Social

Coluna Social 0203 2019 7779

COM NADA

*Em meio a um autêntico clima de guerra civil, o ditado Nicolás Maduro já havia decretado feriado prolongado de carnaval de sete dias. Mas o governador do Estado Bolívar, Justo Pietri, foi além: está preparando uma programação carnavalesca daquelas na capital do Estado, Ciudad Bolívar, e em todas as outras localidades do Estado, inclusive Santa Elena de Uairén, onde há dezenas de mortos e feridos por militares venezuelanos fiéis ao regime.

COM TUDO

* Logo mais, à 19h, começa o Bailinho de Carnaval do Pátio Roraima Shopping, para o qual todos os pais estão convidados a levar as crianças e caprichar  nas fantasias. Afinal, haverá concurso com premiação. Além disso, muitas brincadeiras, bandinha carnavalesca, distribuição de brindes e cortejo pelo shopping. O evento é completamente gratuito e a concentração será em frente à Popok Diversão (segundo piso), que é parceira do evento. #VemProPátio.

Lucas Aguiar e Edson Juan, do trepidante Bloco Império da Folia no clic de Luan Pablo Amarante

Postura

* E enquanto o governador do Estado Bolívar, Justo Pietri, desrespeita as famílias enlutadas dos muitos mortos e feridos por militares a serviço do regime do ditador Nicolás Maduro, seu aliado, do lado de cá da fronteira a postura é outra.

* O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, anunciou ontem que o Micaraima, tradicional festa de pós-carnaval do município fronteiriço, foi cancelada. É isso aí, prefeito, não há o que comemorar.

Perigo

* Quem for servidor público e entrar com atestado médico no período de carnaval, deve pensar muito bem antes de sair de casa pra folia. Até porque, com o advento da internet e suas redes sociais, qualquer um hoje em dia, é paparazzo.

* E se alguém supostamente doente for flagrado se divertindo em alguma efervescência carnavalesca e as imagens viralizarem, essa história bem aí pode dar é ruim…

Lucas Ednir, celebrando idade nova hoje, com seus pais Elias e Ednete Ribeiro  

O Porém

* E por falar nisso, a pergunta que não quer calar: servidor público concursado, pode ser demitido? Sim, pode, se o regime estatutário e a justificativa for que o órgão não precisa mais dele e não tem onde lotá-lo. 

* Entretanto, há um porém: o gestor não pode demitir os concursados e manter nos quadros da mesma repartição servidores de cargos comissionados, muito menos pagando a eles seis vezes mais do que o salário dos concursados demitidos. #simplesassim !

Império

* Os empresários Lucas Aguiar e Edson Juan, que realizaram com sucesso efervescentes “esquentas” de carnaval no comando do Bloco “Império da Folia”, estão a mil para a festa de carnaval propriamente dita.

* Credenciado pela prefeitura, o Império da Folia sairá na Avenida, segunda-feira, 04, com a banda Fuzuera e os cantores Edyy Pimenta e Ari. Depois disso, ainda haverá “After”do bloco no Ville Garden com open food de pizza.

Onésimo Cruz nos Estados Unidos conferindo novidades para a Sporttech Nutrition, de Lethem-Guyana

Importante

* O amigo Onésimo Cruz está em Ohio, nos Estados Unidos, para conferir todas as novidades na área de suplementação.

* Ele está no evento mais importante do mundo nessa área, de onde trará novidades para Sporttech Nutrition, em Lethem-Guyana.

#RÁPIDAS

* Trocando de data nesse fim de semana, Jairo Araujo, Willame Souza, Orlando Sampaio e o coronel Carlos Alberto Santos.

* O bloco Canaimé que abriu o carnaval de Boa Vista ontem no Boa Vista Music, estará hoje no circuito da Avenida Ville Roy – São Vicente.

* O Canaimé também fechará o carnaval da capital com uma festança daquelas, no Boa Vista Music, na terça-feira,5.

* Muita gente subirá a Serra do Tepequém nesse feriadão. A maioria irá domingo e só regressará após terça-feira.

* Diz que uma antiga tradição carnavalesca vai funcionar que é uma beleza nesse período da folia. Ou seja, quem for preso por algum motivo no carnaval só será solto na Quarta-feira de Cinzas.

PERFIL

George Farias: “Nosso bloco foi pensado para a família se divertir, então vista sua fantasia e traga sua alegria”

George Farias é de Fortaleza, no Ceará, mas, como ele mesmo diz, é o cearense mais roraimense que conhece. É formado em Letras pela Universidade Federal de Roraima e em Música pela Universidade de Brasília. É poeta, músico, cantor e compositor e, entre tantas canções, destacamos Correntes, Solana Star, Muito Calor. Junto com outros artistas, é um dos fundadores do Bloco do Mujica, assunto de hoje do nosso Perfil.

*Em que ano e como surgiu a ideia de formar o Bloco do Mujica e com qual finalidade?

