Social

Coluna Social 13 11 2018 7222

COM NADA

* Um “fenômeno” local poderá atrapalhar muito a questão da acolhida dos imigrantes venezuelanos e fomentar ainda mais a xenofobia. Trata-se da grande quantidade de ações na Justiça do Trabalho, que em grande parte, podem ser classificadas como “litigância de má-fé”, simplesmente porque alguns viram nisso uma oportunidade de “se dar bem” e decidiram formalizar denúncias contra quem só os ajudou. Isso certamente fará com que os empregos para venezuelanos fiquem cada fez mais difícil, até porque – infelizmente – por causa de uns – todos pagam.

COM TUDO

 O Pátio Roraima já está se preparando para a mega Black Friday na penúltima sexta-feira de novembro, quando o shopping irá abrir suas portas em horário atípico: às 0h01 do dia 22 para o dia 23. As compras serão liberadas nas âncoras e algumas lojas ficarão abertas até as três horas da manhã. No dia 23, o shopping reabre às 9h e fecha às 23h. Os descontos chegam a 70% na megaliquidação, que terá decoração especial, araras nos corredores, som ao vivo na praça de alimentação, DJ na entrada e a presença de personagens infantis para divertir a criançada.

Melissa Brasil e Thiago Melo, durante seu recente casamento, com lindas imagens registradas pela top Somos Daguerre

 Má Fé

* Somos e sempre seremos a favor do acolhimento e lutamos contra a xenofobia. Porém, sabemos que num universo de milhares de pessoas de qualquer nacionalidade, haverá quem não preste. E assim não podemos deixar de registrar o recente caso de um humilde mestre de obras local.

* Ele atua há mais de 20 anos na construção civil, com reconhecida conduta ética e moral e recentemente acolheu um venezuelano dando-lhe trabalho, com carga horária e pagamento iguais aos dos brasileiros que trabalham com ele há anos. Mas para sua surpresa o imigrante o levou na Justiça fazendo alegações falsas.

 Má Fé II

* Na verdade, um oficial de Justiça nos revelou, que a Justiça do Trabalho em Roraima, está cheia de ações trabalhistas movidas por imigrantes. E para evitar que isso aconteça, o empregador deve sempre assinar a carteira de todos, independente da nacionalidade. Se for diarista, assina recibo.

* Mas, não caiam na besteira de dar trabalho só pra ajudar, não. Quer ajudar? Ajuda direito, conforme a Lei determina. Ou dá um prato de comida, uma roupa, um trocado, mas trabalho informal não. Caso contrário, poderá acabar igual ao mestre de obra, que por sua boa fé, terá de enfrentar a Justiça, injustamente.

O escritor Miranda De Aquino (Zezé Maku), visitando D. Clotilde Rocha Ferreira (viúva do saudoso Prof. Ferreirinha). Na foto, eles dividem clic com Socorro Brício e Cecília Ferreira (filha e neta da matriarca)

Simpósio

* No dia próximo dia 24 deste mês, o Conselho Regional de Medicina de Roraima, promoverá o Simpósio “Informando para transformar, conhecendo a Distrofia Muscular”. O evento é gratuito e acontecerá no auditório Alexandre Borges da UFRR, das 9h às 17, com certificados.

O objetivo do Simpósio é difundir informações sobre a distrofia muscular e capacitar profissionais da área de saúde de Roraima para que consigam melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/simposiodistrofiamuscular

Model

* A Agência Roraima Model já está com inscrições abertas para a próxima turma do Curso de Modelo Profissional com duração de 6 meses e participação no Pátio Roraima Fashion N01 nos primeiros dias do mês de dezembro.

* Quem fizer o Curso, poderá participar de todos os eventos de moda e concursos de beleza realizados pela referida agência. Podem participar meninas e meninos de todo estado nas categorias: Mirim, Infantil, Teen, Adulto e Plus. Interessados poderão obter mais informações pelos telefones: 99133-7702 / 98121-0028.

Hildete Albuquerque, reconhecida como uma das melhores profissionais de Cerimonial da região, reuniu amigos para celebrar sua idade nova, ontem

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao chef Élson Tertulino, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.

* Também inaugurando idade nova hoje, Cintia Feitosa, Marcelo Agri e Gigliola Casadio.

* Continuam abertas até a sexta-feira, 16, as inscrições do Processo Seletivo 2019, para o Curso Técnico em Agropecuária, da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAgro/UFRR), que poderão ser efetuadas na página da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR).

 * A Escola Estadual Prof. Geraldo da Silva Pinto, no município de Alto Alegre, tem muito que comemorar. Os alunos Andreia Luíza e Joelson Filho ficaram em primeiro lugar na 24ª Feira Internacional Ciência Jovem, ocorrida recentemente em Recife – Pernambuco.

* Um intercâmbio promovido por entidades que atuam na Amazônia aproximou indígenas da etnia Wai Wai do povo Baniwa, para conhecer as etapas de produção e comercialização da pimenta em pó.

* Produtoras indígenas da etnia Wai Wai que habitam as cabeceiras do Rio Mapuera, no extremo norte do Pará, desde sempre produzem e usam a pimenta em pó (chamada na língua Wai Wai de “assissi”) em suas alimentações, havendo inclusive uma forte relação cultural.

O deputado reeleito Francisco Sampaio, relator do orçamento, em recente visita à Folha (Foto: Luan Pablo Amarante)

TÁ VALENDO

Importante

* Nesta terça-feira, 13, das 15 às 20h, no Tapiri do SESI, acontece a “1ª Feira de Empreendedorismo: Oportunidades e Desenvolvimento Regional” para imigrantes, que será realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) em parceria com a FIER, SESI, SEBRAE, Desenvolve Roraima, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários e Cáritas Brasileira.

Inscrições

* Estão abertas as inscrições para processo seletivo destinado ao ingresso na Residência Universitária, com oferta de 12 vagas para residentes e vale-refeição no valor de R$ 250 mensais. As inscrições na plataforma: auxílios.prae.ufrr.br. Mais informações: 3621-3502, e e-mail: [email protected]
r

O jornalista Rubens Medeiros, empreendendo na comunicação