Social

Coluna Social 07 03 2019 7791

COM NADA

* Quem passou pela Praça Fabio Paracat na manhã de Quarta-feira de Cinzas pode ver o tanto de sujeira acumulada na avenida. Isso porque, desde a hora em que desligaram o som, o pessoal da limpeza pública começou a trabalhar. Aliás, os trabalhadores dos macacões laranja limpavam todos os dias e ainda assim no final da folia tinha aquela quantidade enorme de porcaria deixada pelo público, como se por ali não tivesse uma única lixeira. Na verdade, a quantidade de lixo é inversamente proporcional à educação de um povo, infelizmente.

COM TUDO

* O Conselho do Povo Indígena Ingaricó – COPING estará realizando no período de 11 a 15 deste mês sua Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no Centro Nutrir na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã – RR. Nesta oportunidade, estarão reunidas as 11 comunidades da Etnorregião Ingarikó – Wîi Tîpî, para tratar de importantes  assuntos como o fortalecimento do Centro Nutrir, análise de projetos e gestão de produção. Para o encontro, além de lideranças indígenas foram convidadas algumas autoridades.

Samir Magalhães Assen, promoter do Baile do Havaí do Iate Clube no próximo sábado, 9, com  Joemir Guimarães (Confete e Serpentina) e Miguel Borges (Banda Nativa), em clic exclusivo para a Coluna  

Pemón

* O advogado indígena Olnar Ortiz, presidente do Fórum Penal Internacional, está em Boa Vista. Veio verificar in loco a situação dos indígenas Pemón internados no HRG, por conta de ferimentos à bala no massacre ocorrido do lado de lá da fronteira, por militares e milícias venezuelanas, cujo saldo foi de mortos e feridos com armas de fogo.

* O objetivo do fórum é colher aqui no Brasil depoimento das vítimas e  familiares, assim como laudos médicos, para identificar os responsáveis por essa terrível chacina e levá-los a julgamento na Corte Penal Internacional.

Pemón II

* Os indígenas Pemón são um povo pacato, que há séculos habitam a extensão do Parque Nacional Kanaima – Venezuela, onde produzem artesanato, agricultura familiar e são referência internacional por seu trabalho com preservação ambiental e turismo na região da Gran Sabana.

* Porém, com a instalação do chamado “Arco Mineiro”, do Governo Maduro, as águas estão sendo contaminadas com mercúrio e os indígenas expulsos de suas terras por milícias. E após massacre por militares, houve um considerável êxodo desse povo para o Brasil.

Saiaka Vasconcelos e Renan Gonçalves, com seu herdeiro, Guilherme

Havaí

*O carnaval pode até ter acabado Brasil afora, mas em Roraima terá after party. Trata-se do tradicional Baile do Havaí do Iate Clube de Boa Vista, que este ano acontece no próximo sábado, 9 , a partir das 23h, a cargo do promoter Samir Magalhães Assen, com decoração típica e som ao vivo da melhor qualidade.

* No comando da alegria, estará Joemir Guimarães da banda Confete & Serpentina que nesta data celebrará 15 anos de atividade musical. Também no palco, a Banda Nativa com 25 anos de folia e convidados. Informações:

3623 4554 e 99962-8763.

Companhias

* Considerando os últimos acontecimentos registrados por aqui, há de se reconhecer que hoje em dia uma pessoa tem de saber muito bem com quem se acompanha, principalmente no carnaval, pra não sofrer consequências indesejáveis.

* Amigos que ao verem uma pessoa com quem saíram se excedendo na balada; interagindo com estranhos e com sintomas de que não está tão consciente quanto deveria e a deixa entregue à própria sorte, devem ser terminantemente cortados do rol de companhias para eventos. 

Lorena Petry e André de Souza Cruz, durante a celebração de seu casamento religioso, ocorrido no último sábado (Foto: Somos Daguerre)

#RÁPIDAS

* A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou oficialmente ontem a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

* O Lema da Campanha de 2019 é “Serás libertado pelo direito e pela justiça – (Is 1,27)”,

* Tradicionalmente lançada na Quarta-feira de Cinzas, a campanha chama atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos.

* De acordo com a CNBB, a Campanha da Fraternidade chama a atenção para falar de “Políticas Públicas” não pra falar de “política” ou de “eleições”.

* Segundo o texto-base, refere-se a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos.

* Com o lançamento da Campanha da Fraternidade, inicia-se o período cristão chamado “Quaresma”, que são os 40 dias que antecedem a Semana Santa.

Gildervânia e Rosinaldo Araújo, com suas princesas Isabelle e Julia: #férias

TA VALENDO

ProUni

O ProUni – Programa Universidade para Todos, inicia hoje,7,   as inscrições para a lista de espera. Quem se inscreveu e ainda não garantiu uma bolsa de estudos nas instituições particulares de ensino, deve manifestar seu interesse na página do programa até amanhã, 8. 

Importante

* A Defensoria Pública do Estado e a ONU Mulheres entregaram recentemente certificados a 34 mulheres que participaram do terceiro módulo do Ciclo de Oficina ‘Facilitadora de Diálogo’ voltada para mulheres venezuelanas.

Mariana Gomes, trocando de data no clima praiano da Cidade Maravilhosa