Social

Coluna Social 01 03 2019 7772

COM NADA

* Morreu ontem no HGR mais um indígena da etnia Pemon, vítima da verdadeira chacina promovida pelo regime do ditador Nicolás Maduro nos últimos dias. Alfredo Pérez Rivero, de 24 anos, deixa dois filhos órfãos e assim como as demais vítimas foi atacado por militares venezuelanos sem chance de defesa. Há séculos, os Pemon ocupam a extensão do Parque Nacional Kanaima, vivem basicamente de turismo e artesanato, são um povo pacífico e não fazem uso de armas de fogo.

COM TUDO

* Desde o início da semana que muita gente está deixando a cidade pra passar o período de carnaval fora. Muitos vão pro interior, mas a maioria vai mesmo é para os epicentros da folia, como Olinda, Rio de Janeiro e Salvador. Mas quem permanecer na cidade terá uma programação carnavalesca das mais diversificadas com os blocos oficiais na passarela do samba e os blocos alternativos. Vale ressaltar que este ano Boa Vista bateu recorde no quesito blocos carnavalescos.

Angélica Brandão e sua mãe, Socorro Brandão, Marian Benedetti, Rociany Bantin e Dr. Nilo Brandão, no recente pré-carnaval do Bloco Resenha, em clic de Luan Pablo Amarante

#Fato

* Causou admiração ver o governador de Roraima, Antonio Denarium, negociando com ministros do ditador Nicolás Maduro a reabertura da fronteira Brasil-Venezuela, fechada desde a semana passada. Vídeos do chefe do Executivo Estadual viralizaram na Internet, o que certamente fará com que ele fique conhecido em vários países.

* Muita gente, especialmente a imprensa internacional, questionou se não era ele mesmo quem defendia o fechamento da fronteira para conter a entrada de refugiados no Estado e agora quer que seja reaberta por motivos comerciais entre os dois países. #Fato!

#Fato II

* Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro recebe em Brasília o líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por diversas nações. O vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, declara que não descarta a possibilidade de uma guerra civil no país vizinho.

* Apoiador da importante ação do governo federal “Operação Acolhida”, Mourão, que já morou na Venezuela e tem pleno conhecimento dos assuntos daquele país, disse que o problema de lá são os mais de 50 mil cubanos que comandam os principais setores de inteligência da Venezuela a  serviço de Nicolás Maduro.

Ana Roberta Moratelli, Fabiano Maciel e Mayara Fagundes: clima de altíssimo astral

Equívoco

* Não bastassem as fake news que se proliferam à velocidade da luz e as opiniões que a maioria dos que usam a Internet acha que deve dar sobre os posts dos outros e a vida de quem nem sequer conhecem, ainda temos que conviver com o ódio e a crueldade dos equivocados desocupados.

* A hora que acontece alguma coisa, especialmente tragédia, tem sempre alguém de plantão com um celular na mão pra captar imagens e dar sua versão dos fatos, prontamente repassada por verdadeiras legiões de irresponsáveis que se encarregam de espalhar sem critério.

Equívoco II

* A propósito, o que leva alguém a proferir xingamentos e impropérios no perfil de uma pessoa que já morreu e que em vida nem era sua conhecida? Na verdade, os que fazem isso, além de ofender a memória dos mortos de forma tão absurdamente desnecessária, expõem que tipos de criaturas são.

* Desrespeitam a dor e o luto das famílias com esses insultos que nada mais são do que juízo de valor e julgamentos da vida alheia. Para tanto,  não ganham nem um centavo, mas acham que têm direito de fazer isso. Traduzindo: coisa de gente equivocada e desocupada mesmo.

Marisa Augusta Oliveira de Castro, diretora administrativa e financeira do Ipem/RR, trocando de data hoje

#RÁPIDAS

*A página de hoje é dedicada ao empresário Wellington Cardoso Pires, que nesta sexta-feira recebe homenagens por conta de sua troca de data.

* Também inaugurando idade nova hoje, Dagoberto Vieira de Barros, Wellignton Costa e Ademir Junes.

* O Detran-RR lança neste 1º de março, véspera do carnaval,  a campanha “Carnaval sem Acidente”.

* A iniciativa, consiste em uma blitz educativa que ocorrerá em frente ao órgão, às 9h, com a participação de servidores da Divisão de Educação para o Trânsito e monitores remanescentes do Projeto Cidadão do Futuro.

* Igo Brasil, diretor-presidente do Detran-RR, diz que o objetivo da ação  neste carnaval é salvar vidas e reduzir os números de acidentes de trânsito em Roraima.

* Ele afirma que o trabalho educativo é para sensibilizar a população no sentido de não misturar bebida e direção.

* O Detran indica várias maneiras de se divertir com segurança, utilizando táxi, aplicativos de carro,o “motorista da vez” em um grupo de amigos.

* Equipes do Detran também estarão na Avenida Ene Garcez, distribuindo material educativo além de agentes de trânsito em estande fixo atuando em parceria com a SMTRAN e PM.

Simone Batista e Richard Mendes, em noite de agradável confraternização

TÁ VALENDO

Carnaval

* A Hering do Pátio Roraima Shopping está com uma coleção exclusiva para o carnaval, com camisetas diferentes tanto para homens quanto para mulheres, com frases sobre diversos temas atuais. Não quer usar fantasia? Então, essa é a opção certa! A campanha criativa intitulada “É assim que eu vou”, tem também ótimas opções de pagamento.

Aplausos

*O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, na manhã de ontem, 28, uma Moção de Aplausos em homenagem ao indígena Dilson Ingarikó, selecionado com nota máxima para o Mestrado em Ciência Jurídica e Sociologia da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. A proposição é de autoria da deputada Ione Pedroso.

A fisioterapeuta Lorrayna Moriel Bento, inaugurando idade nova nesta sexta-feira