Social

COLUNA SOCIAL 11338

 

 

Com Nada 

* Então minha gente, que a vacina chegou no Brasil todo mundo já sabe. Mas o que pouca gente tem conhecimento, é que chegaram apenas 6 milhões de doses de uma única vacina, a CoronaVac (Inglaterra, por exemplo, tem quatro diferentes tipos) e essa quantidade não dá nem pra primeira dose dos profissionais que atuam na área de saúde. Sim porque, no máximo em três semanas quem se vacinou agora, terá obrigatoriamente de tomar a segunda dose. Levando em conta que Índia e China respondem por 75% da fabricação do principio ativo para fabricação das vacinas mundiais e que, atualmente as relações diplomáticas do Brasil com ambos os países, são as piores possíveis, tirem vocês mesmos suas próprias conclusões.   

 

Com Tudo  

* O patrimônio previdenciário dos servidores estaduais administrado pelo Instituto de Previdência do Estado de Roraima, aumentou em 40, 74% nos últimos dois anos, alcançado a marca de R$ 3,8 bilhões. Tudo isso,  muito graças a gestão incriticável de José Haroldo Campos, que desde que a assumiu a presidência do Órgão, recuperou muitos milhões que haviam sido perdidos  por transações erradas. E também, principalmente, pelo compromisso que o Governo do Estado mantém, honrando mensalmente os repasses previdenciários. E assim, o IPER, que até pouco tempo enfrentou momentos difíceis com dívidas milionárias nas gestões passadas, passa a ter o patrimônio líquido de R $3,8 bilhões.  

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier, recebe hoje kilométricas homenagens, quando celebra seu aniversário, ao lado de sua mãe, Itelvina Padilha, sua esposa Cinthia Lara e seus filhos, Arthur e Jalser Filho  

Do Jeitinho  

* Além de dúvidas atrozes como, se chegará a segunda dose da vacina em tempo hábil para quem tomou a primeira dose; em quanto tempo o Brasil terá condições de vacinar pelo menos os grupos de risco (profissionais de saúde, idosos e indígenas); o avanço da Covid 19, agora com novas variantes ainda mais contaminantes, ainda temos outro problema.    

* Estamos falando daqueles que estão furando a fila vacina, em detrimento dos que tem prioridade. Ou seja, o chamado “jeitinho brasileiro”, que na verdade,  é crime tipificado como CORRUPÇÃO. Depois, essas mesmas pessoas são quem apontam o dedo na cara dos políticos cobrando lisura.  

 

Preocupante  

* Alias, apesar de que pelo menos, mesmo bem atrasados, já iniciamos a campanha de vacinação contra o novo coronavírus, é nosso dever informar que infelizmente, no Brasil as notícias ainda não são nada boas. São os especialistas quem alertam, que a situação da pandemia no país deve se agravar entre o final de janeiro e o início de fevereiro. 

* Em recente entrevista a BBC News, o  bioinformata Marcel Ribeiro-Dantas, pesquisador do Institut Curie, da França, disse que “estamos num momento bem preocupante. Talvez as pessoas não estejam percebendo ainda, mas tudo indica que as próximas semanas serão complicadas” – declarou!  

 

Mal Exemplo  

* Na opinião de uma respeitada e experiente autoridade do Judiciário, casos como o de Najila Trindade e Neymar Junior, em que ela,  o acusou de estupro  e ficou comprovado que se tratava de acusação falsa– só atrapalham outras mulheres que realmente são vítimas desse tipo de crime.  

* Primeiro,  pela grande repercussão que acaba tendo na mídia e  principalmente, porque além de ser mau exemplo de golpe, deixam os julgadores (como se diz popularmente) com um pé atrás. “Quando um juiz recebe um processo desses, pensa logo, se é mesmo verdade, ou se – por algum motivo – se trata de mais algum tipo de armação”- declarou.   

 

Chifre  

* Na verdade, o mundo ta cheio de mulheres que chamam de loucas as ex de seus atuais; agüentam todo tipo de abuso, que vão de traições e as mais variadas formas de violências, desde psicológica a violência física propriamente dita. Os pais e familiares falam, os amigos falam, mas elas não enxergam, tiram tudo por menos na tentativa de manter o “relacionamento”, há muito fracassado.  

* E é só quando o chifre se torna público, que elas (milagrosamente) acordam. Daí,  vão choromingar nas redes sociais, contratam advogado e vão parar na Delegacia pra registrar BO de ocorrências que (supostamente) aconteceram há muito tempo atrás. O mais impressionante de tudo, é que se os caras quiserem, elas ainda voltam.  

 O advogado, Ricardo Herculano Mattos, trocando de data, nesta quinta-feira. Na foto, ele divide clic com sua linda (também advogada) Mariana Azevedo 

 

#Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada a Hiyan Chahine (Grupo Megafarma) que hoje fica um ano mais maravilhosa.  

* Também trocando de data hoje, Sidmar Mota, Aitlton Reis e Fabrícia Barrudada.  

* A Prefeitura de Boa Vista editou na ultima segunda-feira, decreto com novas medidas para evitar a disseminação do coronavírus na capital.  

* O referido decreto, levou em consideração, a situação de calamidade pública em Manaus, no Amazonas, e o índice de internação de 100% no HGR.  

* A alteração no Plano de Retomada Econômica foi decidida em consonância com empresários e representantes de instituições ligadas ao comércio em Boa Vista. 

* O novo decreto,  estabelece, entre outras medidas, que bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e flutuantes
devem funcionar até as 22h, com o máximo 30% da capacidade total de público. 

* Neste primeiro momento, cinemas não estão inclusos no decreto e as  medidas terão validade de 60 dias, podendo ser prorrogadas por igual período. 

* Com mais de 70 mil infectados, Roraima teve ontem mais 219 casos de Covid 19. Já são 816 óbitos e mais  46 óbitos que estão sob investigação.  

 

 D. Iolanda Dias (Ecopark) ficando hoje um ano mais maravilhosa  

Ta Valendo  

Em Cuiabá 

* A deputada Estadual Betânia Almeida (PV) é a convidada especial do encontro “Mulheres na Política: verdes na defesa do pantanal”, que acontece nesta quinta-feira, 21, as 18h, em Cuiabá/MT.A parlamentar roraimense vai falar sobre “Mulher na esfera pública: política como campo de conquistas”. 

 

Da Hora  

* O chanceler Ernesto Araújo, declarou no final da tarde de ontem, durante reunião com parlamentares, que não há prazo para a chegada de insumos e vacinas da China e da Índia. E de acordo com  participantes desse encontro, ele negou que a demora se deva a questões políticas. Só pra que fique bem claro, ele é um dos que não perdem oportunidade de insultar os chineses.  

André Luiz de Camargo, em clic-registro de sua recente visita a Boa Vista