Social

COLUNA SOCIAL 12147

 

Com Nada 

* Que muita gente tem atravessado a fronteira clandestinamente pra tomar vacina contra Covid de forma ilegal na localidade de Lethem,  é fato. Não são poucas as pessoas que vem fazendo isso já algum tempo, acreditando que os imunizantes são desviados do Governo do país vizinho e vendidos para brasileiros. Porém, autoridades do Ministério da Saúde da República da Guyana, asseguram que existe um controle rígido das doses de todas as vacinas, sendo impossível o desvio das mesmas, assim em grandes quantidades, pois para se vacinar as pessoas precisam apresentar documento e comprovante de residência. Ou seja, quem está pensando que tomou vacina da Covid em Lethem, pode ter tomado qualquer outra coisa, menos imunizante contra coronavírus.  

 

Com Tudo  

* Após longo tempo afastado do cargo, por ter sido acusado sem  provas, numa denúncia baseada unicamente numa “delação premiada”, finalmente a justiça foi feita e o procurador do Ministério Público Federal, Ângelo Goulart Vilella, foi inocentado pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que decidiu, na última quinta-feira, 17,  trancar ação penal contra ele. Além do trancamento da ação, os desembargadores decidiram também reverter o afastamento do procurador do cargo, e ele poderá voltar a exercer suas funções. É fato, que nada apagará o sofrimento do constrangimento público ao qual ele e sua família foram submetidos, mas também é inegável que a restauração da verdade, é um alento não só para ele, mas para todos que sofrem injustiças.  

 O talentosíssimo músico, maestro Cláudio Moura e sua linda filha, violinista, Camila Freitas , em clic exclusivo para a coluna  

On Line  

* O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, está disponibilizando um novo formato de conteúdo para o aperfeiçoamento profissional de quem trabalha no campo. São quatro minicursos, totalmente online e gratuitos, com duração de até 2 horas e prazo de sete dias para conclusão. 

* A princípio serão oferecidos os minicursos: correção de acidez do solo, entendendo a degradação de pastagens, formas de intervenção nas pastagens e técnicas de otimização das pastagens e do pastejo.Os conteúdos desenvolvidos são objetivos, práticos e aplicáveis na rotina do campo. O acesso aos cursos EAD do Senar pode ser realizado pelo site:  http://ead.senar.org.br/ 

 

Estágio  

* O Ministério Público estadual, por meio do Ceaf, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, já divulgou o edital do XVII Processo Seletivo para preenchimento de vagas do Estágio Extracurricular de Direito, disponibilizando 20 vagas e cadastro de reserva, para uma jornada 4 horas diárias e 20 horas semanais. O Valor mensal da bolsa-auxílio é de R$ 1.300,00  além do auxílio-transporte no valor de R$ 100,00. * Poderão se inscrever, gratuitamente, os acadêmicos que estiverem em qualquer semestre ou ano do curso de Direito. A inscrição, que será realizada,exclusivamente, via internet, no site: www.mprr.mp.br, no sítio destinado ao XVII Processo Seletivo, está aberta desde ontem e prosseguirá  até 11 de julho.  

 

 

3ª Onda  

* O Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, fez ontem, uma declaração pra lá de preocupante. Segundo ele, a permanente aceleração no número de casos de Covid-19 indica que  estamos “diante de uma terceira onda” da pandemia no Brasil e que o nosso país está “começando a  escalada da montanha”  

* Para o presidente do Conass, embora a vacinação tenha conseguido diminuir o número de óbitos em março e abril, a quantidade de casos ativos, diários, não diminuiu desde março, além disso, nesse momento está sendo registrado um aumento no número de mortes. No último fim de semana, 12 estados tiveram alta no número de óbitos, o que deixa claro, que já estamos diante da chamada terceira onda.   

 

Da Hora  

* Acadêmicos de Nutrição e Farmácia da Estácio da Amazônia participam, nesta terça-feira, 22,  da 3ª edição da Mostra de Tecnologia de Alimentos onde demonstram na prática o que aprenderam no decorrer do semestre em sala de aula. Na atividade, os  alunos tiveram que desenvolver produtos alimentícios com obrigação de incluir algum produto regional na receita. 

* Serão 73 alunos estão participando da atividade e, dos grupos, em que serão lançados 10 produtos, testados e elaborados pelos acadêmicos durante estudos realizados no laboratório de Técnica Dietética. A exposição será na área de convivência da Estácio, a partir das 18h30. Para analisar os alimentos haverá degustação por uma banca técnica que avaliará  sabor, textura, aroma e aparência geral dos produtos. 

 

 Elas atuam em diferentes áreas. Ana Paula Vitti, é médica (Clínica Derma Roraima), Florany Mota é advogada (especialista em Direito trabalhista) e Carlyane Rodrigues é fisioterapeuta (especialista em disfunções do assoalho pélvico), mas estão sempre juntas, quando o assunto é fazer o bem  

Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a Jacira Alba (Du Goiás), que nesta terça-feira recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Eduardo Mathias, Nicéia Boh, Tetsuya Eda, Nicéia Boh Chaves, Orleans Carvalho, Janderson Barros, Márcia Aline Almeida e Gerson Coutinho Barreto.  

*A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que os Centro de Reservação e Distribuição do São Vicente e Tancredo Neves, serão desligados nesta terça-feira,  a pa
rtir das 9h.  

* O motivo do desligamento, segundo a CAER, é a necessidade de  manutenção e reparos na rede adutora de 300mm, localizada na Avenida Ataíde Teive, no bairro Buritis. 

* Por conta disso, o abastecimento de água estará comprometido nos bairros São Vicente, Pricumã, Calungá, Treze de Setembro, Liberdade, Mecejana, Tancredo Neves, Santa Tereza, Cambará, Piscicultura, Silvio Leite, Jardim Primavera e Jóquei Clube. 

* A previsão para que o serviço seja concluído, é por volta das 15 horas, quando o fornecimento será normalizado gradativamente. 

 Fabrício Paixão, está programando o arraial da casa Resenha,  de 25 a 27 deste mês,  seguindo todas as normas da OMS  

 

Tá Valendo  

 

Operação  

* Diz que, o bicho vai pegar nos próximos dias, por conta de uma Operação que promete balançar as frágeis estruturas da Macixuland. Se tudo ocorrer como prevêem as fontes, não vai ter local suficiente para abrigar tanto preso.   

 

Disse me Disse  

* Ainda de acordo com uma fonte da Corte, um político da Macuxiland está prestes a perder – irremediavelmente – seu mandato, inclusive  sem o benefício de recorrer no cargo. Quem viver, verá !  

Tânia Menegais, ficando um ano mais estilosa. Na foto, ela divide clic com a amiga, Rudaina Abou Trabi 

Publicidade