Por Shirley Rodrigues
Em 11/03/2019

COM NADA

* E a Venezuela segue –literalmente – na escuridão. Várias pessoas que estavam internadas em hospitais de muitos Estados do país vizinho, morreram durante o longo blackout geral que tem tornado a vida dos venezuelanos ainda mais infernal nos últimos dias. Ainda assim, Nicolás Maduro insiste em continuar massacrando a população. O quadro parece irreversível, no entanto, quanto mais prolongado o desfecho, mais doloroso se torna para o povo completamente à mercê da própria sorte.

COM TUDO

* O centro das atenções do fim de semana foi a Comunidade Nova Esperança – Terra Indígena São Marcos – Município de Pacaraima, onde ocorreu o Batizado Tradicional Indígena, para pessoas descendentes e engajadas em lutas em prol da questão indígena. A programação começou no sábado e estendeu-se até ontem, com a participação de índios Wapixana, Macuxi, Taurepang, Saterê Maué, Patamona e Warao. O evento inédito é sem dúvida um marco no etnoturismo no Estado de Roraima.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e sua linda esposa, Dra. Janaina Cavalcanti, em clic-registro do Dia Internacional da Mulher

Massacre

* Muito tem se falado do recente “confronto” entre militares venezuelanos e a população de Gran Sabana, especialmente os indígenas Pemon de Kumarapacay, com vários mortos e feridos. Porém, confronto é um embate onde há igualdade, ou pelo menos equidade de condições.

* Mas a população civil, principalmente os indígenas, não tem bombas de efeito moral, não tem armas de fogo, não tem tanques de guerra. Então, o que ocorreu não foi confronto e, sim, um covarde massacre do povo, que não tem remédios, comida e agora também nem água nem luz.

Fronteira

* E por falar em venezuelanos, não faz muito tempo, a maioria dos comerciantes de Pacaraima uniram-se para pôr fogo na comida e nos poucos pertences de imigrantes, inclusive mulheres e criancinhas, que foram expulsos da cidade com violência. 

* Durante os protestos, exigiam o fechamento da fronteira para que os venezuelanos não entrassem no nosso País. Hoje, essa mesma comunidade se mobiliza pedindo a reabertura da fronteira, que está afetando sobremaneira a economia da localidade.

O empresário Erasmo  Sabino de Oliveira, pioneiro do ramo imobiliário em Roraima, está expandindo seus negócios para outros Estados. Na foto, exclusiva para a coluna, ele divide clic com sua esposa, Arlena Sabino

Missão

* Nesta segunda-feira, 11, uma equipe do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos chega à Venezuela. A equipe irá reunir-se com o ditador Nicolás Maduro, com o presidente encarregado, Juan Guaidó, além de pessoas da sociedade e vítimas de violações dos direitos humanos.

* E embora Nicolás Maduro alegue que a situação de calamidade que o país enfrenta deve-se as sanções impostas recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) sabe que desde 2014 venezuelanos estão pedindo asilo em outros países.

Operação

* O batalhão de Polícia do Exército de Brasília, juntamente com  a 1ª Companhia de Cães do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, realizou recentemente a Operação Faro em abrigo de  venezuelanos, em busca de armas de fogo, munições, entorpecentes e outros ilícitos.

* Até o momento, não se sabe se a iniciativa tem a ver com o fato de que muitos refugiados estão apavorados temendo que membros do Coletivo Tupamaro estejam infiltrados em Boa Vista. A milícia Tupamaro é a mais temida da Venezuela e vários crimes são imputados a esse grupo civil armado.

A maravilhosa D. Dolores Moura, iluminando a página desta segunda-feira

#RÁPIDAS

* Inaugurando idade nova hoje, Meire Lane Pinheiro, Edvaldo Santa Teresa e a bela Deizy de Andrade.

* Também de aniversário nesta segunda-feira, Raimundinha Ladeira, Ivo Som e Eduardo Oliveira.

* A partir das 8h desta segunda-feira, 11, começam a ser executadas em Roraima as ações do programa nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “Justiça pela paz em Casa”.

* O objetivo da campanha, promovida no Estado pelo Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Varas Criminais e Comarcas do Interior, é reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher.

* Durante a campanha, que vai até sexta-feira, 15, será promovido esforço concentrado a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a mulher.

* Além das atividades extrajudiciais, com foco na divulgação da Lei Maria da Penha e atividades de sensibilização da população sobre a importância do combate à violência doméstica contra a mulher.

* Dentro do cronograma de atividades extrajudiciais, nesta segunda-feira, a programação tem início com as atividades do Projeto Educacional Maria Vai à Escola, na escola municipal Vovó Júlia.

* Nesta etapa do programa, além da escola referida, serão beneficiados os alunos da escola municipal Cunhatã Curumim.

Alef Lemos Berigo, trocando de data hoje

TA VALENDO

No Pátio

* O Pátio Roraima Shopping surpreendeu as mulheres na noite de sexta-feira, 8, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na praça de alimentação, muitas lojas ofereceram brindes exclusivos ao público feminino. Além disso, houve apresentação de um show de violino para elas e um garçom servindo taças de espumantes a todos as clientes que por ali passaram.

Emergência

* Devido a problemas técnicos na rede telefônica, o canal de emergência 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima está temporariamente fora do ar. Em caso de emergência, as chamadas devem ser feitas para o 190, da Polícia Militar, e 181, do Disque-Denúncia, que estão operando normalmente em todo o Estado como canal de apoio aos bombeiros militares.

Katiha Amélia Oliveira Wieser, que hoje fica um ano mais maravilhosa, chegou da Europa, onde reside, para passar período de férias com amigos e sua mamãe, Maria do Céu Oliveira

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social