Por Paola Carvalho
Em 01/08/2019

Senhoras e senhores, bem-vindos ao mundo mágico do Cinema!

Olá, pessoal! A Cabine de Projeção traz um comentário sobre o atual mundo do cinema, as estréias da semana e novidades das séries e filmes nacionais e internacionais.

Acompanhe as notícias também nas nossas redes sociais no Facebook e Instagram através da @cabinedeprojecao ou entre em contato pelo endereço cabinedeprojecao@folhabv.com. Sem esquecer do nosso parceiro Geziel Ribeiro que traz as novidades do mundo das séries e do cinema toda quarta-feira na FolhaBV Play!

É isso! Caso eu não os veja mais: bom dia, boa tarde e boa noite!

A falta de novidades no mundo do Cinema

Uma piada recente que ganhou as redes sociais é de uma placa dos anos 1990, com uma lista dos filmes em cartaz, como “Toy Story” e “Aladdin”. O curioso é que todos eles foram refeitos ou ganharam sequencia em 2019. Relembrar é viver, já se dizia o ditado. Mas será que é preciso reviver todas as tramas no mundo do cinema?

Uma das primeiras coisas a se pensar é que os anos 1990 estão em alta, principalmente na moda e na cultura dos jovens. Com isso, as companhias responsáveis pelo sucesso na década querem aproveitar essa onda e reviver essa nostalgia com a geração de 30 e poucos anos, além de apresentar a cultura para a juventude que não viveu nessa época.

O problema é que estamos parando de criar ideias novas. Vamos parar para pensar: quais os filmes mais rentáveis e mais esperados do cinema comercial atualmente? Remakes em live-action de clássicos da Disney tipo “Rei Leão”, o último filme da franquia da nova saga de “Star Wars”, nova sequencia de “Homens de Preto”. 

Até os filmes de super-heróis, que ganharam mais força no começo dos anos 2000 com o lançamento de “X-Men” e “Homem-Aranha” também estão se tornando uma repetição, mesmo que com histórias diferentes. Quase todos com sequencias em andamento ou spin-offs contando a história de outro personagem da franquia ou abordados em outros segmentos, como séries de TV. 

Não me entendam mal, eu até gosto da nostalgia. Mas as vezes cansa ver uma história que já se conhece. Por isso a dica é: quando estiver cansado do que vê, vá atrás de histórias fora do circuito. Dê uma pesquisada em premiações de cinema internacionais e nacionais, o que levou pra casa o prêmio de melhor roteiro original ou filme estrangeiro.  Veja o que há de novo.

Outra dica é acabar indo atrás daquele filme que ficou na lista da sua cabeça e nunca foi visto. Os criadores de “Stranger Things”, os Irmãos Duffer, lançaram recentemente um vídeo comentando todas as influencias da década de 1980 e 1990 que receberam homenagens na série. Entre os filmes estão clássicos como “Conta Comigo”, “Os Goonies”, “Alien”, “Et – O Extraterrestre”, “Parque dos Dinossauros”, “Exterminador do Futuro” e até poucos conhecidos como “Chamas da Vingança”. Para quem é fã da série, a recomendação é assistir todos os filmes listados que acabaram, também, influenciando a cultura de 2019.

"Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw é a estreia da semana

O spin off da saga de Velozes e Furiosos é a estreia desta quinta-feira, 01 de agosto! A trama conta a história de Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) que constantemente bateram de frente desde que se conheceram, não só por inicialmente estarem em lados opostos mas, especialmente, pela personalidade de cada um. Agora, a dupla precisa unir forças para enfrentar Brixton (Idris Elba), um anarquista alterado geneticamente que se tornou uma ameaça biológica global. Para tanto, eles contam com a ajuda de Hattie (Vanessa Kirby), irmã de Shaw, que é também agente do MI6, o serviço secreto britânico.

Confira as novidades no cinema nacional para o segundo semestre de 2019

O cinema nacional apresentou muitas novidades nos primeiros seis meses do ano, mas a onda de lançamentos continua no próximo semestre. Entre os filmes brasileiros previstos estão a cinebiografia “Simonal”, que traz a história de Wilson Simonal; “Nada a Perder 2”, segunda parte da biografia do líder religioso Edir Macedo, “Bacurau”, premiado filme de Kleber Mendonça Filho e “Minha Mãe é Uma Peça 3”, comédia com Paulo Gustavo.  Confira a lista de datas com os principais filmes:

Em agosto estreia “Simonal”, “Nada a Perder 2”, “Socorro! Virei Uma Garota” e “Bacurau”. Já em setembro temos as novidades “Vai que Cola – O Começo” e “Hebe – A Estrela do Brasil”. Em outubro tem a comédia teen “Ela Disse, Ele Disse” e em novembro temos a sequencia de “Os Parças”, “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura e “Carcereiros – O Filme”, baseado em uma série da Rede Globo. Em dezembro, o maior destaque fica para “Minha Mãe É uma Peça 3”, previsto para ser lançado em 26 de dezembro.

Divulgada primeiras imagens do filme “O Irlândes”, de Martin Scorcese

Foi divulgado as primeiras imagens no começo desta semana do filme “O Irlandês”, dirigido por Martin Scorsese.  Baseado em uma história real contada no livro "O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia", o filme conta com a participação de Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino.

De Niro é o irlandês Frank Sheeran, um veterano da Segunda Guerra Mundial que se tornou um assassino da máfia e foi acusado de envolvimento com o crime organizado, inclusive no desaparecimento de Jimmy Hoffa, interpretado por Al Pacino. O vídeo revela as diversas idades que o ator terá no longa, graças a tecnologia VFX.

A trama pretende abordar a passagem de Sheeran pela Segunda Guerra Mundial e seu envolvimento com o Teamsters, uma espécie de "sindicato dos caminhoneiros" liderado por Jimmy Hoffa. A fama do Irlandês, no entanto, vem com o "trabalho" que o colocaria como principal suspeito do desaparecimento de Hoffa.

O filme é protagonizado também por Pesci, como o mafioso Russell Bufalino, da Pensilvânia, e o elenco ainda conta com Harvey Keitel, Ray Romano e Anna Paquin. Apesar do trailer informar que o longa será lançado “em breve”, já se sabe que a estreia mundial acontecerá durante a abertura da 57ª edição do Festival de Nova York, em 27 de setembro.

                                               

Paola Carvalho
cabinerr@gmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Cabine de Projeção
+ Ler mais artigos de Cabine de Projeção