Opinião

COLUNA SOCIAL 10839

O COACHING NA ADVOCACIA

Dolane Patrícia*

Aline Sanz**

Ao longo dos anos o mercado de trabalho vem passando por diversas mudanças, sejam elas tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e com a pandemia de saúde pública.

As mudanças no trabalho, a globalização econômica, as novas formas de hierarquias, a flexibilidade de horários, a concorrência acirrada, as novas formas de atrair e reter clientes, novos aplicativos, de manter e incentivar a produtividade, a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, as novas jornadas de trabalho, o home office, o surgimento de outras profissões são apenas algumas dessas mudanças que exigem que os profissionais das diversas áreas aprendam a se adaptar e reagir a essas transformações.

Estamos todos suscetíveis a essas transformações e precisamos estar atentos em como ser proativos diante desses novos formatos, que sofrem mudanças contínuas e cada vez mais rápidas.

Dessa forma, os profissionais das diversas áreas precisam criar estratégias para manter a saúde mental, física e emocional, para garantir um melhor desempenho e alta performance na profissão, de forma que isso não afete o seu desenvolvimento pessoal.

Segundo a Revista Brasileira de Medicina no trabalho, em um artigo sobre estresse ocupacional no site http://www.rbmt.org.br/, afirma que“No Brasil, assim como em outros polos industriais, a busca pela adaptação a esse novo panorama tem gerado impacto representativo na saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, o estresse ocupacional pode ser entendido como um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico associado às experiências de trabalho. Em razão dessas repercussões negativas sobre o indivíduo, surgiram propostas que visam a adequar o trabalho e a estrutura das organizações às necessidades dos trabalhadores, buscando a satisfação destes e a melhoria de seu desempenho profissional”.

Uma das profissões afetadas por todas essas mudanças é a de advogado, além da necessidade do enfrentamento dessas transformações o advogado lida com o problema dos seus clientes, com a pressão de prazos, viagens e reuniões, com a obrigação de acompanhar os processos, com a virtualização processual, com organização e liderança de equipes de trabalho, com contas a pagar e receber, com a pressão das audiências, sustentações orais, em ter uma boa comunicação ao despachar com os magistrados, desembargadores e ministros. Também lida com a preocupação de captar novos clientes, utilizar o marketing digital, construir networking, ter uma postura de segurança e boa imagem profissional, dentre outras pressões do dia a dia.

Esses tipos de exigências profissionais aliadas a todas as mudanças globais da última década desencadeiam uma série problemas emocionais que afetam não só a carreira, como também a vida pessoal.

A metodologia do Coaching surge com uma opção para os advogados que querem organizar melhor sua vida profissional e pessoal, atingir metas e objetivos, aumentar a performance e desempenho, passar por um processo de autoconhecimento para desenvolver mais inteligência emocional e criar um estilo de vida funcional nos diversos pilares da vida.

O Coaching (metodologia) é um processo de condução cognitivo e emocional, em que o Coach (profissional) leva o Coachee (cliente) a identificar o estado atual, sua realidade e resultados, descobrir seu estado desejado, metas, objetivos e sonhos, para criar um plano de ação que auxilie toda a jornada do ponto inicial ao ponto desejado.

Essa metodologia utiliza conceitos, ferramentas e técnicas de diversas ciências como a administração, psicologia positiva, neurociência, pedagogia, sociologia, antropologia e física quântica, ou seja, o Coaching é fundamentado em um método científico, com resultados válidos e mensurados em cada sessão.

Esse processo é orientado para ação, focado em resultados específicos, contudo a pessoa que passa pelo processo de coaching terá ganhos expressivos em todas as áreas da vida. E isso é fundamental para todos os profissionais, inclusive os advogados que buscam estratégias para alavancar suas carreiras e superar as expectativas do mercado.

O advogado do século 21, além de todas as competências exigidas pelo mercado, necessita investir em autoconhecimento, inteligência emocional e desenvolvimento da alta performance para viver de forma plena e feliz em todas as áreas da vida.

