Social

COLUNA SOCIAL 10573

Com Nada 

* A Organização Mundial de Saúde já manifestou extrema preocupação com os jovens nessa pandemia de coronavírus, pois comprovadamente, são eles quem mais se aglomeram e transitam por vários lugares. Isso por si só já “acende a luz amarela”, pois a grande maioria é assintomática e pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas mais vulneráveis (como familiares, idosos e portadores de comorbidades) sem ao menos saberem. A outra preocupação da OMS com relação aos jovens, é que tudo indica que a Covid-19 pode deixar sequelas, mesmo em pessoas assintomáticas ou com a forma leve da doença, independentemente da idade.  

Com Tudo  

* Israel Pereira, de 25 anos, é simplesmente um exemplo para outros jovens. Ele tinha apenas o ensino médio e o último emprego era de borracheiro, quando decidiu se qualificar. E foi assim que procurou a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, enquanto estava desempregado, sededicou aos estudos e atualmente possui 35 certificados de cursos, que vão desde a área de idiomas, informática, técnica de vendas, relação interpessoal no trabalho, primeiros socorros, educação especial, a hotelaria,  entre muitos outros. Hoje, Israel trabalha com carteira assinada e é destaque na Coluna Social da Folha BV.   

O jovem Israel Pereira, fez 35 cursos na Escola do Legislativo, está trabalhando com carteira assinada e é destaque na Coluna Social da Folha BV    

Na UFRR 

* O Curso Letras Libras (Bacharelado) da UFRR, promove o Circuito de Palestras “Conversa com Tils”, uma série de transmissões ao vivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas preenchendo o formulário (CLIQUE AQUI) até 12 de agosto. Todas as “Lives” terão acessibilidade em libras por meio do intérprete de Libras/Português. 

* O circuito é uma ação dos grupos de pesquisas TradIIn (Grupo de pesquisa e estudo em tradução e interpretação intermodal) e LaPLOS (Laboratório de pesquisas em línguas orais e de sinais) em parceria com o programa de extensão TilsJur da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Na UFRR II 

* A programação do Circuito de Palestras “Conversa com Tils”, da UFRR, estará disponível na página do Curso Letras Libras no Facebook e as palestras serão realizadas pelo canal do YouTube Letras Libras UFRR (CLIQUE AQUI), com a participação de professores e intérpretes convidados de outras instituições de ensino superior. 

* O coordenador da iniciativa, professor Augusto Carlos de Azerêdo, declarou que “Espera-se endossar o debate sobre as temáticas abordadas e divulgar os grupos de pesquisas bem como o Curso Letras Libras Bacharelado da Universidade Federal de Roraima”.   

No Surumu 

* O município de Pacaraima inaugurou no último fim de semana, a Escola Municipal Indígena Rosália Nascimento de Freitas, na comunidade do Surumu. A instituição totalmente nova atenderá 150 alunos, matriculados entre os ensinos Infantil, Fundamental I e II.  

* O espaço é climatizado e conta com 06 salas de aula (com mesas e cadeiras), secretaria, sala dos professores (equipada com computador e material de trabalho), refeitório, cozinha (com fogão, freezer e utensílios) e 02 banheiros, inclusive para Portadores de Necessidades Especiais e anexo, onde funcionará a área administrativa. A homenageada, contribuiu sensivelmente para o desenvolvimento da região.  

Zilair Fonteles

*Zilair Fonteles, muito conhecida pela culinária apreciada por pessoas de A a Z, e sua irmã Noelza, estão no comando do Kantu’s Restaurante, localizado na rua Roraima (em frente ao free shopping), logo na entrada do município de Bonfim.  *Por lá, o cardápio tem peixe escabeche, peixe ao molho de azeitona, peixe frito, rosbife, bife de filé e galinha. Aos sábados aquela deliciosa feijoada. O empreendimento funciona, por enquanto somente para o almoço. (95-98417-5479 e 99155-9909).

O médico JuhedChahine e o empresário Oswaldo Sábio, em clic exclusivo para a coluna  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, a colega jornalista Sandra Andrade, Suzana de Pádua e Renato Júnior.  

* Também aniversariando nesta terça-feira, Kátia Gardênia Araújo e Thamizia Leitão de Souza Cruz.  

* O renomado médico Mauro Asato, especialista em infectologia, manifestou extrema preocupação com o coronavírus, durante entrevista no último domingo ao Programa Agenda da Semana, na Folha FM.  

* Ele declarou que geralmente a doença tem duração de três semanas, entretanto, revelou que existem as complicações pós-covid. 

* Segundo Dr. Mauro, há casos em que os pacientes por apresentarem sintomas leves, nem precisam de internação, mas que podem apresentar consequências graves tempos depois.  

* De acordo com o infectologista, meses após ter contraído a Covid, pode haver o que chamou de “repercussão da doença”, ou seja, um estresse pós traumático com quadro de fadiga, cansaço, dor no peito e agonia. 

O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, com o vice-prefeito e filho da homenageada, Rodolfo Fernandes do Nascimento, na inauguração da “Escola Municipal Indígena Rosália Nascimento Freitas”, na localidade do Surumu  

Tá Valendo  

Regional  

* Quem gosta de comida regional, não pode deixar de provar a damorida e a paçoca do nosso amigo Chico Roberto do Nascimento, todas as quintas-feiras em sistema Drive Thru. Quem não é chegado muito a pimenta não precisa se preocupar, pois as pimentas fortes vêm separadas, pra quem quiser mais “quente”. Para encomendar e obter mais informações, basta ligar para: (95) 99118 3869. 

Prorrogado  

* A Prefeitura de Boa Vista prorrogou para até o dia 31 deste mês, o vencimento da cota única para taxas do IPTU e Coleta de Lixo. Também anunciou a isenção do imposto para aposentados e pensionistas.  Os munícipes interessados poderão fazer a consulta e a emissão dos tributos no site da Prefeitura de Boa Vista.  

Iarla Souza em clic byCrisvídeo