Social

COLUNA SOCIAL 11307

Com Nada 

* Daí a gente peleja pra dar um tempo de falar de coronavírus, ou pelo publicar uma boa notícia sobre o assunto. Mas, jornalistas vivem de fatos e os fatos nesse momento, infelizmente, são os priores possíveis. São 17.186 mortes no mundo em apenas 24 horas e o país com o maior número de perdas para a doença, foi os Estados Unidos com 4.327 óbitos. O Brasil também voltou a bater recorde na média móvel de casos, com 54.784 novos infectados em apenas um dia. Só ontem foram mais 1.109, perfazendo um total de 205.009 óbitos. A boa noticia seria o inicio da campanha de vacinação em massa, infelizmente, a Anvisa ainda não liberou nenhuma.  

 

Com Tudo  

* Estarão abertas de hoje até o dia 18, as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores da Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto. As inscrições serão realizadas em Boa Vista e em todos os 14 municípios do interior, de acordo com as observações do edital. São 450 vagas para o interior e 250 para Boa Vista, totalizando 700 vagas para professores do Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O edital, está disponível Diário Oficial do Estado de 11 deste mês no endereço eletrônico www.imprensaoficial.rr.gov.br.  

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello e o assessor especial, Airton Cascavel: Ministério está tudo pronto pra campanha de vacinação contra o coronavírus, mas tudo depende da liberação da Anvisa  

Dia D 

* Muita gente criticou o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, por suas recentes declarações com relação ao início da campanha de vacinação contra o coronavírus no Brasil, especialmente quando ele disse que a vacinação acontecerá simultaneamente nos estados “no dia D e na hora H”.  

* Mesmo não tendo procuração do ministro pra falar em nome dele, nos atreveremos a traduzir suas palavras. Na verdade, acreditamos que ele quis dizer que no tocante ao Ministério da Saúde, tudo está preparado para o inicio da campanha em todos os Estados. Mas ele simplesmente não pode dizer em que data, pois tudo depende da liberação da Anvisa.

Hora H 

* Para quem não sabe, a Anvisa, não é subordinada ao Ministério da Saúde, pelo contrário é um órgão independente. E é justamente essa Agência reguladora, quem dará a palavra final para a aprovação de qualquer vacina. E somente após essa liberação, é que o Ministério da Saúde poderá marcar uma data para o início da vacinação em massa.  

* Acreditamos que o ministro da Saúde, tenha usado da metáfora “dia D e hora H”, pra não ter que dizer que depende da Anvisa pra marcar a data. Além do mais, o titular da Agência é um almirante e tudo leva a crer que o general não quis cometer a falta de ética de “bater de frente” com outro militar e membro do Governo do qual faz parte.    

Virtual  

* A Superintendência Regional do Incra em Roraima suspendeu, ontem,  o atendimento presencial pelo prazo de 15 dias, como medida de segurança para reduzir a disseminação e infecção da Covid-19. Neste período, as demandas rurais serão atendidas de forma remota. 

* Os interessados deverão enviar suas demandas através do e-mail: [email protected],ou acessando os serviços e consulta processual junto ao SEI, através do site do Incra, no endereço eletrônico www.gov.br/incra

Na Fronteira  

* Fontes da fronteira Brasil/Venezuela, asseguram que a Agência dos Correios de Pacaraima, se transformou nos últimos dias, em um grande centro de aglomerações, estando diariamente lotada de venezuelanos que chegam em centenas ao Brasil por via daquela localidade.  

 * Ao adentrarem o país, os imigrantes si dirigem a Agência dos Correios para solicitar a emissão do CPF ( Cadastro de Pessoas Físicas). As informações dão conta de que dentro da agência é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas. Mas do fora, como não tem fiscalização, é um verdadeiro tumulto com muitas pessoas amontoadas nas filas, sem máscaras ou qualquer proteção .

O governador Antonio Denarium- ladeado pelo presidente do IPER e pelo titular da Sefaz, Marcos Jorge de Lima, anunciou ontem o calendário de pagamento dos servidores  

#Rápidas 

*  Inaugurando idade nova hoje, a querida France Lampert, André Novaes e Nilcicleide Araújo.  

* A Prefeitura de Boa Vista, iniciou ontem o reforço das operações de fiscalização do comércio, bares e restaurantes na capital. 

* O objetivo é  controlar a alta dos casos da covid-19 e conscientizar empresários, clientes e a população em geral, sobre as medidas de prevenção da doença.  

* Trata-se de uma ação conjunta que  reúne fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal. 

* Os fiscais estarão atuando em 4 zonas, orientando as pessoas sobre as medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação do coronavírus, sendo as principais delas, o distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e aferição de temperatura. 

* Registramos com pesar, o falecimento da Sra. Izabel Barroso (mãe da professora doutora Ana Zuleide Barroso) ocorrido ontem na cidade de Manaus, vítima de reinfecção por Covid 19.

Eva e Edivan Assunção com sua princesinha Eva Vitória, em clic exclusivo para a Coluna  

Ta Valendo  

Do Calendário 

* Em coletiva de imprensa, realizada ontem, o governador Antonio Denarium o calendário de pagamento dos servidores estaduais para o ano de 2021, contendo as datas em que serão creditadas em conta os salários e as duas parcelas do décimo terceiro. O calendário estará disponível no portal do Governo do Estado (www.portal.rr.gov.br) e também no site da Sefaz (www.sefaz.rr.gov.br).  

  

Lockdown  

* A grande maioria das cidades da Europa inicia hoje um novo Lockdown e em alguns países, com toque de recolher. A medida visa conter o avanço da Covid 19, que alcançou ontem o maior índice de mortes desde o começo da pandemia. E pelo andar da carruagem o temido Lockdown, deverá ser adotado também na maioria
dos estados brasileiros.  

A querida Paulinha Leite, ficando hoje um ano mais maravilhosa