O Bloco do Mujica nasceu no ano de 2014. A finalidade era fazer uma festa com a nossa cara, sem cordas, sem abadás, onde todos pudessem vestir uma fantasia e se divertir ao som de nossas músicas e sentimentos, cantar e dançar na rua, levando um lazer cultural diferente. Surgiu a partir do encontro de Bebeco Pujucan, eu, Jaime Brasil, Irone Andrade, Jeane Xaud, Ed Andrade e Pierre Castro.

*E esse nome Mujica?

Naquele ano Pepe Mujica estava presidente do Uruguai, e tendo ele um comportamento muito diferente dos seus contemporâneos, se mostrando um homem avançado para seu tempo e de muita simplicidade, foi a inspiração para criar nossa identidade como bloco de carnaval e com suas atitudes foi conquistando nossas vidas aqui no extremo norte, de onde o homenageamos.

*Em quais dias e horários o bloco sairá na avenida?

Este ano, sairemos duas noites. Na segunda feira de carnaval estaremos no nosso circuito alternativo na Avenida Ville Roy, no bairro São Vicente, que já está se tornando tradicional, mesmo tendo apenas três anos que acontece por lá. Também sairemos na terça-feira, para fechar o carnaval oficial do de Boa Vista, levando para a Avenida Ene Garcez toda alegria que compete ao Bloco do Mujica.

*Quais critérios são exigidos para quem queira brincar o carnaval no Mujica?

O critério é: vista sua fantasia e traga sua alegria. Nosso bloco foi pensado para a família se divertir. Por isso sem cordas e sem abadás, onde todos possam participa
r, compartilhar e compreender nossa arte musical. O

repertório é sempre pensado nas nossas composições, pois temos compositores no bloco e a tônica é nossa música em primeiro lugar, fortalecendo assim a cultura local, mostrando que também sabemos fazer uma festa grande, e cada ano que passa fica mais bonita e com mais gente chegando e se apaixonando pelo Mujica.

*Antes da folia na avenida, o bloco realizará uma espécie de ‘esquenta do Mujica’?

Sim. Sempre fazemos um esquenta antes de começar a festa propriamente dita. Para que a turma toda se encontre e se confraternize. É a hora que temos para passar o som do trio elétrico que alugamos, é hora para ultimar a fantasia e se enfeitar para a festa.

*Qual o diferencial do bloco para este carnaval?

Temos uma bateria pulsante, alegre, que contagia o público e que é a responsável maior pelo calor do evento. Para esse ano o Bloco do Mujica tem a Paloma, que chegou e já foi conquistando o grupo todo, com suas fantasias lindas e sua performance na perna de pau que atrai olhares de curiosos. Teremos o nosso símbolo que é o Mujica entrando em seu “fusca” na avenida. O bloco tem nosso representante que é o cadeirante Weslen, temos nossa rainha de bateria, Hayub.

*E sobre uma campanha para arrecadação de material escolar?

Nossa coordenação sempre pensou em ações que fossem em prol do social, e como o bloco sai na Avenida Ville Roy, ao lado do Abrigo São Vicente, a Irone Andrade teve a iniciativa de falar com os responsáveis daquele abrigo para fazermos essa campanha, visto que as crianças e adolescentes que lá estão foram matriculados em escolas da Capital, porém não têm cadernos, lápis e outros materiais escolares. Fizemos a campanha visando ajudar aqueles jovens refugiados que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade.

*Carnaval com blocos ou carnaval com escolas de samba e por quê?

Carnaval com quem tiver o que mostrar. Somos pelo carnaval de todos e para todos. Ao samba quem é do samba, ao frevo quem é do frevo. A festa mais popular do país não pode ser rotulada por A ou B, ou ainda ser segmentada em uma caixinha de compartilhamentos. Temos que respeitar o gosto, a forma, o fazer de cada um. Se eu quero respeito com meu bloco, eu tenho que respeitar o outro que quer fazer sua festa ao som de arrocha. Somos a favor da festa.

*Como você avalia o carnaval boa-vistense?

Então, nosso carnaval tem muito o que crescer e vai crescer, temos certeza disso. É por essa razão que criamos esse bloco, sabendo da possibilidade de crescimento e afirmação, sabendo que temos potencial para mais e muito mais. Boa Vista é uma cidade linda e está situada numa tríplice fronteira rica culturalmente, e esse é um dos combustíveis mais criativos para se fazer uma grande festa como esta que estamos fazendo e pensamos que estamos só no início, e vamos crescer muito mais ainda.

*Quais artistas irão animar os foliões no desfile do Mujica?

O Bloco do Mujica é composto por artistas diversos. Tem George Farias, os artistas da banda JamRock, tem o cantor Neuber Uchoa, Pedro Paracat, Geris Ked, Murilo, Vitor Breno, Led, Liber, Brenda Lima, nosso mestre de harmonia Amaury Gomes e os que compõem a bateria do bloco que fazem o show acontecer.