Por Shirley Rodrigues
Em 09/01/2019

COM NADA

* Com a chegada das férias e do período de verão, os balneários dos arredores da cidade voltaram a ser frequentados por pessoas de todas as idades e não somente nos finais de semana, mas todos os dias da semana. Com isso, já se observa grande quantidade de objetos, tais como: garrafas, sacos plásticos, latas e restos de comida, espalhados em toda a extensão das praias. Traduzindo em português claro, lixo mesmo. Ou seja, o povo continua emporcalhando o meio ambiente.

COM TUDO

* Nesta sexta-feira, 11, às 19 horas, no auditório do Instituto de Antropologia da UFRR, acontece o lançamento do livro “Yanomami para brasileiro ver”, da escritora italiana Loretta Emiri, que viveu quatro anos na Terra Indígena Yanomami. A obra que foi publicada em 1994, mas nunca foi lançada no Brasil, reúne fotos e dados etnográficos referentes à sociedade yanomami, além de textos abordando temas como ocupação territorial, caça, pesca, agricultura, brincadeiras, festas e cosmologia.

A escritora italiana Loretta Emiri – na foto com o líder indígena David Kopenawa – lançará seu livro “Yanomami pra brasileiro ver” sexta-feira na UFRR

Mesa Redonda

* Durante o lançamento da obra “Yanomami para brasileiro ver”, na UFRR, haverá mesa-redonda com a  autora, Loretta Emiri e os pesquisadores Pablo Albernaz e Marcos Pellegrini, ambos do Instituto de Antropologia.

* Loreta tem várias obras que incluem material didático e livros técnicos e literários em Yanomami, Português e Italiano, como o Dicionário Yânomamè-Português (1987), Mulher entre três culturas (1992) e A passo di Tartaruga – Storie di una latinoamericana per scelta (2016).

Da Autora

* A escritora italiana, naturalizada brasileira, Loretta Emiri é premiadíssima internacionalmente por seu importante trabalho realizado ao longo de uma vida inteira na Amazônia. Seu livro ‘Amazzone in tempo reale’ recebeu o Prêmio Especial para Ensaios do ‘Premio Franz Kafka Italia – 2013’.

* Em 2018, recebeu o Prêmio Especial à Carreira, durante a segunda edição do ‘Prêmio Nacional Novella Torregiani di Letteratura e Arti Figurative’, pela defesa dos direitos dos povos indígenas brasileiros.

Dra. Ana Paula Vitti – dividindo clic com seu marido, Antonio Ribeiro - após período de recesso, volta a atender normalmente na renomada Clínica Derma Roraima

#VemproPátio

* As férias escolares poderão ser curtidas no Pátio Roraima! O shopping está preparando algumas ações para divertir a criançada e uma delas é: uma enorme piscina de bolinhas que ficará localizada na praça de eventos e estará disponível em breve.

* São mais de 200 mil bolinhas, com pula-pula e escorredores acoplados. Além dessa novidade, a Comunicação do Pátio estará divulgando muito mais novidades. Pra ficar atualizado, basta ficar atento às redes sociais: @patiororaima (Instagram) e Pátio Roraima Shopping (Facebook).

Posse

* Nesta quarta-feira, o Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima, estará realizando a sessão solene de posse do defensor público-geral, Dr. Stélio Dener de Souza Cruz. Será às 15h no auditório da Administração Superior da DPE ( Av. Sebastião Diniz, 1.165 – Centro). Eleito por seus pares, ele integrou a lista tríplice em primeiro lugar e foi devidamente sabatinado pela Assembleia Legislativa, como determina a Lei. Esta é a terceira vez que Stelio Dener ocupa o importante cargo.

Dr. Stelio Dener será empossado hoje no comando da Defensoria Pública do Estado de Roraima

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao Dr. Leocádio Vasconcelos que nesta quarta-feira, recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.

* A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, retomou as atividades essa semana, dando continuidade a cursos preparatórios para os concursos públicos da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

* E apesar de já terem iniciado as aulas, as inscrições continuam abertas. O preparatório da Polícia Civil tem turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à noite, das 18h às 22h.

* Para Polícia Rodoviária Federal, as aulas são ofertadas à tarde, das 14h às 18h. Os preparatórios e todo o material são gratuitos.

* A partir do dia 20 deste mês, as Escola abrirá inscrições para todos os cursos, continuando as aulas de Inglês, Libras, Espanhol, Francês e informática básica, intermediária e avançada.

* As inscrições podem ser feitas na unidade de ensino, Av. Sólon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho, das 7h30 às 22h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 095 0047.

Rosa Bonates, toda de Gregory

TÁ VALENDO

Thank you

* Quero agradecer nosso amigo e colega jornalista Edílson Rodrigues, que esteve editando/atualizando a Coluna no período em que esta Colunista esteve fora durante o período de festas de final e início do ano. #Gratidão pelo carinho e zelo, especialmente pela amizade que já beira 20 anos. Thanks a lot! Love you!

De Volta

* Quem também está de volta após o tempinho fora do estado, em merecido recesso, é a competente e atuante Dra. Ana Paula Vitti. A propósito, começa hoje a temporada de descontos de 25% em vários tratamentos na Clínica Derma Roraima para quem marcar procedimentos pela parte da manhã. Mais informações no Instagram @dermaroraima.

O secretário de Segurança Pública, Dr. Marcio Amorim, com o presidente da OAB-RR, Dr. Ednaldo Vidal e a vice Clarissa Vencato

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Sandra disse: Em 09/01/2019 às 09:27:50

"Com relação ao lixo as margens do rio, é preciso fazer algo para que os venezuelanos não poluam também, se forem lá pela ponte dos macuxis vão ver vários venezuelanos que estão acampados as margens do rio. Tenho feito caminhadas na ponte dos macuxis e vejo aquela sena deles fazendo fogo, tomando banho e sujando tudo."

Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social