Social

COLUNA SOCIAL 10838

Com Nada 

* O metier a artístico cultural, está de luto pela morte do músico Klinger Araújo, assim como toda a região Norte do país, onde o reconhecido levantador de toadas era chamado carinhosamente de “Furacão do Boi”. Infectado com o coronavírus, ele vinha se recuperando bem, segundo familiares, mas devido ao comprometimento de 50% dos pulmões, teve de voltar para o hospital. Internado desde o dia 13 de setembro, ele não resistiu e faleceu ontem em Manaus, vítima da Covid-19. As torcidas de Garantido e Caprichoso, que já estavam unidas em orações pelo artista, choram a lamentável perda.  

  Com Tudo  

* A pandemia não está sendo fácil para absolutamente ninguém. Mas teve gente que ao invés de ficar reclamando e se deixando abater pela adversidade, aproveitou o período do isolamento social pra produzir. Esse foi o caso do renomado professor e escritor roraimense, Aimberê Fretas. Recolhido em quarentena desde março na sua residência, ele escreveu novos livros e concluiu alguns que haviam sido iniciados. As novas obras são: Piscicultura em Roraima, Ideias para Roraima, My Secret Garden (poesias) e mais da Amazônia pelo Mundo (relato de viagens por 124 países), e “Questão Indígena em Roraima”.  

 

Carol Coelho, estará em Boa Vista de 02 a 08 de outubro  

Novos Cursos  

* A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima, está ofertando 6 mil vagas para cursos na área de vendas, saúde e rotina administrativa. As matrículas começam nesta quarta-feira, 30, e vão até sexta-feira, 02 de outubro, pelo site www.al.rr.leg.br  

* As aulas terão início no dia 5 de outubro e podem ser acessadas pelo site e pelo aplicativo da Escola do Legislativo, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Esta é a 11ª etapa dos cursos na modalidade virtual, implementada pela importante escola desde o início da decretação do isolamento social.  

 Rita Junges e Joris Martins, em clic exclusivo para a Coluna, by Marcio Coelho  

Novos Cursos II 

* Os Cursos que estão com matrículas abertas são: Atendimento ao Público;Marketing – Como montar sua loja virtual;Técnicas de Vendas; Técnicas de Recepcionista para Clínicas Médicas Odontológicas – Mód. I; Técnicas de Recepcionista para Clínicas Médicas Odontológicas – Mód. II; Rotinas de Trabalho para Secretária-Executiva – Mód. I;Rotinas de Trabalho para Secretária-Executiva – Mód. II; Auxiliar Comercial. 

* E mais: Auxiliar de Logística – Mód. I; Auxiliar de Logística – Mód. II; Produção de Audiovisual para Web; Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional – Mód. I; e Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional – Mód. II. Todos com certificado de conclusão.  

 

Da Hora  

* O Estado de Roraima, agora dispõe de um equipamento que vai transformar o trabalho dos peritos criminais que atuam na apuração da autenticidade/falsidade de documentos e objetos. Trata-se do Foster + Freeman VSC 40, aparelho que vai acelerar os exames de autenticidade. O novo equipamento, foi recebido ontem pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Roraima. 

* O diretor do Instituto de Criminalística, Sttefani Ribeiro, ressaltou que apesar do Setor de Documentoscopia e Grafotecnia existir há 16 anos, todo o trabalho era feito de maneira arcaica, e levava muito tempo para análise e conclusão do laudo.  

 

Crime Ambiental  

* Há tempos que se houve falar no exorbitante aumento do desmatamento ilegal no sul do Estado de Roraima, mas oficialmente os órgãos de controle e fiscalização ambiental, nunca deram um pio sobre o assunto. Daí, eis que de repente, (pasmem!!!) sete caminhões com 266,11m³ de madeira extraída criminosamente em Roraima, são apreendidos no Amazonas.  

* E o que é pior, a Policia Rodoviária Federal que fez a apreensão das espécies Cupiúba (Goupia glabra) e Maçaranduba (Manikara spp), que estavam sendo transportadas para o Amazonas, Ceará e São Paulo, detectou indícios de fraude no plano de manejo, nas empresas responsáveis pela carga.

 

 A jornalista Élissan Paula Rodrigues (mana da Colunista) recebendo homenagens nesta quarta-feira, por conta de sua troca de data. Na foto, ela divide clic com o marido, Martin Pando  

#Rápidas   

* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, Raul Prudente de Morais Neto, Benedito Carvalho Paiva e Almir Sá.  

* Estão abertas até esta quarta-feira, 30, as inscrições para passeios com duração de um dia na Estância Ecológica Sesc Tepequém. 

* Os interessados uma experiência que combina lazer e biodiversidade, poderão se inscreverna Central de Relacionamento com o Cliente da Sede Administrativa (Centro).  

* A viagem será no dia 4 de outubro (domingo), no formato ‘bate e volta’ seguindo os protocolos no combate à Covid-19. Uso obrigatório de máscara. Poucas vagas!  

* Os turistas terão roteiro de intensidade leve, para promover a conexão entre os participantes e a natureza.  

* Além disso, o passeio, objetiva despertar a percepção de temas que impactam o ambiente, por intermédio de apresentação artístico-teatral e tour guiado por biólogos, o passeio também terá roda de conversa e dinâmicas participativas.  

* Os pacotes incluem transporte de ida e volta de Boa Vista à Estância Ecológica Sesc Tepequém em micro-ônibus com ar-condicionado, almoço com bebidas não alcoólicas, intervenções artísticas, seguro viagem e guia de turismo regional credenciado. 

* Recomenda-se levar roupas leves para proteger-se do sol, protetor solar, óculos de sol, boné, squeeze, calçado confortável, repelente, produtos de higiene pessoal, máscara (obrigatório), álcool em gel e dinheiro para despesas pessoais. Contatos: 98403-3698 / 3212-2800.  

  

 

Tá Valendo  

* A consultora de imagem e coach de moda, Carol Coelho, filha da nossa querida amiga Telina Coelho, estará em Boa Vista no período de 2 a 8 de outubro, oportunidade em que abrirá sua agenda para atendimentos nas áreas de coloração, guarda-roupa e identidade visual. Informações no Direct @noarmariodacarol.  

 

Fisio Pélvica  

* Dra. Carlyanne Rodrigues, voltou a atender na Clínica Físio Pélvica(Avenida Major Williams, 1922 – São Francisco), com hora marcada e mantendo todo o protocolo de segurança que o momento requer. Mais informações pelo telefone: 991149009 e no instagram: @dra.carlyannerodrigues.  

O professor Wellington Alves, acaba de defender sua dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, com a pesquisa intitulada Currículo e Aprendizagem Escolar do Aluno com Deficiência Visual, sendo aprovado com louvor