N1, HPV, entre outras, mesmo aquelas que de tão importantes, fazem parte dos calendários periódicos das campanhas nacionais de vacinação, não chegam nem perto de atingir a cobertura vacinal.

* Uma prova disso, é a volta do sarampo que era considerado erradicado no país. E ainda tem gente que fala que a culpa é dos venezuelanos que trouxeram a doença. Mas isso não é verdade, pois se as pessoas tivessem se imunizado com a vacina, a doença não teria voltado a nos assombrar.

Exclusivo

* O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, Ronald Rossi Ferreira, assinou mais dois convênios com descontos exclusivos para advocacia. As lojas Sport & Cia, especialistas em materiais esportivas de várias modalidades, oferecem desconto de 20% no pagamento à vista ou no débito.  

* O outro convênio, foi firmado com a  empresa Sustentável Energia, especializada em energia solar, está com desconto especial para advocacia de 14,5% dividido em duas etapas: 9,5%, no orçamento, e mais 5%, na assinatura do contrato. É obrigatória a apresentação da Carteira da CAARR.

Do Prazo

* Recentemente o presidente do STF, ministro Dias Tofoli, defendeu que procuradores do Ministério Público e magistrados que queiram se afastar das funções para concorrer a cargo eletivo, devam cumprir uma “quarentena” de 8 anos. Pela Lei atual, o prazo entre o afastamento das funções e a candidatura é de 6 meses.  

* Mas as associações de profissionais dessas carreiras não gostaram nem um pouco dessa posição do ministro e também vieram a público contestar essa proposição, alegando que esse prazo é demasiadamente longo e desproporcional aos prazos de outras carreiras públicas.   

Edinete e Elias Ribeiro, celebrando a idade nova dele, no último sábado  

#Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada ao repórter fotográfico Jorge Pavanni, que nesta segunda-feira, recebe homenagens por conta de seu aniversário.

* Também aniversariando hoje, Hamilton Alexandre Pereira e Roosevelt Guedelha de Freitas.

* Irá a julgamento hoje pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, a liminar do ministro Luis Roberto Barroso que determina ao Governo Federal a apresentação de soluções para as comunidades indígenas afetadas pela pandemia.

* O julgamento está previsto para às 15h (horário de Brasília) nesta segunda-feira e será transmitido pelas redes sociais do STF e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

* A loja Menina do Rio está em contagem regressiva para a 7ª edição do Bazar Online da loja especializada em moda praia. 

* A loja dispõe das marcas mais conceituadas de moda praia  do país, com estampas exclusivas e modelagens incríveis. Para conferir basta acessar o site:  www.meninadorio.shop 

Shiromir Eda e Aluízio Ferreira, representarão o Tribunal de Justiça de Roraima no Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra – Portugal  

Tá Valendo  

 

Maternidade  

* A jovem médica roraimense, Talita Araújo, assumiu a direção da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Dra. Talita já atuava na linha de frente de combate ao coronavirus no Hospital de Roraima e por conta dessa atividade, foi recentemente destaque em reportagem do Jornal Nacional (Rede Globo). 

Da Nota  

* Tão logo foi anunciada a nota de 200 reais que terá a imagem do lobo guará, a internet encheu-se de memes com imagens de pessoas e animais. Uma das mais concorridas é da naja de Brasília, além da de um jumento, de uma ema e de um touro de grandes chifres. Também estão rolando memes de famosos como Neymar Jr, Pablo Vittá, Anitta e Gretchen. 

A jovem médica roraimense, Tatila Araújo, assume a Direção da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré 

Publicidade