Social

COLUNA SOCIAL 10793

Com Nada 

*A Anvisa colocou no ar a consulta pública número 912, que trata de requisitos técnicos para execução de analises clínicas. O texto traz mudanças radicais e muito perigosas para a saúde no nosso país. A banalização das análises clínicas se dá em vários pontos desta proposta de redação, o que pode ser traduzido claramente, como desrespeito aos profissionais com formação acadêmica e laboratórios clínicos brasileiros, que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus em plena pandemia. Já existe uma mobilização contra essa verdadeira afronta a saúde do povo brasileiro e a participação de todos é fundamental! 

Com Tudo  

*A Defensoria Pública, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, abre inscrições para o curso especial de produção de artigos científicos. As vagas são, exclusivamente, para a comunidade interna das Defensorias Públicas Estaduais da região Norte. As inscrições vão até sexta-feira, 25, e podem ser feitas pelo e-mail oficial do CEAF ([email protected]) e estão sendo disponibilizadas 5 vagas para cada região. No ato da matrícula, os dados informados são: nome completo, RG, CPF, data de nascimento, cargo/função na Defensoria que atua e contato telefônico.  

A querida Denise Cavalcanti, em clima de alto astral, ladeada por Jhonatan Santil e Jennifer Perdiz  

#DigaNão  

* O Movimento Nacional contra a Consulta Popular 912 da Anvisa, que pretende mudar a execução de análises clínicas, constituindo um grande perigo para a saúde da população, precisa do apoio maciço de todos. Para participar e contribuir com a manutenção do RDC 302 basta acessar o link

* Nesse link, deve-se preencher um formulário, que leva menos de cinco minutos e dizer não a mudança que põe em risco a saúde de todos em plena pandemia, afinal, #lugardeexameenolaboratorio.  

Segunda Onda   

* Na Europa a segunda onda da Covid 19 derruba bolsas de valores no mundo inteiro e em algumas cidades, como Madrid, por exemplo, a partir desta segunda-feira (21), serão impostas novas medidas restritivas a população, semelhante a lockdown, onde somente os serviços estritamente essenciais serão permitidos.  

* No Brasil também algumas cidades que estavam em situação bem tranquila voltaram a preocupar, como é o caso de Manaus. Em Boa Vista, cenário geral também se complicou ultimamente. Estamos beirando 50 mil casos e a UTI do HGR atingiu 100% da lotação.  

Importante  

* A parceria técnico-científica recém-firmada entre a fundação Butantan e a Universidade Federal de Roraima, objetiva a realização da pesquisa “Avaliação de Incidência de Infecção por SARS-CoV-2 e COVID-19 no Brasil”, que visa estimar a densidade de incidência e a prevalência da infecção por SARS-CoV-2 no Brasil.  

* A referida pesquisa, também irá avaliar o comportamento do vírus na população e a produção de uma resposta imunológica. O projeto, que começa neste mês de  setembro de 2020 terá a duração de um ano e meio, período em que pesquisadores da UFRR, irão às residências coletar sangue e dados para os testes.  

Importante II 

* A escolha dos participantes  da pesquisa “Avaliação de Incidência de Infecção por SARS-CoV-2 e COVID-19 no Brasil”, será por meio de sorteio, utilizando  os mapas domiciliares da Estratégia de Saúde da Família. É muito importante que a população colabore com os pesquisadores da UFRR/Butantan.  

* Essa parceria terá o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a  manipulação das amostras será realizada no Laboratório de Bioensaios do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, sob a coordenação dos Prof. Dr. Allex Jardim da Fonseca e Bianca Sequeira Costa. 

Adriana Isaias em clic by Crisvídeo  

#Rápidas  

* Trocando de idade hoje, Cido Lopes, Railda Gomes, Alaor Salazar Rocha e Rodrigo Vieira Santos.  

* Não resta dúvida, que a APC – Área de Proteção e Cuidados, da Operação Acolhida, (Hospital de Campanha) embora demorasse tanto pra funcionar por conta da falta do cumprimento da contrapartida do Governo de Roraima, fez toda a diferença na diminuição do número de óbitos por Covid 19 no Estado.  

* Entretanto, a notícia de que Hospital de Campanha em Roraima, só receberá pacientes até o dia 30 deste mês, deixou um clima tenso no ar, especialmente pela lotação da UTI do Hospital Geral.  

* As pessoas que se internaram no hospital da Operação Acolhida, são unânimes em afirmar que tiveram tratamento de excelência. No entanto, a missão original desses militares aqui, é o atendimento ao imigrantes e refugiados.   

* Dai a gente pergunta, o que seria da população de Roraima nesse momento de pandemia se a Operação Acolhida não tivesse aqui? Convenhamos que seria muito difícil…  

* Mas passado o momento mais crítico, há de se convir que o Estado deva reassumir suas responsabilidades, para que a Operação Acolhida volte a atuar exclusivamente em sua missão, pois a sobrecarga é grande e visível a olho nu.  

 O magnífico Reitor da UFRR, Professor Doutor Gealdo Ticianelli, feliz pela parceria entre a Universidade e a Fundação Butantan. Na foto, ele divide clic com sua linda esposa, Renata Ticianelli  

Tá Valendo  

Da Audiência  

* Audiência pública realizada na ultima sexta-feira, 18 na Assembleia Legislativa de Roraima, reuniu representantes de instituições públicas, parlamentares, conselhos de educação, sindicatos e dirigentes municipais e estaduais de ensino, que relevaram ser contrários ao retorno das aulas presenciais no nosso Estado.  

Mudança 

* Pelos bastidores da política local, há quem diga que ainda haverá mudanças em chapas que concorrerão as próximas eleições, até o próximo dia 27 deste mês. Segundo zum-zum-zum, é bem provável que Edileuza Loz (vice de Arthur Henrique) venha a ser substituída. Se procede ou são apenas rumores, só o tempo dirá.

A modelo roraimense Liliana Matte esteve em Boa Vista, fazendo trabalhos fotográficos para alguns clientes locais