Social

COLUNA SOCIAL 10814

 

Com Nada 

* Tá todo mundo se queixando do calor terrível que vem fazendo por esses lados, e muita gente até tem passado mal com sintomas de tonteira, dor de cabeça, dor de garganta e malestar por conta da quentura. Aliás, parece que esse ano o clima está ainda mais intenso e os médicos alertam para o perigo da desidratação, que pode causar ainda mais transtornos a saúde das pessoas e, em muitos casos, se faz necessário até internação. O que convenhamos, é um fator agravante, nesses tempos de pandemia.   

  Com Tudo  

* Os humoristas Eross Will e Alisson Marcolino são do município de Mucajaí e estão fazem a alegria dos internautas nas redes sociais. A dupla ficou ainda mais popular depois de ter um vídeo viralizado na internet, com mais de 7 milhões de acesso. O sucesso desses meninos é tamanho, que agora mesmo, eles estão em São Paulo, a convite da produção do Programa Eliana (SBT), para participar do quadro “Famosos da Internet”, com previsão de ir ao ar dia 04 de outubro.  

 O padre Revislande Araújo (Paróquia de Nossa Senhora da Consolata) e Áurea Onília Cruz (interlocutora do Mexendo a Panela), com o secretário de Administração do TJRR, Henrique Tavares, e o juiz auxiliar da presidência, Aluizio Vieira, ontem, durante doação de EPIs   

Lançamento  

* A Editora da UFRR, confirmou para a próxima quarta-feira (30)às 19h,  o lançamento do Volume II da obra “Interfaces da Mobilidade Humana na Fronteira Amazônica”, organizado pelas professoras doutoras Márcia Maria de Oliveira e Maria das Graças Dias, ambas daquela Instituição.  

* O lançamento acontecerá em ambiente virtual e contará com várias participações de autoridades cientificas e para ver de perto basta acessar o link 

 

Meio Ambiente  

* O Ministério Público Federal, acionou a Justiça Federal, que até o momento ainda não decidiu a respeito do afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusado pelo próprio MPF, numa ação de improbidade administrativa. 

* De acordo com 16 procuradores que assinam ação impetrada na Justiça, o ministro vem promovendo o desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção ambiental. No pedido de ontem, os procuradores elencaram dados alarmantes de desmatamentos nos últimos meses, citando os biomas da Amazônia e do Pantanal. 

 

CURA2020 

* Aberta na última terça-feira, 22, o evento CURA2020 (Circuito Urbano de Arte), de Belo Horizonte, com uma fantástica novidade: a instalação “Entidades” do artista plástico macuxi, JaiderEsbell, montada no Viaduto de Santa Teresa. Essa é a primeira vez que BH recebe uma escultura urbana de um artista indígena.  

* A obra do roraimense, é composta por duas cobras grandes de 17 metros de cumprimento e um metro e meio de diâmetro, que permanecerá naquele local até dia 22 de outubro, quando o circuito será encerrado. E daqui até lá, a arte do “nosso” Jaider estará brilhando.   

 

CURA2020 II 

* A trajetória do artista plástico macuxiJaiderEsbell, é ascendente e tem se destacado em vários estados brasileiros e em outros países. Sua participação no Circuito Urbano de Arte (CURA2020), de Belo Horizonte, é só mais uma constatação do seu talento e a escolha do tema da Instalação tem significado diretamente ligado a sua origem. 

* Segundo Jaider, “a Cobra Grande, representa várias simbologias, desde a fertilidade e o caminho das águas, da fartura, porque ela vive debaixo da terra, nos grandes rios subterrâneos, mantendo o movimento das águas sempre pulsando para que sejam mantidas as fontes”.  

 

  Os humoristas Eross Will e Alisson Marcolino, de Mucajaí, serão destaque no Programa da Eliana (SBT) 

 #Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada a Narrila Brito, fotógrafa premiada, que nesta quinta fica um ano mais talentosa.  

* Registramos com pesar, o falecimento do desportista Belsasar Roberto Lopes, ocorrido ontem, vítima de câncer. Ele era jornalista, radialista e administrador de empresas e filiado ao Partido Solidariedade.  

* Após vários dias sem mortes por coronavirus, ontem foi registrado uma em Roraima, causado pela Covid-19. 

* Além desse caso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outros quatro óbitos estão em investigação.  

* Embora a UTI do HGR esteja com 100% de lotação e os casos de contágios se aproximem de 40 mil, Roraima ainda está na área azul no mapa do coronavírus.  

* Na verdade, talvez por isso, tudo por aqui já esteja funcionando “quase” que normalmente. Restaurantes, o comércio de modo geral e até alguns eventos.  

* Um exemplo disso, será a inauguração da Escolinha do Atlético Roraima Clube, agendada para 11 de outubro aqui em Boa Vista com a presença do ex-jogador Amaral.  

 

 

Milena Bruna Lopes, ilustrando a coluna desta quinta  

Tá Valendo  

 

Doação 

* O Tribunal de Justiça de Roraima, procedeu ontem doação de 50 EPIs para o Movimento Humanitário Mexendo a Panela da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata.  

 

Caf?

* Será inaugurado nesta quinta-feira, o Fernanda Filaho Café, (Av. Vile Roy 4656-A/  prédio da antiga Formigaria), a partir das 7h30. Interessados poderão obter mais informações pelo telefone: 999012588.  

Maria Eduarda Magalhães, recebendo homenagens por conta de sua troca de data hoje