Social

COLUNA SOCIAL 10739

Com Nada 

* De acordo com o Boletim da Covid-19, publicado diariamente pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, os estados de Roraima e do Amazonas voltaram para a área vermelha no mapa do coronavírus. Na verdade, isso nada mais é do que o reflexo do comportamento da própria população, que não obedece ao protocolo de segurança (manter o distanciamento mínimo de dois metros; higienização com álcool e uso adequado de máscaras). Aliás, muito pelo contrário, a maioria das pessoas quando usa máscaras é no queixo e basta olhar as ruas pra constatar a aglomeração.   

 

Com Tudo  

* A Universidade Federal de Roraima, completou ontem 31 anos e nesse ensejo queremos agradecer em nome da população, a dois pioneiros dessa iniciativa tão importante que mudou radicalmente a vida no nosso Estado. Estamos falando do então deputado federal Mozarildo Cavalcanti, autor do projeto de lei que criou a UFRR e do professor doutor Hamilton Gondim, que tirou a universidade do papel e a implantou num período em que não existia curso superior em Roraima e atualmente Boa Vista é tida como uma cidade universitária. Aplausos de pé para os dois.  

 

Dr. Mozarildo Cavalcanti, autor do projeto de lei que criou a Universidade Federal de Roraima, que completa 31 anos. Na foto, ele divide clic com sua bela esposa, Geilda Cavalcanti  

Coronavírus  

* A propósito, a Serra do Tepequem tem sido point de aglomerações contínuas recentemente. Imagens de amontoados de pessoas nas cachoeiras da Vila do Paiva, mas parece os áureos tempos do garimpo de “Serra Pelada”. Na verdade, nem antes da pandemia não se via imagens tão impressionantes quando as de atualmente.  

* E justamente nesse momento em que o resto do mundo enfrenta uma nova onda do novo coronavírus, as pessoas agem como se a pandemia tivesse acabado. E pelo andar da carruagem, não duvidem se daqui a pouco tenhamos de encarar o temido lockdown.  

 

Coronavírus II 

* Os médicos alertam para os perigos da automedicação “preventiva” com o chamado Kit Covid, que reúne três medicamentos altamente tóxicos (hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina). Os remédios, além de não terem nenhuma comprovação científica, não possuem eficácia contra a Covid-19, e ainda contribuem pra baixar a imunidade do organismo.  

* E de acordo com os médicos, são altamente nocivos ao fígado, causam danos ao estômago e aos rins, que ficam comprometidos no que se refere a função da filtragem e com isso, acaba prejudicando todo o funcionamento do organismo.   

 

Da UFRR 

* Pois é, devido a pandemia que o mundo atravessa atualmente, as comemorações dos 31 anos de existência da Universidade Federal de Roraima, este ano, se restringem, simbolicamente, ao ambiente virtual com votos de retorno à normalidade para todos. 

* A programação alusiva a data, começou no início da semana, com o envio de um cartão virtual comemorativo aos servidores, o lançamento da logo dos 31 anos da UFRR(criada pelo designer gráfico Otávio Coelho),e entrevistas do Magnífico Reitor, professor doutor Geraldo Ticianelli; e o vice-reitor, professor doutor e Silvestre da Nóbrega, concederam entrevista à rádios e tvs.  

 

Da UFRR II 

* Na sequência da programação alusiva aos 31 anos da UFRR, nesta quarta-feira, a professora doutora Vângela de Morais, do curso de Comunicação Social, concederá entrevista que será transmitida pela Rádio e TV Universitária.Na quinta-feira (10), às 8h, será lançado o memorial aos servidores falecidos, no site da instituição e o professor doutor Reginaldo Gomes do Curso de História da UFRR, será o entrevistado.  

* Na sexta-feira (11), será laçado um vídeo em homenagem aos servidores aposentados, por meio das redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e YouTube), site da UFRR, Rádio e TV Universitária.  

O economista Airton Ribeiro, recebendo kilométricas homenagens por conta de sua troca de data nesta quarta-feira 

 

 

#Rápidas 

* A Coluna de hoje é dedicada a colega jornalista, Olane Mattos, que hoje inaugura idade nova.  

* Foi lançado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020.  

* Por conta da pandemia, o Tribunal adotou o protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários, que será realizado durante a votação emnovembro.

* O referido protocolo, inclui o uso obrigatório de máscaras nos locais de votação e a higienização das mãos com álcool antes e depois de votar.  

* Além disso, o TSE recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta e que seja mantida a distância mínima de um metro entre as pessoas.  

* Mesmo com todas essas precauções, as previsões são de que a abstenção será grande nas eleições municipais.  

*Tudo porque, a obrigatoriedade do voto é algo simbólico, considerando que o valor pago pra justificar a ausência, custa cerca de 5 reais.  

 

 

Isnara e Robson Bessa, comemoraram no final de semana, dez anos de feliz união  

Tá Valendo 

Bodas de Coral 

* Eliene e Rogério Aragão, celebraram 35 anos de casados. A celebração das Bodas de Coral, devido a pandemia, foi um evento intimista na residência do casal no bairro Caçari, no último sábado, 5, somente para familiares, a cargo da cerimonialista, Rose Oliveira.  

 

Propaganda  

* Está sacramentado! Começa no dia 27 deste mês, veiculação da propaganda eleitoral, quando os candidatos poderão fazer divulgações de suas campanhas em redes sociais, blogs, sites, jornais e outros veículos de comunicação.     

Eliene e Rogério Aragão, celebrando 35 anos de casados