Social

COLUNA SOCIAL 10819

Com Nada 

* Uma nova modalidade de golpe está abarrotando as delegacias de polícia de boletins de ocorrências, dando muita dor de cabeça aos envolvidos e causando prejuízos enormes a muitas pessoas. Tudo acontece quando alguém anuncia a venda de um veículo e um golpista se interpõe entre o vendedor e o comprador pra intermediar o negócio. Pra resumir a história, o comprador, ávido por não perder a oportunidade de adquirir um veículo com supostas vantagens, acaba transferindo o dinheiro pro golpista intermediário e só vai descobrir que foi lesado na hora da transferência do documento, quando constata que o valor não foi pra conta do proprietário do carro ou moto.  

  Com Tudo  

* Dentro do seu fantástico programa Justiça para Todos, a atual gestão do Tribunal de Justiça de Roraima, criou o projeto Justiça Fluvial, até então inédito em Roraima, cujo principal objetivo, é dar acesso à Justiça e garantir inclusão social às comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco. E partir das ações da recém-aprovada iniciativa, comunidades que sofrem limitações de acesso e carência de serviços públicos, devido ao isolamento da região em que se encontram, passarão a receber regularmente os serviços promovidos pela Justiça e parceiros do TJRR, que  garantirão a cidadania e a efetivação de direitos às essas populações. 

Mariana Poltronieri (Amora Boutique/Schutz), recebendo homenagens por conta de sua troca de data, neste domingo, 27. Na foto, ela divide clic com o marido, empresário Antonio Parima Vieira 

 

Justiça Fluvial 

* A propósito, com o projeto “Justiça Fluvial”, que já foi aprovado e será efetivamente implantado ainda este ano, o TJRR irá ampliar os serviços prestados, com estrutura adequada, em localidades mais afastadas, como o Baixo Rio Branco, composto por 18 comunidades ribeirinhas e aproximadamente 600 famílias habitando a região. 

*Além disso, o tribunal fará isso acontecer, disponibilizando ambiente salubre aos magistrados e servidores do judiciário, que passarão a atuar de forma permanente na região. E para tanto, a iniciativa contempla a viabilização de uma embarcação com infraestrutura de uma Vara Judicial.  

Justiça Fluvial II 

* É isso mesmo pessoal, a embarcação do projeto “Justiça Fluvial” do TJRR, terá sala de atendimento, sala de audiência, juiz, promotor, defensor público, servidores do Judiciário, e parceiros como o TRE, INSS, Instituto de Identificação, entre outros. E assim, as audiências das comarcas de Caracaraí e Rorainópolis, além da Vara da Justiça Itinerante, poderão ser realizadas na própria região.  

* Até então, essas comarcas não faziam atendimentos no local, apenas a Justiça itinerante, uma vez por ano. E a partir do início do projeto, haverá a efetivação da prestação jurisdicional de forma célere e consequentemente, redução de custos por processo. Mais um ponto pra Justiça de Roraima!   

  

Da Hora 

* Tátruando na mídia nacional, notícias dando conta de que a empresa Roraima Energia está cobrando uma dívida de R$ 739 milhões de contas de luz que não foram pagas pelo próprio Governo de Roraima. Reportagem do Estadão, diz que “o calote tem comprometido a capacidade da empresa e pode haver racionamento de luz, prejudicando a população de 605 mil habitantes do estado”. 

* A matéria informa ainda que uma carta de cobrança ao governador Antonio Denarium, também foi enviada ao Ministério das Minas e Energias. Para a reportagem da Folha, o Governo de Roraima disse que está negociando a dívida “herdada” de gestões anteriores.   

Mudanças  

* Ainda sobre o Governo de Roraima, o fim de semana começou bem mais movimentado do que de costume, com um verdadeiro rebuliço de mudanças no primeiro escalão, em que já foram anunciadas as substituições de três secretários de Estado. Marco Jorge de Lima já assumiu a Sefaz e os titulares Segad e Segurança Pública sairão no dia 30 deste mês.  

* A propósito, rumores que ecoam dos bastidores, dão conta de que os comandantes da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, também serão substituídos, assim como alguns cargos estratégicos de segundo escalão, entre os quais, a titularidade da Delegacia Geral da Policia Civil. Então, aguardemos as cenas dos próximos capítulos…  

Dona Lucimar Oliveira, durante a comemoração de seus 91 anos, com seus 14 filhos: (em pé) Luziane, Luzinete, Liomar, Luzimar, Luzineide, Luzilena e Lucienne (agachados) Francinaldo, Francimar, Francisco, Francivaldo, Francelino e Francinélio  

 #Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Romero Braga, Marilia Pinto, Jussara Azevedo e Bianca Mattos.  

* No sábado, quem troca de data é o juiz Luiz Fernando Mallet, Eudórcia Araújo, Jacildo Bezerra, Josiel Araújo e o empresário Luiz Brito.  

* Domingo quem está de aniversário é a chef Denise Rohnelt Araújo, Antonio Damião de Aguiar, Taylor Nunes, Patrícia Zacarias, Miguel Barroso, Djanane Lemos, Consolata Farias e Raustmann Gondim  

*Apesar de não parecer à primeira vista, o coronavirus não é assim tão letal, apesar de já ter matado quase 140 mil pessoas só no Brasil, fora os casos que ainda se encontram em “investigação”.  

* Continuando a tomar por base o nosso país, que tem cerca quase 5 milhões de infectados, haveremos de convir que o número de mortos representa menos de 5%, o que comprova a baixa letalidade da Covid 19.  

*Mesmo assim, 140 mil pessoas é um número altíssimo se levarmos em conta, outros países até mais populosos e com muito menos baixas.  

* O nosso país foca em destacar a quantidade de “recuperados” que atualmente são quase 4 milhões, mas há controvérsias.  

* Esse número representa tão somente quem pegou Covid e não veio há óbito, mas pelo menos a metade, não é o que se pode chamar exatamente de “recuperados”.  

* Não entenderam? A gente explica: Muitas dessas pessoas, só não morreram, mas ficaram com sequelas (algumas irreversíveis) que requererem atenção especial, como fisioterapia contínua.   

Dra. Janaina Cavalcanti e seu marido desembargador Mozarildo Cavalcanti (presidente do Tribunal de Justiça de Roraima) celebram com os filhos Mozarildo Neto e Larissa, o aniversário dela e 17 anos de casados, nesse final de semana 

Tá Valendo  

Na Netflix  

* O poder de manipulação das redes sociais é abordado no documentário “Dilema das Redes”, disponível na plataforma streaming Netflix e tem gerado debates. Segundo especia
listas em informática e psicologia do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, é importante o usuário tenha ciência das estratégias utilizadas por estes aplicativos, para poder usar as redes com tranquilidade.  

Nova Onda  

* O vizinho estado do Amazonas voltou a decretar o fechamento de bares, flutuantes, balneários, casas de eventos, restaurantes, bares e boates, além da realização de eventos em sítios, chácaras e outros locais que causem aglomerações, pelos próximos 30 dias. O Governo tomou essa decisão após o aumento do número de casos da Covid-19, registrados este mês.  

Carolina Cruz (Grupo Folha), recebendo homenagens por conta de seu aniversário