Social

Coluna Social 26 02 2019 7752

COM NADA

* O mundo assiste ao estarrecedor desenrolar da crise na Venezeula, onde várias pessoas foram mortas por militares do seu próprio país e milícias contratadas pelo governo. Fala-se em quase 30 mortos e mais de 80 feridos gravemente. A fronteira permanece fechada sem previsão de reabertura. Nesse episódio sangrento em que comidas e remédios foram queimados enquanto o povo passa fome e morre à míngua, uma coisa ficou clara: Nicolás Maduro não deixará o poder.

COM TUDO

* Mais uma vez o Espaço D’ Rosi foi palco da festa de pré-carnaval do Bloco da Resenha, onde se registra a maior concentração de gente bonita por centímetros cúbicos na cidade e um verdadeiro desfile de modas com abadás customizados, em que se destaca o quesito criatividade.  A feijoada

liberada foi a cargo da chef Fernanda Fialho e várias bandas carnavalescas comandaram a folia, com ênfase para a Bateria Nota 10 de Mestre Mozinho, que é simplesmente um show à parte.  

Carla Prando e Rodrigo Dumont, na festa de pré-carnaval do Bloco Resenha (Foto: Luan Pablo Amarante)

Na Fronteira

* Os relatos vindos de Santa Elena de Uairén são os piores possíveis, aonde o próprio Diosdato Cabello chegou de helicóptero no final da tarde de sábado para comandar pessoalmente a repressão aos moradores com 18 ônibus lotados de “coletivos” (como são chamados os milicianos).

* Informações extraoficiais dão conta de que vários corpos foram levados pra Gran Sabana, onde foram supostamente queimados e enterrados. Há notícias de que muitos presos foram libertados para atuar no apoio ao regime de Nicolás Maduro.

Cabello

* Na verdade, quem manda e desmanda na Venezuela não é Nicolás Maduro e sim Diosdato Cabello, general que comanda as Forças Armadas do país e é procurado pelo FBI por ser apontado como um dos donos do Cartel de Drogas Los Solis.

* Cabello também é quem comanda o chamado “Arco Mineiro” e uma verdadeira legião de milicianos formada por mercenários russos, cubanos e a máfia chinesa. Especialistas afirmam que Maduro não cairá enquanto Cabello estiver livre.

No Pátio

* Para quem ainda não comprou adereços para o carnaval, o Pátio Roraima Shopping dispõe de várias opções! Na JN Semijoias, por exemplo, há brincos, acessórios para cabelo e muito mais, tudo especial para a folia. Todas as âncoras também estão com as araras e prateleiras cheias de opções.

* No quiosque da Bunavo, encontram-se pigmentos, brilhos e tudo para compor a make. Na Quem Disse, Berenice, além de maquiagem, glitter é o que não falta e acima de R$ 120 em compras ganha-se a maquiagem  por uma das profissionais ou a possibilidade de fazer um curso de automaquiagem.

Marcela Bastos e Gustavo Valente também estiveram no Espaço D’Rosi conferindo a pré-folia do Resenha (Foto: Luan Pablo Amarante)

Fotografia

* Como parte da programação da Semana Acadêmica do Centro Universitário Estácio da Amazônia, os alunos dos cursos de Publicidade e Design Gráfico participam, nesta terça-feira, 26, de uma palestra sobre a formação do profissional da fotografia, com o professor Marcelo Mora.

* Segundo ele, o tema visa destacar a importância da formação para atuar no mercado de trabalho atual, que é cada vez mais tecnológico e desafiador. O desafio cada vez maior do profissional da fotografia é encontrar nichos de mercado nesse momento em que quase todo mundo tem uma câmera na mão com o seu smartphone.

Paulo Vitor Almeida com as musas do Bloco Resenha 2019, Manoela Salcides e Luciany Bantim (Foto: Luan Pablo Amarante)

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao desembargador Almiro Padilha, que nesta terça-feira, recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.

* Também inaugurando idade nova hoje, Walter Marcolino da Silva e Vanessa Brandão.

 * Consolata Magalhães, que foi secretária do brigadeiro Ottomar Pinto, desde seu primeiro mandato até sua morte,

* O Centro Universitário Estácio da Amazônia preparou uma programação especial para receber os calouros que vão ingressar a partir deste semestre na instituição.

* Todas as atividades fazem parte da Semana Acadêmica para os calouros que começou ontem, 25, e vai até 1º de março.

* O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jânio Xingu, protocolou, ontem, um requerimento para criação de uma Comissão Especial Externa para acompanhar as ações do governo do Estado diante do decreto de calamidade pública na Saúde, assinado pelo governador Antonio Denarium no último domingo.

* De acordo com o parlamentar, o Decreto 26.577/2019, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, permite que o governo adquira medicamentos e materiais hospitalares de maneira emergencial, com a dispensa de processo licitatório.

* Segundo o governo, a medida foi necessária para atender à crescente demanda ocasionada pela crise humanitária na Venezuela. “Nós queremos dar transparência e colaborar com o governo do Estado, buscando informações na fonte para garantir a lisura do processo”, justificou Xingu.

Clariany Felício – na foto com seu amado, Thiago Barros – deu show de samba no pé na concorrida feijoada do Bloco Resenha (Foto: Luan Pablo Amarante)

TA VALENDO

Contabilidade

* Hoje, 26, e amanhã, 27, acontece o “II Diálogo da Classe Contábil e as Instituições”, no auditório Makunaima – Prédio Airton Dias – Sebrae/RR, das 18h30 às 22h. O evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade em parceria com o Conselho Federal. (3623 14 57/ 3624 4505).

Do Sesi

* O Sesi, por meio do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado, tornou público o Edital 002/2019, referente ao Programa de Gratuidade, para os dependentes dos trabalhadores da indústria que recebam até dois salários mínimos e meio.

O edital de gratuidade está disponível no site www.sesiroraima.com

Consolata Magalhães (que foi secretária do brigadeiro Ottomar Pinto, desde seu primeiro mandato até sua morte) está de aniversário hoje