Social

COLUNA SOCIAL 11809

Com Nada 

* O prédio do antigo Boa Vista Shopping, em plena Av. Capitão Júlio Bezerra, se tornou uma autêntica lixeira, com tudo quanto é tipo de entulhos, propiciando criadouros de mosquitos, moscas, baratas, ratos e outros bichos peçonhentos, além de abrigo para desocupados e marginais. O prédio, que durante algum tempo, abrigou várias famílias de imigrantes, após a desocupação, se tornou um depósito de lixo, com sujeiras de variados tipos, tais como: pneus velhos, sacos plásticos, garrafas, carcaça de animais e outros entulhos. Nesse período de inverno, a situação piorou, pois a água das chuvas fica empossada fora e no interior do imóvel, que está bem deteriorado.  

Com Tudo 

* Depois de cumprir novo lockdown, Portugal registrou apenas uma morte por Covid nas últimas, 24h. Austrália e Nova Zelândia, após de  zerar os casos de coronavírus voltaram a permitir viagens com registros emocionantes de abraços entre pessoas que enfrentaram austeras medidas restritivas e cumpriram os protocolos a risca na pandemia.  Em Israel, que apostou na vacinação, também começa a voltar ao normal e as máscaras agora só são exigidas em locais fechados. Esses são exemplos claros de que, quando se segue as regras de distanciamento social, evitando aglomerações e investe-se em vacinas pra imunizar a população, ou seja, quando se acredita na ciência, é como poderemos nos livrar desse vírus.  

A deputada Federal Joênia Wapichana, recebendo hoje kilométricas homenagens, quando fica um ano mais dinâmica e atuante

Desmatamento  

* De acordo com o Imazon o desmatamento na Amazônia tem pior mês de março dos últimos dez anos e a área devastada triplicou em relação ao mesmo mês no ano passado. Pra completar o desastre ambiental, além de fazer “olhos e ouvidos de mercador” pro desmatamento, o atual Governo ainda apoio e incentiva o garimpo ilegal.  

* O senador Fernando Collor de Melo, que conduziu a Rio-92, declarou que o “O Brasil corre o risco de virar um pária internacional” e que se não apresentar plano “robusto” para a Amazônia, na cúpula climática, pode ficar ainda mais isolado. A ativista Greta Thumberg também criticou o presidente Bolsonaro, declarando que ele “fracassou em assumir responsabilidades para defender as condições presentes e futuras” para a humanidade. 

Retrocesso  

* Ontem, o Ministério Público Federal por meio da sua Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, emitiu Nota Oficial pela transcorrência do “19 de abril”, alertando  para “cenário de retrocessos” na política indigenista do Estado brasileiro. A Nota lista medidas do atual Governo, como diminuição da força de trabalho da Funai e desvirtuamento da autarquia de sua missão institucional, de proteção dos povos originários.  

* O texto cita ainda a omissão na concretização da demarcação de terras indígenas e  a desestruturação da Fundação Nacional do Índio. A Nota afirma também que “a não adoção de políticas públicas em tempos de pandemia compõem um quadro de violações sem precedentes na atual ordem constitucional”- Conclui a Procuradoria. 

Lentamente 

 * E enquanto em muitos países a vacinação segue acelerada, no Brasil a Campanha nacional de imunização contra a Covid 19, segue lentamente a passos de tartaruga, enquanto o coronavírus e suas variantes se espalham, causando o estrangulamento do sistema de saúde e devastando famílias inteiras com milhares de óbitos diários.  

* Os negacionistas continuam espalhando fake news, se aglomerando e incentivando aglomerações. E não adianta dizer que os jovens também estão sendo contaminados e morrendo; não adianta falar com não há vaga nos hospitais e que por conta da grande quantidade de doentes, acaba faltando remédios, porque essa gente que não tá nem aí… 

Fake News  

* E por falar em fake news, a ousadia dos criminosos virtuais, não tem limite e justamente por conta disso, temos de estar sempre alertas e checar bem as informações, especialmente, nós jornalistas. Recentemente, um perfil fake no twitter (pasmem) do atual diretor geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, afirmando sobre um plano de Lula e o STF para assassinar o presidente Bolsonaro, se espalhou na internet.  

* Pois a mentira que não poupou nem o diretor geral da Polícia de elite do país foi compartilhada pela experiente jornalista Leda Nagle e viralizou, impulsionada por bolsomínions (como são chamados popularmente os bolsonaristas extremistas). A jornalista veio a público se desculpar, mas o estrago já havia sido feito.  

 As gêmeas, Natália e Marcela Gomes, ainda recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data, em dose dupla 

#Rápidas  

* Trocando de data hoje, o querido Joel Cruz, Rommer de Souza Lima, Dra. Francinéia Moura e Ailton de Oliveira Mota.  

* A Prefeitura de Boa Vista, já deu início ao o processo de recadastramento com atualização de dados e novos cadastros de pacientes diabéticos que fazem uso da insulina, para que recebam o novo aparelho e as fitas glicêmicas. 

 * Para tanto, é necessário que o paciente procure primeiro o Posto de Saúde onde é atendido para agendar o recadastramento, que é feito na Superintendência de Atenção Farmacêutica  na Av. Cap. Júlio Bezerra, 1150, São Francisco, no horário normal de expediente. 

* A iniciativa faz parte do programa de automonitoramento glicêmico do município de Boa Vista, que atende pacientes insulinodependentes, com a distribuição de insumos como a fita, aparelho glicêmico, além de insulinas humanas NPH e Regular. 

* Para realizar o cadastro é preciso levar a documentação exigida, entre elas a cópia de RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência do titular da receita ou com declaração do titular da conta, prescrição médica, solicitação médica de glicosímetro. 

* Os atendimentos seguem até o dia 6 de maio, agendados pelas UBS´s. Após esse primeiro atendimento com cadastro e atualização de dados, os insumos e medicamentos serão disponibilizados normalmente na unidade do bairro em que o paciente é atendido.  

Ellen Aragão decretou temporada de promoção especial Dia das Mães na Santa Joia, com descontos imperdíveis  

 

Ta Valendo 
 

Posse  

* Nesta terça-feira, 20, 57 novos concursados para o quadro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tomarão posse. Os profissionais, pedagogos e professor de Educação Física, foram aprovados no Concurso de 2018 e vão reforçar o ensino municipal para o Ano Letivo 2021. 

Prorrogado  

* A permanência da Força Nacional em Roraima, foi prorrogada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por mais 180, ou seja, até o mês de outubro. A nova base Força Nacional em Boa Vista, funcionará a partir de agora na Av. Glaycon de Paiva – Centro, em prédio cedido pelo Governo do Estado.  

A querida e elegante Maria do Céu Oliveira, inaugurando idade nova nesta quinta-feira