Social

Coluna Social 17 12 2018 7395

COM NADA

* Sabem porquê o Governo Federal não repassou os 190 milhões supostamente gastos por Roraima com os venezuelanos? Porque o Estado não provou essas despesas e não provou porque elas não existiram! Não é de hoje que a Saúde padece de declinante decadência, onde faltam coisas básicas como gaze, esparadrapo e comprimido pra dor. Se as famílias não comprarem os remédios os pacientes morrem à míngua. Vamos deixar de hipocrisia né? Afinal, não tem remédio nem pra brasileiro, que dirá pra venezuelano! E não é por causa deles que o sistema de saúde está assim.

COM TUDO

* Jovem, linda e imortal! Assim é a roraimense Olívia Ricarte, que acaba de ocupar a 24ª cadeira da Academia Latino Americana de Ciências Humanas. Em sua rede social ela escreveu: “a cara nova da intelectualidade chegou e ela gosta de pagode, modão, funk, de litrão de buteco, sonha em trazer o povo pra ciência e fazer os governantes acordarem pro potencial incrível que o nosso capital intelectual brasileiro possui”. E disse mais: “A gente pode tudo, pode tudo isso sem exportar nossos cientistas, sem acabar com nossas riquezas e ainda por cima dançando samba”, concluiu!

Dr. Haroldo “Cathedral” Campos, o mais bem votado entre os deputados federais de Roraima, foi o escolhido para discursar em nome de seus pares, durante a diplomação dos eleitos (Foto: Luan Pablo Amarante)

Diplomação

* O que era pra ter sido uma gafe, acabou se transformando num dos melhores episódios da cerimônia de diplomação dos eleitos 2018. No início da solenidade quando todos já estavam de pé para a execução do hino nacional, no primeiro minuto da introdução, deu pane no som.

* Seguiu-se um silêncio sepulcral por alguns minutos. E de repente, percebendo que o som não iria voltar, todos começaram a cantar o hino (à capela). Se tivesse sido exaustivamente ensaiado, certamente não teria sido tão bom. Foi realmente um momento lindo, lindo!

Diplomação II

* O ex-governador José de Anchieta, falecido subitamente há menos de duas semanas, foi lembrado em duas ocasiões durante a diplomação, e em ambas, muito aplaudido. A primeira, pelo senador eleito Chico Rodrigues, que foi seu vice e falou (muito emocionado) da sua relação com Anchieta.

* A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Tânia Vasconcelos, em seu discurso também falou da importância do ex-governador na política local e prestou condolências à família dele e do deputado Hiran Gonçalves que recém perdeu o pai, Dr. Orlando Marinho.

Primeiro lugar entre os 24 deputados estaduais, Jalser Renier representou seus colegas parlamentares durante a solenidade de diplomação. Em seu discurso, ressaltou que o Poder Legislativo fez a maior bancada de mulheres de todos os tempos na ALE, além de ter ajudado a eleger um deputado federal e um senador

Cerimonial

* Aliás, em seu discurso de encerramento da diplomação, a presidente do TRE/RR, fez um merecido agradecimento à cerimonialista Hildete Albuquerque, responsável pela solenidade, que atuou também como Mestre de Cerimônia, com apresentação impecável, vale ressaltar.

* A propósito, chefe de cerimonial, é quem realiza o evento, cuidando dos mínimos detalhes da programação, inclusive da atuação do Mestre de Cerimônia, que é apenas o apresentador/locutor. E Hildete, diga-se de passagem, faz ambos os papéis com perfeição.

Cerimonial II

* E falando nisso, o Cerimonial Público, de tão importante é tido como o cartão postal das Instituições e ao contrário do que pode parecer, não é algo fácil nem tão simples, pois segue Protocolos normatizados por regras que se forem quebradas durante solenidades, se tornam gafes.

* Chefes de Cerimoniais e Mestres de Cerimônias têm algo em comum: devem ser altamente discretos, ao ponto da invisibilidade. Quem tem de aparecer são o evento e a autoridade, nunca eles. E a condição sine qua non para a discrição é o traje.

A roraimense Olívia Ricarte acaba de ocupar a 24ª cadeira da Academia Latino Americana de Ciências Humanas. Orgulho pra Roraima e pro Brasil

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao querido amigo Jânio Tavares, cantor (contra-tenor) e jornalista, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.

* Também inaugurando idade nova hoje, a querida Capoi Brasil, Marques Leandro Silva e Marcelo Guimarães.

* A 4ª Corrida do Fogo, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima aconteceu na noite desse sábado, 15, e contou com mais de 500 participantes. Todo o percurso foi iluminado por tochas.

* A corrida do fogo, faz parte do calendário de comemoração do CBMRR e acontece em comemoração ao aniversário de emancipação da Corporação – em 19 de dezembro – que este ano celebrou 17 anos.

* Uma das ausências notadas durante a Diplomação dos eleitos em 2018, foi a da deputada federal Shéridan de Anchieta, ainda visivelmente abalada com a súbita morte do ex-governador José de Anchieta.

* O presidente eleito Jair Bolsonaro foi a público ontem, por meio do twitter, dizer que pena de morte não é um tema que será discutido em seu governo.

* A afirmação deve-se à reportagem do Jornal O Globo em que seu filho, Eduardo Bolsonaro, teria afirmado que é a favor da pena de morte para traficantes e criminosos hediondos.

* Na verdade, não é a primeira vez que o presidente eleito tem de explicar posições do seu filho, por esses tipos de mal-entendidos.

Um dos mais requisitados DJs do Estado, Márcio Mota, lançou no último fim de semana no Rei Arthur Pub, DVD com as mais tocadas em 2018

TÁ VALENDO

Vacina

* Quem for viajar, deve atualizar a carteira de vacinação com vacinas contra sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela, com pelo menos dez dias de antecedência. É o que recomenda o Ministério da Saúde, nesse período de final de ano.

Na Naipe

Na próxima sexta-feira, 21, acontece um show especial com a banda Somero, na Naipe Clube, com repertório de músicas marcantes da banda Los Hermanos. Informações: 95 98402-7108.

Da série Locutores da Rádio F
olha FM 100.3, Ricardo Rodrigues é quem comanda o Programa Conexão Mix ( Musical), das 7h às 9h todos os sábados (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)