Social

COLUNA SOCIAL 11330

Com Nada 

* O fato dos filhos do presidente Jair Bolsonaro e do chanceler Ernesto Araújo, protagonizarem insultos xenofóbicos contra a China, pode acabar  dando ruim pro Brasil. Tudo porque, a falta de um relacionamento diplomático adequado com aquele país, poderá causar atraso no recebimento dos insumos para a fabricação da vacina no Brasil e isso paralisaria a vacinação. Ontem, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, fez um alerta nesse sentido. “Se a vacina agora é do Brasil, o nosso presidente tenha a dignidade de defendê-la e de solicitar, inclusive, apoio, pro seu Ministério de Relações Exteriores na conversa com o governo da China. É o que nós esperamos”, Disse ele com todas as letras.  

 

Com Tudo  

*Seguindo os critérios de imunização estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses da vacina Coronavac foram administradas ontem, 19, durante Coletiva do Governo do Estado. As doses foram aplicadas na indígena macuxi Iolanda Pereira da Silva, de 45 anos, de uma comunidade do município de Uiramutã; na técnica de enfermagem Gilda Aparecida, e no idoso José Ribeiro Ferreira da Silva, de 80 anos, morador da ‘Casa do Vovô’. Nesta primeira etapa de imunização, Roraima recebeu 87.720 mil doses que serão aplicadas em grupos prioritários. O secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, informou que as vacinas já foram distribuídas para todos os municípios do Estado. 

  

 O governador Antonio Denarium, com a  a técnica de enfermagem Gilda Aparecida, a indígena macuxi Iolanda Pereira da Silva e o idoso José Ribeiro Pereira, os primeiros representantes de cada grupo de risco a receberem a vacina contra a Covid-19 

 Alerta  

* O FBI (Polícia Federal americana), além das forças nacionais dos Estados Unidos, estão em alerta máximo no dia de hoje por conta da posse do presidente Joe Biden e da vice Kamala Harris, depois da insurgência protagonizada por extremistas no Capitólio dias atrás. Há fortes indícios de que possam tornar acontecer atos de terrorismo doméstico por lá hoje.   

* A propósito, após a posse de Joe Biden, dois integrantes do primeiro escalão do Governo brasileiro, poderão ter dificuldades. Um deles é o próprio chanceler Ernesto Araújo e o outro é o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Se o presidente  Bolsonaro insistirá em mantê-los, só o tempo dirá.  

 

Extremistas  

* Para os bolsomínions (como são chamados popularmente os bolsonaristas extremistas), não importa o que aconteça e mesmo diante de tanta tragédia, eles continuam repetindo o velho e enxovalhado mantra, “mas e o PT?  mas e o Lula ? e o PT? Pra essas criaturas, só discordar do presidente Jair Bolsonaro, já lhe transforma em esquerdista comunista.  

* São eles que fazem ataques xenofóbicos contra a China e dizem que apóiam radicalmente Bolsonaro “pro Brasil não se transformar numa Venezuela”. E é por essas e outras, que já tem meme nas redes sociais, afirmando que, agora eles estão num dilema. Ou tomam a vacina da China, ou adoecem e usam oxigênio da Venezuela.  

 

Capacitação  

* A Secretaria de Estado da Saúde, já está com o Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 pronto para ser executado. Seguindo o planejamento para que a vacinação contra a doença ocorra de acordo com o programado, a Sesau está trabalhando de forma integrada com os municípios. A parceria inclui a capacitação dos profissionais que atuarão na vacinação contra a COVID-19. 

*  O trabalho que vem sendo executado do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização)  segue até  quarta-feira, 20. Segundo o titular da Sesau, Marcelo Lopes, “todos incorporaram a proposta da gestão e estão envolvidos nesse trabalho”- declarou. 

  

Na Fronteira  

* E pra quem diz que não vai tomar vacina da China, mas não vê a hora de ir pra Lethem se refestelar nas lojas chinesas e se abarrotar de tudo quanto é tipo de produto sabidamente fake, adquiridos a preço de banana, terá que esperar. Tudo porque, a Guyana manterá a fronteira com o Brasil fechada, em virtude da nova variante do coronavírus.  

* A informação veio do próprio Ministro da Saúde do país vizinho, que declarou que,  a fronteira de Lethem/Bonfim permanecerá  fechada por tempo indeterminado. O ministro, disse ainda que não serão permitidas travessias irregulares e que forças de segurança vão reforçar o monitoramento na faixa da fronteira, pelo rio Takutu.  

 O querido Regis Matias, ladeado por  Paul Cecílio Gonzalez Rincón e Ana Mírian Barrudada 

 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Domingos de Souza Ramos, Elias Rodrigues Costa, Fred Pedro Santana e Mercedes Peixoto. 

* A situação em Manaus continua caótica. Só pra se ter uma idéia, essa foi a manchete do Jornal O Globo, ontem:  

* “Em meio a série de mortes e falta de oxigênio em Manaus, pacientes internados fogem ou pedem para ‘morrer em casa’”, a reportagem informa que os relatos são de profissionais de saúde.  

* Como se não bastasse, ontem também no Pará, sete pessoas também morreram por falta de oxigênio.  

* E pra provar que o coronavírus pega mesmo geral, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi internado ontem num hospital em São Paulo, com Covid 19.   

* Alias, não só ele, mas também sua esposa e sua mãe, todos infectados com coronavírus. O estado de saúde deles ninguém sabe, porque os médicos foram proibidos de divulgar.  

* Alias, Luciano Hang é aquele apoiador extremado do
presidente Jair Bolsonaro, que costuma contestar o isolamento social e defender o uso de cloroquina para tratamento da Covid.  

* Mas a  grande diferença entre Hang, sua família e os trabalhadores comuns , é que ele tem dinheiro pra comprar oxigênio e pagar o melhor hospital.  

* Já os pobres que lutem e morram sem fôlego e sem dignidade, no corredor de um hospital sem oxigênio, abarrotado de macas e dividindo espaço com mortos. #prontofalei !  

 

 Dra. Jandira Negreiros e Dra. Germana Morais, do Laboratório Helomab, que estará funcionando até as 11h, nesta quarta-feira, feriado municipal, que é também  Dia do Farmacêutico Bioquímico  

Ta Valendo  

  

Essenciais 

*Hoje, dia 20/01, é feriado de São Sebastião, padroeiro de Boa Vista. Entre os serviços essenciais que irão funcionar na Capital, estão quatro unidades básicas de saúde.  

*Das 8h às 18h estarão abertas as UBS: Aygara Motta (Cidade Satelite), Olenka Macellaro (Caimbé), Mariano de Andrade (Caranã) e Délio Tupinambá (Nova Cidade).  

  

Essenciais II 

*No Governo foi decretado ponto facultativo em todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual, no âmbito do município de Boa Vista. 

*Mas, os serviços considerados essenciais, serão mantidos na Capital e no Interior. 

A lindinha Izabel Schimitz, vestindo modelito da estilosa Amora Boutique