Por Shirley Rodrigues
Em 07/04/2020

 Com Nada

* E a semana já começa com o “bicho pegando” (de novo) no metiér da Diplomacia e novamente com a China, maior parceiro comercial do Brasil, de novo, por conta do coronavírus. Desta vez, a crise foi desencadeada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em um post (já apagado) no Twitter, onde afirmou que a  pandemia seria parte de um “plano infalível” da China para dominar o mundo. A embaixada chinesa, respondeu ainda na madrugada de ontem, assegurando que as  postagens têm “cunho fortemente racista”, que causam “influências negativas” nas relações entre os dois países.

 Com Tudo

* O Centro de Estudos Estratégicos do Exército, elaborou um documento em que defende isolamento social como estratégia mais eficaz de combate ao coronavírus. E ao contrário da opinião do presidente Jair Bolsonaro, só recomenda a retomada gradual das atividades econômicas, caso haja testagem em massa da população, para aferir com mais precisão o número de infectados no país. O assunto foi pauta nos principais veículos de comunicação do país e revela que a posição do Exército brasileiro, está em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. 

Eugênio Thomé – na foto com sua amada Nádia – recebe hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data

Da Energia

* Após o início da Quarentena, a maioria dos moradores de Boa Vista está tendo uma preocupação a mais, além dos impactos que já estamos sofrendo por conta do coronavírus (covid-19): a conta de energia elétrica. Com o confinamento, a população viu o valor da tarifa triplicar no ultimo mês.

* Aliás, reclamações sobre energia elétrica em Roraima, são uma demanda antiga, que têm se intensificado neste período, tanto que a Assembleia Legislativa instalou uma CPI  da Energia Elétrica, que desde o ano passado está investigando este serviço.

Da Energia II

* Presidida pela deputada Betânia Almeida, a CPI da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa de Roraima, busca redução de até 40% na tarifa de energia elétrica, trabalho que, aliás, é extremamente complexo, por conta das atividades presenciais estarem sendo evitadas, como forma de conter  a transmissão do coronavírus.

* Mas, a parlamentar adiantou que conforme os estudos realizados pela CPI até o momento, é possível alcançar uma redução de 40% dos custos da energia em Roraima, se a empresa cumprir com as obrigações contratuais.

 
Do Vinho

* E finalmente uma boa noticia em meio  a essa terrível pandemia. Trata-se da Medida Provisória de nº 937, de 31.03.2020,  que declara o Vinho -  nacional ou importado – como  um produto com tratamento de remédio de extrema urgência e de defesa nacional da saúde pública, por sua função, tudo por conta do coronavírus.

* A referida Medida Provisória, determinará que o Vinho fique isento de impostos tornando o preço mais acessível. De acordo com informações o Governo já teria entrado em contato com representantes da Uvibra, ABBA, ABRAS, ABRASEL.

Do Vinho II

* As informações divulgadas sobre a questão do vinho, dão conta de que a combinação concomitante da presença de álcool, um ambiente hipotônico e a presença de polifenóis, substâncias naturais antioxidantes,  impede a sobrevivência e a propagação da Covid-19 no vinho.

* A matéria não revela comprovação cientifica com relação à eficácia do vinho no combate ao coronavírus, mas cita os ministros Onyz Lorenzoni, Luiz Mandetta e Paulo Guedes. Para ver a reportagem completa, basta acessar: http://www.didu.com.br/2020/04/e-o-vinho-se-beneficia-com-o-coronavirus/

Edinete e Elias Ribeiro, felizes ao celebrar a idade nova dela


#Rápidas

* Nossa homenagem a todos os colegas de Profissão, pela transcorrência do 7 de abril – Dia do Jornalista!

* Inaugurando idade nesta terça,  Roseane Rodrigues, Dirla Lopes de Almeida e João Batista Campello.

* Estão abertas as inscrições para a 10° edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

* Programada para encerrar no dia 30 de junho, as inscrições foram prorrogadas até 13 de dezembro.  A medida foi tomada em função dos impactos causados pelo enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.

 * A Olimpíada tem como objetivo estimular ações, projetos e atividades educacionais voltadas para os temas Saúde e Meio Ambiente, reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação.

* Podem participar estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que desenvolveram projetos entre os anos 2019 e 2020 nas categorias áudio visual, produção de texto e projeto de ciências.

* As  temáticas são:  “Saúde e Meio Ambiente”, “Saúde e Qualidade de Vida”, “Natureza” e “Sustentabilidade”. 

* Os interessados devem acessar o endereço www.olimpiada.fiocruz.br e preencher um formulário de inscrição.

O advogado Lucio Vilella, ficando hoje um ano mais atuante

Ta Valendo

Do Bem

* A live da dupla Jorge $& Mateus na noite de sábado, arrecadou mais de 150 tonelada de alimentos não perecíveis para doação, com recorde histórico. Por mais iniciativas do bem iguais a essa, uma efetiva demonstração de solidariedade em prol dos menos favorecidos!  

Lives

* E por falar em Lives, esse mês está repleto delas. Confira: Dia 8 as 20h, Marília Mendonça; Dia 9 as 20h tem três: Pedro Sampaio, Péricles e Bruno & Marrone; dia 11as 20h, Gusttavo Lima; Dia 12 as 16h, Turma do Pagode e as 18h Zé Neto & Cristinao; Dia 17 as 20h, Felipe Araújo; Dia 18 as 20, Wesley Safadão; Dia 19 as 16h Ferrugem e as 18h, Henrique & Juliano e dia 25 as 20h, Gustavo Mioto.

Jô Rodrigues, inaugurando idade nova nesta terça. Na foto, ela divide clic com sua netinha, Izabella
Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social