Social

COLUNA SOCIAL 10758

Com Nada 

* Com a perda do Fundo da Amazônia, que custeava as ações de fiscalizações ambientais, as ações dos órgãos fiscalizadores ficaram limitadas e sem qualquer incentivo do Governo Federal. Com isso, o que estamos vendo é a devastação das florestas com grilagem, desmatamentos, envenamento dos rios com mercúrio por conta do aumento da garimpagem ilegal, o abandono das populações indígenas totalmente desassistidas, além da destruição de milhares de animais. Pra completar, as declarações do vice-presidente da Nação e presidente do Conselho da Amazônia, Hamilton Mourão, negando o que é visível a olho nu, é deveras desalentador…

Com Tudo  

* O Tribunal de Justiça de Roraima, abriu período de inscrições para interessados em contribuir com a atuação do Judiciário nos próximos cinco anos, com o objetivo de construir um planejamento estratégico de ações, baseado no posicionamento da sociedade. Para tanto, o tribunal promove uma consulta pública, pelo método círculos da paz, envolvendo a condução de diálogos entre os participantes. A ação é digital e acontece nesta segunda-feira (14), e pode ser acompanhada por meio do link da campanha: https://forms.gle/4M4VYHnorfUerNmX9

Jefferson Dias, conhecido no mundo da capoeira como Biriba, do Grupo Senzala, agora é Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural 

Plano Estratégico 

* A consulta pública do Tribunal de Justiça de Roraima à sociedade, para a construção do plano estratégico que vai definir como a Justiça será de 2021 até 2026,  é uma iniciativa inédita no nosso Estado, aberta a todos. A sociedade civil é o primeiro público a ser ouvido e o cronograma do TJRR prevê ainda a escuta de públicos específicos. 

* Entre eles estão: delegados, polícias Civil e Militar, procuradores do Município e do Estado, representantes do Executivo, Legislativo e estudantes de direito, serviço social, sociologia e sistema de informação. Todos em datas já pré-estabelecidas, explicitadas e disponíveis no link de consulta.   

Plano Estratégico II 

* A propósito, o Plano Estratégico do TJRR tem como principais objetivos: a valorização das pessoas; o gerenciamento por competências; a busca de recursos e o alinhamento dos recursos disponíveis às estratégias traçadas; garantir uma infraestrutura compatível; implantar processo eletrônico; proporcionar a eficiência e a segurança nos sistemas. 

* Prevê ainda, garantir agilidade administrativa; aperfeiçoar a gestão de convênios e parcerias; alinhar o processo decisório na atuação institucional; gerenciar a redução dos temas das demandas repetitivas e buscar maior satisfação dos usuários; e aprimorar o acesso à Justiça.

  

Cursos 

*Terminam nesta segunda-feira, 14, as inscrições para cursos do Programa Senac de Gratuidade, do Senac Roraima. A matrícula é online, e pode ser feita no formulário disponível neste link. Então os interessados devem se apressar e inscrever-se o quanto antes, pois dependendo da procura, as vagas disponíveis poderão se esgotar.

*Os cursos são: Aperfeiçoamento para Bartender; Aplicativos Básicos em Informática: MS Office; Aplicativos Básicos em Informática: MS Office; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, e Técnicas para Garçom e Garçonete. 

  

Cursos II 

*Para participar, dos Cursos do Programa Senac de Gratuidade, as regras são: não é possível se matricular em mais de um curso do mesmo edital; ser aluno matriculado ou ter concluído a educação básica; ser trabalhador desempregado ou empregado; ter renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos; atender aos pré-requisitos do curso escolhido. 

*As aulas serão online, ao vivo no horário específico de cada curso, pela plataforma Microsoft Teams, e funciona em smartphone, tablet e computadores. Interessados poderão obter informações mais detalhadas, ligando para o telefone: 2121-1901. 

Brena Brasil, diretamente do Uiramutã, em ensaio fotográfico para a página de beleza do site www.tribosderoraima.com.br by Esteban Fredericks  

#Rápidas 

* Trocando de data hoje, Carol Lins, José Rodrigues Coelho e Luiz Eduardo Albuquerque. 

*Depois dos decretos autorizando o funcionamento de vários points na cidade, esses espaços estiveram lotados de gente bonita neste último final de semana. 

* Teve pessoas que se programaram para irem aos barzinhos em um shopping, mas chegando lá não havia mais mesas disponíveis. 

* Em testes desde 2018, vem ai mais uma rede social, desta vez a brasileira, Black & Black.

* A plataforma está sendo preparada e adequando os últimos detalhes, cuja visão final será lançada dentro de no mais tardar dois meses.

* Ou seja, a Black & Black, criada como alternativa para negros e negras, estará disponível ainda este ano  

* Na verdade, a nova rede social, ela tem funções idênticas as que já existem dá para postar, curtir e comentar os conteúdos. 

* Entretanto, a novidade é que ela funcionará como espaço de acolhimento, o que nos tempos atuais acabará sendo de certa forma uma espécie de combate ao racismo, tão discutido nos últimos tempos.  

* E um dos principais  objetivos da nova rede social Black & Black,  é fortalecer a integração dos usuários em diferentes temáticas.  

* Os focos mais destacados, segundo reportagem de UOL, é o  afroempreendedorismo, saúde, beleza, cultura e lazer até religião e política. 

O escritor e advogado Clotilho Filgueiras, está de volta à cidade natal, após 13 anos de experiência como procurador da Petrobras. Na foto, ele divide clic com o filho, Daniel, inspiração do seu próximo livro 

Tá Valendo 

Mestrado  

*Jefferson Dias defendeu sua dissertação de Mestrado pelo IPHAN, com o tema “A valorização de Terreiros de Matriz Africana ou Afro-Brasileira: Um debate jurídico acerca dos instrumentos de proteção no Brasil” 

De Volta  

* O advogado e escritor Clotilho Filgueiras, está de volta a nossa terra, trazendo na bagagem alguns projetos. Um deles, seu  Escritório de Advocacia especializado em causas ligadas ao petróleo e derivados. Ele anuncia ainda, que em breve, irá abrir uma Editora, com a intenção de  atender a demanda literária de Roraima e da Amazônia.

Aryanne Bezerra e Daniel Amaral, em clic registro de seu recente casamento