Social

COLUNA SOCIAL 11821

Com Nada 

* Não há dúvida de que o aumento de casos de Covid 19 em Roraima, ocorreu depois da campanha política, onde diariamente, do interior a capital, ocorriam trocentas reuniões com candidatos a prefeitos e vereadores, em que foram registradas pequenas, médias e grandes aglomerações, com muita gente sem máscara e sem qualquer observância dos protocolos sanitários exigidos numa pandemia. Depois disso, mesmo tendo ganhado a eleição com 80% dos votos, a Prefeitura, decidiu fazer a inauguração  presencial da obra inacabada da Orla, que reuniu cerca de 40 mil pessoas. O Governo do Estado, fez Cantata de Natal com aglomeração, foram liberados mega eventos como o Reveillon e deu no que deu… 

 

Com Tudo 

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima e a Defensoria Publica da União, entraram com ação para regularização migratória de crianças e adolescente migrantes, a partir do reconhecimento da condição de pessoa refugiada ou autorização de residência, para garantir a proteção dos direitos desses migrantes em situação de vulnerabilidade, que ingressaram no Brasil pela fronteira de Roraima. O objetivo é que os órgãos responsáveis atuem de forma cooperada para regularização migratória, a fim de assegurar o respeito aos direitos dos migrantes. O documento foi assinado pelos defensores estaduais Jaime Brasil Filho e Oleno Matos e pelos defensores federais João de Castro Chaves e Raquel Giovanini de Moura.  

 Fernanda Fialho e Ketlhellen Fernandes, em clic exclusivo para a Coluna 

  

 É Hoje  

* Os holofotes do mundo voltam-se para o Brasil nesta quinta-feira, quando começa o mega encontro da Cúpula do Clima. Mais de 200 cientistas, alguns laureados com o Prêmio Nobel, além de muitos artistas e intelectuais, assinaram cartas de protesto ao presidente Joe Biden, pedindo que não seja firmado acordo com o Brasil, enquanto não tiver um real comprometimento com a redução do desmatamento.  

* Por aqui, o ministro Ricardo Salles, que é aliado dos madeireiros ilegais, conseguiu derrubar o superintendente da PF no Amazonas por este estar cumprindo a Lei e o que é pior, engessou o IBAMA de uma forma que o órgão está totalmente paralisado e os fiscais impedidos de cumprirem seu papel de defesa do meio ambiente.  

 RR de Fora 

* Representantes de grandes empresas brasileiras que dependem do mercado mundial, tentam estabelecer seus próprios acordos ambiental a revelia do Governo Federal e  24 governadores subscreveram  uma carta, endereçada ao governo americano, comprometendo-se com metas ambientais e pedindo cooperação. No grupo de governadores em favor do meio ambiente, faltou adivinhem quem?  

* Quem disse Antonio Denarium, acertou! Isso mesmo, senhoras e senhores, o Governador de Roraima – que tenta regularizar o garimpo ilegal em terras indígenas, atividade criminosa que já matou o rio Mucajaí, está acabando com o Uraricoera e visivelmente afetando o rio branco – preferiu ficar de fora  da “Coalizão Governadores do Brasil pelo Clima”, 

 

 Regina e Natanael Gomes, ilustrando a coluna desta quinta-feira  

#Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada do juiz Erick Linhares, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. 

* Também inaugurando idade nova hoje, José Ribamar Alves e Paulo Thadeu Franco das Neves.  

* O projeto de lei complementar oriundo do Ministério Público de Roraima, foi aprovado pelos deputados na sessão híbrida ontem.  

* Foram 22 votos favoráveis, para alterar o quadro funcional da instituição e a criação de sete cargos de procurador de justiça, passando de 38 para 45. 

* Na justificativa, o MPE defendeu a necessidade do aumento nos cargos, devido  o numero de promotor ser  insuficiente para atender a demanda da população, principalmente com as crises migratórias ocorridas em Roraima nos últimos anos. 

* Na mesma seção,  os parlamentares aprovaram com 18 votos o projeto de decreto legislativo nº 010/21, que trata da prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, bem como do Fundo de Modernização e Relatório Anual de Atividades do TCERR relativos ao ano de 2015. 

 A maravilhosa, Silvia Macedo, atuante e competente chefe do cerimonial do Poder Legislativo de Roraima  

 

Ta Valendo  

Importante  

* A Sesau,  divulgou essa semana,  a chamada pública para contratação de médicos,  para os municípios de Caroebe e Rorainópolis. Os interessados devem se apresentar na sede da Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, com a documentação em mãos, até esta quinta-feira, 22. 

 

Mestrado  

* Encerra-se no próximo dia 30, as inscrições para os mestrados interinstitucionais nas áreas de Educação e de Direito, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, que oferta 50 vagas. Mais informações no: [email protected]

A querida Tyciana Travassos e seus preciosos, Davi e Lara