Social

COLUNA SOCIAL 10614

Com Nada 

* Pessoas que estão com sintomas de Covid-19 e procuraram postos de saúde locais, entraram em contato com a Redação da FolhaBV pra denunciar que não conseguiram fazer o exame, simplesmente porque ao chegarem lá, foram informados que, agora só é possível realizar o exame do coronavírus após dez dias de sintomas. As mesmas fontes disseram que, antes, o procedimento era feito com apenas 7 dias de sintomas, mas que agora essa regra mudou, sem que a população tenha sido informada do motivo do novo protocolo. As pessoas estão preocupadas que a demora no diagnóstico, acabe por agravar o quadro. Com a palavra as autoridades.

Com Tudo  

* O Ministério Público de Roraima, por meio Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos, está formatando dois cursos na área da saúde indígena, um de pós-graduação e outro de residência médica, com o objetivo principal de melhorar o atendimento aos indígenas no nosso Estado, que possui 11 diferentes etnias. Segundo o procurador de justiça Edson Damas, coordenador do Gaemi-DH, já houve inclusive reunião em Brasília, com representantes dos ministérios da Educação e da Saúde, da Fundação Getúlio Vargas e dos reitores da UFRR, Geraldo Ticianeli, e da UERR, Regys de Freitas, onde foi definida a execução dos projetos.  

Dona Hilda e senhor Sebastião Sábio, curtindo um passeio de barco pelos igarapés dos arredores da cidade

É Mentira  

* Uma notícia que circulou por aqui esta semana, dando conta que o Alto Comissariado da Onu para Refugiados – Acnur, teria registrado a entrada de mais de 830 refugiados em Roraima somente no mês de junho deste ano e esses imigrantes, mais de 800 eram venezuelanos, definitivamente não procede.   

* Na verdade, trata-se de um equívoco, pois devido a pandemia de coronavírus, todas as fronteiras estão fechadas sem previsão de reabertura e absolutamente ninguém atravessou a fronteira nesse período, nem mesmo os estrangeiros que estão fora, mas têm residência e trabalho comprovados no Brasil.  

Preocupante  

* O clima é de apreensão entre agricultores de Roraima, desde que um exemplar da mosca da carambola foi encontrado no município de Boa Vista, no início deste mês. A praga que tem o nome científico de Bactrocera carambolae, ataca diretamente frutas como manga, caju, laranja, acerola, tangerina, jambo vermelho, entre outros.

* A grande preocupação é com as exportações desse tipo de produção que poderão ficar prejudicadas. Até esse momento, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não informou quem encontrou o exemplar da praga nem o local.     

Importante  

* O Instituto Federal de Roraima (IFRR)nesta sexta-feira, 14, a partir das 15h, a quarta edição do projeto “De Bem com a Vida” em formato on-line. O encontro pretende reunir os participantes para uma reflexão acerca do “novo” estabelecido pela pandemia da Covid-19. O encontro será realizado pela plataforma Google Meet pelo link. * O encontro abordará entre as mudanças, reflexão sobre os impactos e os reflexos na sociedade e na existência humana, no novo cenário atual, assim como os cuidados com a saúde ainda necessários neste momento.   

Importante II 

* Durante o encontro do projeto “De Bem com a Vida” do IFRR, umdos pontos tratados será o acolhimento psicológico on-line do instituto, atendimento ofertado a alunos, servidores e terceirizados pelas psicólogas da instituição, como estratégia de cuidados com a saúde emocional em tempos de pandemia. Também haverá a mesa-redonda virtual “Reflexões de mundo em pandemia”.  

* Os servidores que desejarem podem enviar perguntas, até  às 15 horas do dia 12 de agosto, para o e-mail: [email protected], para serem respondidas no encontro. 

Kethellen Fernandes, a primeira cerimonialista a obter o “Selo Responsável” do Ministério do Turismo para organizadores de eventos, com protocolos oficiais para as novas fases de flexibilização do isolamento social

#Rápidas 

* A Coluna de hoje é dedicada a querida Maria Aurora Loureto, que nesta quinta-feira, fica um ano mais talentosa.  

* Também aniversariando hoje, a iluminada dona Lourdes Abadia, o Reitor Regys Freitas, a médica Laís Amélia Moura Oliveira e Cleber Lobato.  

* Nesta quinta e sexta-feira, acontece a 8ª Edição do e-Fórum TIC na Justiça e, desta vez, o evento, totalmente on-line, será realizado com o apoio do Tribunal de Justiça de Roraima. 

* Com o objetivo de proporcionar uma troca de conhecimentos na área de tecnologia da informação e comunicação, e-fórum conta com uma programação de palestras e painéis com especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação de Mercado, Poder Judiciário, Ministério Público e demais atores do Sistema de Justiça no Brasil. 

* O evento virtual iniciaráàs 14h, com abertura pelo presidente do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti. 

* A inscrição para participar do fórum é gratuita e pode ser realizada por meio do link

* A programação completa com detalhamento de palestras e horários, além de outras informações, pode ser acessada no link: 

Mariana Poltronieri: Amora Boutique de volta ao atendimento presencial seguindo todos os protocolos de segurança  

Tá Valendo  

“Selo Responsável” 

* A cerimonialista Kethellen Fernandes, foi a primeira de Roraima a obter o “Selo Responsável” do Ministério do Turismo para organizadores de eventos com protocolos oficiais para as novas fases de flexibilização do isolamento social. O selo, além de um certificado, dá direito a um QR Code destinado a fiscalização e controle nas entradas dos eventos.  

Missas  

* A Diocese de Roraima já informou que as igrejas católicas do Estado retomarão as celebrações presenciais a partir do dia 30 deste mês. Durante as missas serão seguidas todas recomendações de cada município, conforme as exigências para as atividades religiosas, com distância mínima de dois metros entre pessoas, o uso de máscaras, higienização pessoal com álcool em gel, limite de pessoas no interior dos templos.  

Indira Melo, ilustrando a coluna desta quinta-feira