Social

COLUNA SOCIAL 10609

  Com Nada 

* Quem assistiu aos noticiários mais recentes, pode constatar que o vizinho Estado do Amazonas, que foi um dos mais afetados nessa pandemia e até bem pouco tempo mostrava que havia se recuperado bem, entrando para a área azul com significativa queda no número de mortos e infectados por coronavírus, infelizmente, iniciou a semana voltando para a preocupante área vermelha. E isso acontece justamente no momento em que se deu a reabertura do comércio, incluindo bares, restaurantes e shoppings, além das escolas da rede pública. Isso por si só já demonstra que a flexibilização tem de ser feita com muito cuidado, pra não correr o risco de lockdown. 

Com Tudo  

* A Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, por meio de Convênio firmado com a corretora de Seguros Neo Executiva, garante serviço de proteção total para advocacia local. Por uma anuidade a partir de R$ 341,04 até R$ 522,48, a Neo Executiva oferece combos com proteção ampla, que podem incluir seguro de vida, acidentes pessoais, auxílio funeral com cobertura familiar, plano odontológico, Saúde 24 Horas, chat com enfermeiras, dicas de saúde, Telemedicina e Doutor 24 horas.A adesão é online, pelo site:  https://neoexecutiva.gpages.com.br/caarr_adesao/, com condições exclusivas para advocacia até 31 deste mês.  

O presidente da Caer, James Serrador, recebe da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, O Certificado de Reconhecimento ao importante trabalho,contribuição e comprometimento ao setor de saneamento

Defensoria  

* A Defensoria Pública do Estado, por meio da Portaria Conjunta nº 03/2020, dará início a primeira fase do plano de retomada gradual das atividades presenciais inicia nesta quarta-feira, 12. Nessa etapa, o trabalho na sede da instituição será apenas para 25% dos servidores e defensores públicos, de forma interna.  

* Ou seja, o atendimento ao público continuará de forma remota, via WhatsApp, para evitar aglomeração e risco de contágio da Covid-19. A 1ª fase se estenderá até o fim de agosto, com uma série de medidas adotadas para proteger os colaboradores, como a distribuição de álcool em gel 70% e máscaras descartáveis para os funcionários.  

Das Aulas  

* Nesse momento da pandemia, quando todos discutem a reabertura das escolas no mundo inteiro, há vários locais, incluindo Roraima, em que o sistema de aulas remoto não atingiu nem 50% dos alunos de escolas públicas, devido a precariedade de escolas e carência dos estudantes.  

* A grande maioria dos indígenas, ribeirinhos, imigrantes e outros igualmente vulneráveis, não tem acesso à internet para o acompanhamento de aulas on-line. Os professores até se esforçam, mas diante dessa triste realidade não tem muito o que fazer. Como ficará a situação desses alunos, é a pergunta que todos se fazem e que até agora nem o Ministério da Educação teve condições de responder.  

Álcool em Gel  

* Antes da pandemia de coronavírus, o álcool em gel para higienização das mãos era um produto que a grande maioria da população nem consumia. Não que o produto não fosse eficaz para o que se destina, mas porque não se tinha o costume de usá-lo. Mas, este ano, a procura foi tamanhaque o álcool em gel acabou faltando no mercado.  

* Daí surgiram trocentos tipos de álcool em gel, até de fabricação caseira e muitos pela sua composição não tiveram tanta aceitação por parte da população. Tudo porque, a maioria mais parece uma gosma grudenta e por conta disso o povo tem preferido o álcool em liquido 70%, mesmo.  

Álcool em Gel II 

* Na verdade, vários dos álcoois em gel que estão disponíveis em estabelecimentos comerciais, por causarem sensação tão incômoda nas mãostêm sido recusados pelos clientes. Tudo porque, além de deixarem as mãos preguentas, ao contrário dos tipos que se via no mercado até antes da pandemia, levam muito tempo pra evaporar.   

* E isso por si só, já deixa as pessoas com dúvidas se o produto é mesmo eficaz. Nesse caso, os comerciantes poderiam também disponibilizar o álcool em liquido 70%, que além de tudo, é mais barato. Aliás,o mais recomendável, é que cada pessoa conduza consigo, seu próprio álcool, com procedência conhecida, só por garantia.  

Dr. Mauro Schimitz e sua caçula, Izabel, ilustrando a Coluna desta quarta-feira

#Rápidas 

*Inaugurando idade nova hoje, a empresária Gilce Pinto, Dr. Cesar Alves, a jornalista Rita Lira, NyckellLoureto, José Antonio Paris e Wanderley Oliveira.    

* A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Roraima /IFRR acaba de publicar edital de seleção de artigos científicos produzidos por docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRR/Campus Boa Vista.  

* Para saber mais basta acessar o link

* Segundo o edital, o prazo para a inscrição, feita exclusivamente pelo e-mail submissã[email protected], é de 1º a 15 de setembro deste ano. E os artigos deverão conter identificação (assunto) composta do termo “E-book ProfEPT” e do nome do autor principal (E-book ProfEPT- Nome/sobrenome). 

* O presidente da Caer, James Serrador, foi agraciado com Certificado de Reconhecimento ao importante trabalho realizado na AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), pela contribuição e comprometimento dedicados ao setor de saneamento. * Em 2019, ele foi eleito vice-presidente regional Norte da Aesbe  e desde o dia 30 de julho de 2020, integra o Conselho Fiscal da Diretoria para o biênio 2019/2021. 

 Professora Marta Braid Melo, feliz da vida pela aprovação na seleção de Doutorado em Recursos Naturais da UFRR. Na foto, ela divide clic com seu filho, Dr. Thyapuã Batista  

Ta Valendo  

Doutorado  

* A professora Marta Braid Melo, Mestre em Administração, está com sorriso de orelha a orelha. O motivo da alegria, além do sucesso dos pijamas da nova grife “A Marta Sabe”, é que ela acaba de ser aprovada na quinta e ultima fase da acirrada seleção de Doutorado em Recursos Naturais da UFRR.  

Da Mosca  

* O mês de agosto começa com uma notícia nada boa para agricultores. Aqui mesmo no município de Boa Vista foi encontrado uma “mosca da carambola” nome popular da  pragaBactrocer
acarambolae. A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não informou o local exato em que o exemplar da praga foi achado.  

A querida Paula Holanda, celebrando o aniversário do seu pequeno príncipe, Lucas