Social

COLUNA SOCIAL 11325

Com Nada 

* É… Pelo visto, infelizmente, não tem jeito, pois mesmo diante de tudo que está acontecendo no nosso país, com cerca de 210 mil mortos pela Covid 19; milhares de pessoas agonizando sem oxigênio e outros tantos sem atendimento em corredores de hospitais abarrotados, o presidente Jair Bolsonaro, voltou a defender ontem, o tratamento precoce contra a covid-19 com cloroquina, em desacordo com o posicionamento da Anvisa, Órgão do Governo Federal. Como se não bastasse, o presidente ainda colocou em dúvida a eficácia da coronavac, aprovada no último domingo. Ou seja, ele próprio descredibiliza a Agência Reguladora do nosso país.  

 

Com Tudo  

* Finalmente o que a grande maioria da população esperava, aconteceu: a Anvisa aprovou o uso emergencial de duas vacinas (a coronaVac da Sinovac/Butantã e a da Universidade de Oxford/AstraZeneca que será produzida pela FioCruz. Além dessa excelente notícia que enche todos nós de esperança, a postura dos técnicos da Agência Reguladora brasileira, foi uma demonstração de preparo, equilíbrio e isenção. Os membros da equipe deram uma verdadeira aula ao povo brasileiro, deixando claro que não existe medicação preventiva para Covid 19, muito menos remédios específicos para a doença e que a Anvisa, confia na Ciência.   

 

Karoliny Louzada e Weder Dias do Carmo, em clic registro especial de seu recente casamento  

Coletiva  

* Quer mais notícia boa? Pois tem: Embora, devido ao atraso da aeronave da FAB,  não tenha ocorrido ontem a noite a vacinação da primeira pessoa em Roraima, como estava previsto, isso deverá acontecer na manhã desta terça-feira, 19.  Logo mais as 8h30, acontecerá no Palácio Senador Hélio Campos, uma Coletiva de Imprensa.  

* Nessa oportunidade, o governador Antonio Denarium e o secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, falarão sobre o plano de distribuição de vacinas no Estado; estratégias de vacinação, logística e prioridades. Nessa oportunidade, está prevista a vacinação das primeiras pessoas, que provavelmente serão um profissional de saúde, um indígena e um idoso.   

 

Da China  

* Só a título de esclarecimento, aos extremistas desinformados militantes do movimento criminoso anti-vacina e àqueles xenofóbicos que até admitem se vacinar, mas insistem em dizer que não tomarão a vacina da China, lamentamos informar que todas as vacinas são da China, inclusive a “vacina inglesa” cuja fábrica é na China. 

* Então dizer que não tomará a vacina da China, em primeiro lugar é ignorância, pois todos os componentes de todas as vacinas são fabricados na China. E quem tiver alguma dúvida sobre o assunto, acesse o link.

 

 Importante 

* Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, realizou  a formatura de ingresso de 40 bombeiros no Curso de Formação de Sargentos. Os militares foram aprovados em seletivo interno realizado em parceria com a UERR e depois foram submetidos à Junta de Inspeção de Saúde e um teste de aptidão física. 

* O referido Curso de Formação, tem previsão para durar seis meses em período integral e alunos divididos em duas turmas de 20, para tornar mais eficiente a qualificação dos futuros sargentos. As instruções serão realizadas no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros em parceria com a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago.  

  

Dura Lex   

* Gente, qual é mesmo o objetivo de mandar pro regime fechado um ancião de quase 80 anos, sabidamente diagnosticado com Alzheimer, diabetes e doenças pulmonares que necessitam de regular acompanhamento médico? Pois foi isso aconteceu aqui em Boa Vista,  com um idoso que cumpria prisão domiciliar desde 2016 e foi mandado este mês para a Penitenciaria Agrícola de Monte Cristo.  

* Além de não saber mais quem ele é, pois há tempos tem a terrível doença do esquecimento, ele possui outras graves comorbidades e o resultado não poderia ser outro. Passou tão mal que foi parar no HGR. Daí se pergunta:  Isso era mesmo necessário em plena pandemia? Com a palavra, o povo!  

 

 O casal Claudia e Júlio Melo, com a filha Maria Julia, celebrando o primeiro aninho da caçula, Maria Clara 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Dr. Evandro Moreira, Wagner Feitosa e a colega jornalista, Eudiene Martins.  

* O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, Dr. Ronald Rossi Ferreira, é um dos signatários da Nota Oficial publicada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados.  

* A referida Nota, destaca “algumas ações que serão empreendidas, coletivamente, em seu favor [advocacia] e da sociedade civil em geral, a propósito da imunização contra a COVID19”. 

* De acordo com o  presidente da CAARR, a CONCAD já está buscando um fornecedor de vacinas contra o Coronavírus para atender a advocacia, com a preocupação de não acarretar “qualquer prejuízo à sociedade civil”, reforça e pretende  atender pelo menos 1,2 milhões de advogados em todo o Brasil.  

* Ronald Rosso reforça que  “Vamos aproveitar a nossa experiência em campanhas de vacinação para ajudar na rápida imunização da advocacia e dependentes contra a
COVID19” – Disse ele !  

* Acrescentando que “A orientação, para todo o Brasil, é que as Caixas de Assistência dos Estados se coloquem oficialmente à disposição dos secretários de Saúde para auxiliar na imunização contra a COVID19”, – finaliza. Mais informações: caarr.org.br[email protected], 3624 2142 (whats).

  

 Ellen Aragão, ilustrando a Coluna desta terça-feira

Tá Valendo  

Hemolab  

* A Direção do Laboratório Hemolab, comunica que fará atendimento ao público na quarta-feira, 20, feriado municipal (que também é dia do Farmacêutico Bioquímico). A Unidade Centro funcionará das 6h30 às 11h; a Unidade Liberdade, atenderá das 7h às 11h e a Unidade Saúde e Vida, das 7h às 11h.  

 

Recomendação  

* Entre as 12 medidas de enfrentamento a Pandemia, recomendadas pela  Defensoria Pública do Estado de Roraima ao Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista, estão as festas do Carnaval 2021,shows e eventos que promovam aglomerações. Quem assina a Recomendação são os defensores públicos integrantes do Grupo de Atuação Especial e da DPE Especializada para Tutela e Defesa dos Direitos à Saúde Pública. 

O jornalista Raniere Zoccoli,  agora é repórter do programa Alerta Nacional, apresentado por Sikera Jr., na Rede TV em São Paulo