*Advogada, juíza arbitral, apresentadora de TV, escritora, colunista, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pós graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Acesse o site dolanepatricia.com.br. Baixe o aplicativo Dolane Patricia, WhatsApp (95) 99111-3740.

**Master Coach, Administradora, MBA em Gestão de Pessoas e escritora. E-mail: [email protected], WhatsApp: (95) 98114-1811 Instagram: @aline_sanz 

MEIO AMBIENTE E A POLÍTICA DA INSENSATEZ

Sebastião Pereira do Nascimento*

Diante da política reacionária imposta pelo atual governo brasileiro, percebemos que a política ambiental do país passa por um quadro preocupante de desmantelamento. Onde o próprio presidente da República, em conluio com seus aliados, vem negligenciando e praticando o desmonte dos principais avanços ambientais que tivemos no Brasil, ao longo do processo de redemocratização do país. Esse contingente, no geral, sem nenhuma experiência técnica ou governamental, vem agindo contra o seu próprio dever constitucional que é de proteger o patrimônio ambiental brasileiro.

Essa postura desorientada e articulada com os congressistas que defendem agronegócio, vem incitando a redução das unidades de conservação e das terras indígenas (inclusive com práticas de grilagem), estimulando a garimpagem em áreas proibidas e o desmatamento desorientado. Não satisfeito o governo vem deliberando o uso maciço de pesticidas e herbicidas, além da ameaça à profissionais (governamentais e não governamentais) encarregados de controlar, fiscalizar e levantar dados técnico-científicos sobre o meio ambiente.

O que resulta de tudo isso, são os gravíssimos impactos ambientais como os incêndios de grande proporção que vêm ocorrendo na Amazônia e no pantanal mato-grossense, chegando provocar a morte de muitos animais silvestres e ocasionar problemas de ordens diversas aos povos locais, consideravelmente aos povos indígenas e os caboclos ribeirinhos. 

Além dessas afetações, o povo brasileiro tem que amargar ainda os insultos promovidos pelo presidente e vice-presidente da república e seus ministros, onde suas declarações levianas quase sempre se traduzem em preconceitos, trapaças, mentiras que, antes de serem caluniosas, envergonham as pessoas mais assistidas de ética e moral.

A exemplo disso temos no discurso de Jair Bolsonaro, proferido na recente Assembleia Geral da ONU, os piores disparates quando ele sai atacando líderes mundiais, os povos da floresta, as ONGs, os órgãos científicos brasileiros e de forma contínua os meios de comunicação que, segundo ele, alardeiam os problemas ambientais na Amazônia e no pantanal, além do caos da pandemia – informações que tratam de informar legitimamente o povo brasileiro dos muitos problemas cada vez mais acrescendo no país, neste c
ontexto os problemas ambientais.  

Além da falta de decoro, a despreocupação com o conhecimento é  explicito quando Bolsonaro se refere que a Amazônia é úmida e que o fogo não se alastra pelo interior da floresta, e que os incêndios são provocados pelos índios e os caboclos, o que demonstra uma expressiva ignorância sobre a Amazônia, ao mesmo tempo em que ele nega o arsenal de informações científicas realizadas ao longo dos anos, por instituições brasileiras, que mostram a verdadeira a complexidade ecológica da região e os valores socioambientais do povos nativos.

Outra lorota do presidente, é que o Brasil tem a “melhor legislação” ambiental do mundo. O que não corresponde à verdade, muitos países têm boas legislações ambientai e eficiente aplicação delas. No Brasil, embora a legislação ambiental, criada antes do governo Bolsonaro, tenha avanços importantes, mais precisa ser aplicada de forma responsável, diferente do que vem sendo feito pelo desprezível ministro do Meio Ambiente (apoiado pelo Bolsonaro), que vem quebrando a legislação, desmontado os órgãos de controle ambiental, negando os tratados sobre o meio ambiente, etc.

Quanto ao argumento de que o Brasil respeita as regras de preservação ambiental. Para nós estudiosos da natureza, sabemos que quem respeita mesmo a natureza são os índios, os caboclos e os nativos de cada domínio morfoclimático brasileiro; o governo atual só atrapalha os avanços que vinham sendo conduzidos na pasta ambiental, além de incentivar a grilagem de terras e o desmatamento.

