Por Shirley Rodrigues
Em 11/01/2019

COM NADA

* Desde que o sarampo, que era tido como erradicado no Brasil, voltou a assombrar o País com a volta maciça da doença no início de 2018, já foram registrados mais de dez mil casos, com surtos no Amazonas e em Roraima e 12 óbitos, todos no Norte, no Pará, Roraima e Amazonas, além de casos considerados isolados em Estados de todas as regiões. O Ministério da Saúde afirma que isso aconteceu porque os imigrantes trouxeram a doença, certo? Errado! O sarampo voltou porque o povo não se vacinou e ninguém pode obrigar a população a se imunizar.

COM TUDO

* A UFRR, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, publicou o edital de seleção para a turma 2019 do mestrado profissional em Ciências da Saúde, disponível na página do PROCISA. As inscrições estarão abertas no período de 14 deste mês a 4 de fevereiro, no horário normal de expediente, na Secretaria do Programa. A seleção compreenderá prova escrita e classificação por análise curricular e, após essas etapas, terão início as aulas por volta do final de março. Os interessados poderão obter mais informações no (95) 3623-5236.

A conselheira Cilene Lago Salomão, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, com a filha, defensora pública, Emira Salomão, prestigiado a posse de Stelio Dener no comando da DPE (Foto: Luan Pablo Amarante)

Novidade

* Foi inaugurada a maior piscina de bolinhas de Boa Vista no Pátio Roraima Shopping. A atração é inédita no Estado e possui uma área de 144 metros quadrados, com mais de 200 mil bolinhas coloridas, além do brinquedo inflável “Magic Jump Truck”, em formato de caminhão de areia com pula-pula e escorregador.

* A atração é uma parceria entre o shopping e a empresa Magic Games. Dentro da piscina, também há duas torres interligadas por uma passarela, sendo que cada uma possui um escorregador em espiral e outro em formato de “L”.

Campanha

* Continua a todo vapor a Campanha de Negociação de Débitos-Cliente Padrão, da Caerr, por meio da qual os clientes com pendências financeiras têm a oportunidade de resolvê-las junto à Companhia.

* Muitos têm procurado a empresa por conta de dívidas em atraso e a Caerr vem oferecendo diversas vantagens aos consumidores que desejarem negociar suas dívidas, como descontos de até 100% na isenção de juros e multas, com possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, dependendo do montante da dívida.

Regis Braga, Anastácia Santos e Gilcimar Rodrigues, no clic de Luan Pablo Amarante (Foto: Luan Pablo Amarante)

Da Carta

* Devido aos últimos acontecimentos e resoluções do governo federal envolvendo a demarcação de territórios indígenas e quilombolas no País, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas se posicionou em carta aberta ao público.

* A referida carta alerta sobre os riscos e ameaças, caso a Medida Provisória 870/2019 seja aprovada. O documento na íntegra está disponível no link.

Declaração

* Sabe aquelas iniciativas que na prática não servem pra nada? Assim é a Declaração dos Estados Americanos, aprovada ontem, que não reconhece a legitimidade do novo mandato do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

* A Declaração conjunta da OEA serve apenas pra demonstrar desaprovação ao verdadeiro desastre que Maduro e seus aliados continuarão fazendo no país vizinho. Mas isso não o impedirá de prosseguir detonando o país e achacando o povo até 2025.

A jornalista Débora Moraes Torres é a nova titular da Comunicação do Tribunal de Contas. Na foto, ela divide clic com seu marido, Renato Torres

#RÁPIDAS

* O livro “Éxodo Venezolano: Entre el Exilio y la Emigracion”, publicado e distribuído gratuitamente na Internet ano passado, traz um conjunto de artigos que tratam do processo migratório de parte da população venezuelana em vários países.

* O importante conteúdo permite uma reflexão das origens das crises migratórias, na perspectiva do debate político, social e econômico atual que gera impactos nestes países. 

* Ente os artigos da Coletânea, está "Imigração venezuelana no Brasil: perfil sociodemográfico e laboral", de autoria dos professores Gustavo da Frota Simões, da Universidade Federal de Roraima; Leonardo Cavalcanti, da Universidade de Brasília (UnB) e Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra/Brasil); e Antônio Ribeiro de Oliveira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também do OBMigra/Brasil.

* O texto visa analisar o perfil sociodemográfico e laboral dos imigrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada e destino da imigração venezuelana no Brasil.

Na introdução do artigo, os autores contextualizam que a Venezuela atravessa uma crise econômica e política, com impactos sociais que necessita de múltiplos olhares das pessoas interessadas na compreensão mínima das complexas causas deste fenômeno.

* Interessados em obter a interessante obra virtual, poderão acessar o link.

O jovem médico Daniel Wieser – na foto com sua avó, Maria do Céu Oliveira – ficando hoje um ano mais dedicado à nobre missão de salvar vidas

TA VALENDO

Enlace

* Larissa Lima e André Marcílio subirão ao altar da Catedral Cristo Redentor, às 19h de sábado, 12. Após a cerimônia religiosa, os noivos e seus familiares recepcionarão os convidados no estiloso Espaço Nobre. (P.S.: convidados obterão mais informações no www.casamentolarissaeandre.com)

Comunicação

* Recém-empossada na presidência do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, a conselheira Cilene Salomão nomeou a colega jornalista Deborah Moraes Torres para a Comunicação do Órgão. Diga-se de passagem, ótima escolha, considerando que Débora, além de competente, mantém excelente relacionamento com toda a imprensa.

O fisioterapeuta Gerson Oliveira, durante recente efervescência (Foto: Luan Pablo Amarante)

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social