Social

Coluna Social 28 02 2019 7766

COM NADA

* Depois do massacre em Santa Elena de Uairén, em que militares venezuelanos e milícias a serviço do ditador Nicolás Maduro mataram vários civis desarmados e indefesos, inclusive índias e índios Pemon, Diosdato Cabello e seus coletivos armados até os dentes chegaram novamente à fronteira com o Brasil, em menos de uma semana em que tocou o terror pessoalmente pelos lados de lá. Maduro, por sua vez, declara que mandará prender Juan Guaidó, caso ele volte pra Venezuela.

COM TUDO

* Ele é o cara. Estamos falando do líder indígena Dílson Ingaricó, que aprendeu a falar Português aos 12 anos e é uma das poucas pessoas da sua comunidade que domina nosso idioma. Ele desceu a serra (da tríplice fronteira Brasil/Venezuela/Guiana), se formou na Universidade Federal, e assumiu vários cargos, entre os quais secretário de Estado. A última dele foi sua aprovação com nota máxima na concorrida seleção de mestrado em Ciência Jurídica e Sociologia da Universidade Federal Fluminense- RJ.

O secretário de Segurança Pública, Marcio Amorim, ladeado por André Fernandes, titular da Sejuc, e Roney Cruz, chefe da Dicap, ambos homenageados em solenidade na Câmara Municipal de Boa Vista

Interino

* Passou da hora de a imprensa parar de chamar Juan Guaidó de “presidente autoproclamado”, pois o termo certo é “presidente interino da Venezuela”, condição garantida pela Constituição de seu país como presidente da Assembleia Nacional e reconhecida pela comunidade internacional.  

* Com o fato da eleição de Maduro para novo mandato não ter sido legitimada e de seu mandato ter se encerrado em janeiro, as leis venezuelanas preveem que Guaidó assuma o cargo automaticamente como interino para convocar novas eleições. E não se autoproclamou presidente, apenas anunciou que estava assumindo o cargo.

Coragem

* O episódio do fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil serviu para mostrar o quanto ainda existem pessoas corajosas nesse mundo. Um acordo do governo brasileiro fez com que mais de dez pessoas que fizeram recentemente cirurgias plásticas na Venezuela pudessem voltar.

* Agora, convenhamos, é preciso muita coragem pra se submeter a um procedimento cirúrgico num país onde não tem comida, não tem remédios, nem a mínima segurança, onde o ser humano mais inofensivo pode morrer com tiros a qualquer momento, senão por ladrões, por milicianos e principalmente, pela própria polícia.

O talentoso músico, cantor, compositor Rafael Miranda, dividindo clic com Karolyne Ferraz, artista amazonense que apesar de ter apenas 15 anos, tem voz potente e canta como gente grande

Homenagem

* O vereador Manoel Neves, o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Mauricélio Fernandes, e o vereador Nilvan Santos propuseram uma moção de aplausos a quatro representantes da equipe que atuou e continua atuando na Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Roraima.

* Foram homenageados o comandante da Força-Tarefa de Intervenção, capitão Joaquim Vieira de Sousa Neto, e o 1º sargento da Polícia Militar de Roraima, Roney Saldanha de Souza Cruz, além dos agentes federais da Força Nacional André Fernandes Ferreira e Maycon César.

Bailinho

* A Escola do Sesi (Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – CET) realiza todos os anos o Baile de Carnaval do Sesinho. Desta vez, a programação acontecerá nesta sexta-feira, 1° de março, para as turmas do maternal ao 3° ano do Ensino Fundamental.

* O bailinho é aguardado por todos, principalmente, pelos alunos da educação infantil. A programação será realizada de forma lúdica. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de que os alunos aprendam mais sobre dan­ça, expressão corporal, jogos e brincadeiras popula­res, cidadania, pluralidade cultural e respeito.

Vevé Holanda e Ítalo Vasconcelos: par perfeito

#RÁPIDAS

* Parlamentares da bancada federal de Roraima participaram ontem de uma reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

* A pauta do encontro foi discutir medidas de controle fitossanitário sobre a incidência da praga da mosca da carambola na produção frutífera do Estado de Roraima.

* Durante a audiência, foi entregue um ofício com estudos recentes sobre danos potenciais econômicos e ambientais da proliferação do inseto na região, realizados pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

* Também foram solicitados incentivos financeiros e ações pactuadas de maneira bilateral, entre o governo brasileiro e o da Guiana.

Para o deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR), a erradicação da mosca da carambola precisa ser uma das prioridades do País.

* Para ele, o controle fitossanitário desta praga é um assunto de extrema relevância para o setor produtivo de Roraima.

* Ele disse ainda que significa um grande entrave ao desenvolvimento da nossa fruticultura, podendo ainda afetar drasticamente a fruticultura nacional.

* Ao avaliar o encontro, Haroldo Cathedral disse que a reunião serviu para reforçar o pedido de apoio do governo federal na luta pelo controle e erradicação da mosca da carambola.

Marcio Coelho e Ralf Wesseistein em clic exclusivo para a Coluna

TA VALENDO

No Pátio

*Sabe aquelas promoções progressivas que amamos? A Via Uno do Pátio Roraima Shopping está promovendo por tempo limitado! Na compra de um par, você ganha 50% de desconto; dois pares, 60%; três pares, 70%. Não dá para perder, né? Vá até a loja, localizada no primeiro piso do shopping, procure as peças sinalizadas e aproveite! #VemProPátio

Importante

* Infelizmente, nosso Estado tem sido destaque nacional no número de suicídios registrados. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou um projeto que institui em Boa Vista a Campanha Setembro Amarelo, visando à realização de diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida humana. O texto é de autoria do vereador Manoel Neves. 

Dr. Paulo Robson Vasconcelos e Diana Richil em clima de folia