Por outro lado, quanto ao Brasil ser uma “potência” no agronegócio e ser o “maior” produtor mundial de “alimentos”, como diz Bolsonaro, na verdade o que temos são milhões de brasileiros miseráveis, passando fome, ao lado de imensas monoculturas envenenadas em detrimento da agricultura familiar. Algo que causa concentração de renda, conflitos fundiários, impactos ambientais e que fica muito aquém do que seria um verdadeiro desenvolvimento.

Outro despropósito destilado pela trupe governamental, é sobre a repercussão dos brasileiros quanto os incêndios atuais no país, principalmente na Amazônia. Ora, se falamos isso é porque estamos perto do problema e ele está nos afetando. Isto é uma reação natural humana, visto que quando o problema está longe de nós e achamos que ele não nos afeta, geralmente deixamos de nos incomodar, achando que o problema é apenas do outro. De outro modo, o fato de Bolsonaro e seus adeptos negarem os problemas do Brasil, é simplesmente pela falta de competência para resolvê-los. Sabendo que negar os problemas não irá diminuí-los, tampouco resolvê-los. 

*Zoólogo, Filósofo e Escritor

A COMPETIÇÃO NATURAL

Afonso rodrigues de Oliveira*

“A pessoa autoconfiante não sente qualquer desejo de competir ou de provar alguma coisa para si mesma ou para os outros.” (Willard Marguerite Beecher)

Aquando falamos a verdade não temos por que ficar preocupados em provar. Quem não acredita, ou não é capaz de identificar a verdade é que precisa de cuidados. E estes devem vir de dentro de si mesmo ou mesma. Quando somos autoconfiantes sabemos controlar nossos pensamentos. E é nesse controle que nos sentimos seguros diante das dúvidas. A discussão é uma competição. E por que discutir quando somos capazes no analisar? Mesmo que você não concorde com o que o seu interlocutor diz, não discuta.

Sempre haverá uma oportunidade posterior, para o esclarecimento sem discussão.

Fique na sua, cara. Ninguém é superior a você se você não se sentir inferior. Alguém já nos disse que “As pessoas inteligentes aprendem mais dos tolos do que os tolos, dos inteligentes.” Não tente competir e muito menos disputar. Nada de discussão. Ela não leva você a lugar nenhum. Ninguém perde uma discussão. Quando você se sente vencedor, pensando que ganhou uma discussão pode estar se enganando sem perceber que seu opositor apenas deixou pra lá. Ele saiu da competição e você ficou como o tolo, pensando que ele era tolo.

A vida é uma peça de teatro. Somos todos atores. O problema é que somos inclinados a complicar. O desempenho no papel depende da capacidade de cada um. E como somos todos iguais nas diferenças, devemos agir diferentemente. Cada um na sua verdade. É simples pra dedéu. Mas o mais importante é sabermos respeitar as diferenças. Ninguém é obrigado a ter os mesmos pensamentos que você tem. Nem pensar da mesma maneira que você pensa sobre a mesma coisa. Tudo depende de como cada um vê a mesma coisa. Nem sempre a vemos pelo mesmo telescópio mental.

Esteja sempre esperto para se tornar um experto. E os expertos sabem o que fazem. Nunca deixe de respeitar as outras pessoas, independentemente da diferença social, profissional, ou seja qual for, entre você e elas. Todos, e cada um de nós, estamos no nosso grau de desenvolvimento racional. Valorize-se no que você é, considerando e respeitando o que os outros são. Todo o poder de que você necessita para vencer na vida está dentro de você. É nos seus pensamentos que você realmente mostra quem e como você realmente é. Portanto pense sempre positivo. Nunca desperdice seu precioso tempo com pensamentos negativos. Você sempre conseguirá o que quer, se acreditar que é capaz de conseguir. Porque se achar que não consegue, nunca conseguirá. O poder está em você, se você acreditar. Pense nisso.

*Articulista

E-mail: [email protected]

95-99121-1460