Social

COLUNA SOCIAL 12132

 

Com Nada 

* E a gente fica só espiando os bolsomínions (bolsonaristas extremistas), que, defendem a cloroquina, se opõem a vacina, matam e morrem na defesa do presidente negacionista, atravessando a fronteira ilegalmente pra ir se vacinar em Lethem – na República da Guyana. Mesmo com a fronteira fechada por conta da pandemia e das novas variantes, não são poucos os que estão atravessando o rio Takutu pro lado de lá, pra se tomar vacina Sputnik, desviada do Ministério da Saúde do país vizinho por uma quadrilha, que vende as doses para brasileiros. Aos navegantes, só um aviso: isso é crime e as leis daquele país são bem rígidas. Só pra se ter uma ideia, lá tem até pena de morte. #prontofalei!  

 

Com Tudo  

* O procurador Osório Barbosa, do Ministério Público Federal, que já foi titular da Procuradoria Geral da República em Roraima e há anos exerce suas funções em São Paulo (capital), acaba de lançar o livro, “Um Dia Escreverei Algo Assim” pela Editora Selin Trovoar. Nas redes sociais, a referida editora, apresentou a publicação com o seguinte texto: “Hibrido, existencialista e ousado @osorio.barbosa nos apresenta uma obra múltipla,  na qual reúne aforismo, poemas e prosas poéticas produzidos em diferentes contextos e CEPs” – diz a postagem, que também faz uma promoção para quem adquirir o livro até o dia 24 deste mês. Mais informações, no site: Trovarlojaintegrada.com.br.  

Ana Lucíola Franco e Eugenia Glaucy Moura, felizes com o sucesso da “Toca da Bruxa Coletivo de Artes” 

 

Sobre Vacinas  

* E por falar em desvio de vacinas, documento apresentado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, na CPI da Covid, dias atrás, detalhou que vacinas reservadas aos povos indígenas foram desviadas e compradas com ouro por garimpeiros invasores que atuam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami. 

* O mesmo conteúdo, foi enviado também aos Ministros da Saúde, Marcelo Queiroga e da Justiça, Anderson Torres, mas até agora não se ouviu falar em qualquer providência de nenhuma dos dois Ministérios com relação a esse grave assunto. Diz que, o desvio foi de cerva de 21 mil doses destinadas aos indígenas, que encontra-se cada vez mais vulneráveis e entregues à própria sorte.  

 

Sobre Vacinas II 

* A propósito, os comentários mundo a fora, são de que o presidente Jair Bolsonaro, sua família e aliados mais próximos, já estão vacinados desde o início de março. Na verdade, de acordo com a falação, a suposta imunização ocorreu desde o retorno daquela delegação brasileira que foi a Israel. O que o grupo foi fazer lá, ninguém sabe, porque o presidente impôs sigilo no objetivo da referida missão.   

* Na verdade, o presidente também impôs sigilo (pasmem!!!) de cem anos no seu próprio cartão de vacina e por conta disso, ninguém nunca saberá se ele foi imunizado e com qual a vacina. E enquanto isso, o povo espera pra ser vacinado, e ele segue tranqüilo promovendo aglomerações.   

 

Stalking é Crime  

* A perseguição obsessiva a uma pessoa, com ameaças através de perfis falsos nas redes sociais, já está classificada como crime de “stalking”, cuja lei foi sancionada no dia 31 de março deste ano. O novo crime é previsto no Art. 147-A do Código Penal: “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”. 

* A pena de reclusão é de seis meses a há dois anos, além de multa e é …(Sic)… aumentada de metade se o crime for cometido contra criança, adolescente, idoso e mulher por razões de sua condição de sexo feminino, nos termos do § 2º -A do art. 121 deste Código.  

 

Críticas  

* Ontem, durante encontro com jornalistas estrangeiros em Genebra – Suíça, Kenneth Roth, diretor-executivo da Human Rights Watch, uma das principais ONGs de direitos humanos no mundo, não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro por sua gestão durante a pandemia.  

* Roth acusou o Governo brasileiro de ter barganhado com a vida da população e de estar, diante da pressão por sua gestão da crise, minando as instituições democráticas do país. Ele deixou claro, que na sua opinião, Bolsonaro não é apenas um mero negacionaista, mas um disseminador de desinformação e que as piores situações da pandemia ocorreram onde líderes populistas ignoraram a realidade científica.  

 

O Conselheiro Manoel Dantas, presidente do TCE e sua esposa Solange, celebram idade nova, ambos, em junho, ele no último dia 10, e ela neste sábado, 19. Na foto, o casal divide clic com a filha Caçula, Manu  

 

Rápidas  

* Trocando de data nesta sexta-feira – junto com esta colunista – Othon Matos Luz e Luiz Renato Maciel de Melo.

*  Amanhã, quem inaugura idade nova é deputado Hiran Gonçalves, Dra. Elena Fortes, João Ferreira Barbosa, Schardson Tavares e Clodezir Bessa Filgueiras.  

* No domingo, quem está de aniversário é o querido amigo, Frederich Wieser, Simone Menezes, Jorge Luiz Barbosa, Bernadeth Salustiano e Aniceto Wanderley.  

* Nesta sexta-feira, dia 18, estudantes do 5° e 7° semestre do curso de Administração da UERR (Universidade Estadual de Roraima) apresentam trabalhos produzidos no decorrer do semestre durante um evento virtual intitulado “Negócios em Tempo de Pandemia”. 

* A programação será via Google Meet, reunirá 30 acadêmicos divididos em cinco grupos, e é aberta à comunidade em geral.  

* A programação inicia às 18h30 e tem como principal objetivo, possibilitar que os acadêmicos conheçam a realidade do empreendedor local d
urante a pandemia da Covid-19, e que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer do semestre. 

* Para participar, basta acessar o link https://meet.google.com/cmf-ibng-kvr. Todas as informações relacionadas ao evento também constam no perfil @adm.uerr no Instagram.  

 

Queridíssimo Venícius Linhares, ilustrando a Coluna desta sexta-feira  

 

 

Ta Valendo  

Especial  

* Nesta sexta-feira, o cantor Lucas Melo, fará um especial Amy Winehouse na Toca da Bruxa Coletivo de Artes, das 20h às 21h. O espaço é limitado e as reservas deverão ser feitas pelo telefone: 99169 7049.  

 

Em RR 

* Embora a vacinação esteja indo bem em Roraima, houve aumento da taxa de ocupação em leitos de UTI , que agora é de 93% e aumento de contaminação por cononavírus na última semana.  

Drª Lidiane Vanderlei e João Paulo França: namoro firme que promete chegar ao altar