Social

Coluna Social 30 03 2020 9991

Com Nada

* Na última sexta-feira, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, veio a público se desculpar por haver compartilhado o vídeo da campanha “Milão não para” no dia 27 de fevereiro. Nessa época, a Itália tinha apenas 14 mortos pelo coronavírus, mas as 11 cidades da região da Lombardia que tem Milão como capital já estavam em quarentena. Mesmo assim, uma Associação de Bares e Restaurantes desencadeou a campanha e o vídeo viralizou, sendo compartilhado inclusive pelo próprio prefeito. Hoje a Itália ultrapassou a China em números de mortos e contaminados. Os óbitos já ultrapassaram dez mil.   

Com Tudo

* A Direção do Grupo Folha de Comunicação, além de suspender a versão impressa do jornal,  deu férias coletivas para a maioria dos funcionários; estabeleceu o sistema home office e intensificou a divulgação de notícias pela Rádio Folha FM 100.3, pela Folha Web por meio do portal www.folhabv.com.br e em todas as suas plataformas digitais. Outra novidade por aqui, é a disponibilização de espaço para divulgação de serviços Delivery que pode ser contactado pelo e-mail:  [email protected] e telefones: 3623 6108 /991181401

O Coronel Carlos Cinelli, foi o encarregado de fazer a entrega da Medalha da Operação Acolhida, a médica Alina Soto, advogada Denise Cavalcanti e a empresária Áurea Onília Cruz, pelo trabalho voluntário de cooperação com a importante missão humanitária do Exército Brasileiro Equívoco

* Que o prefeito de Milão tenha se equivocado em apoiar uma campanha #Milãonãopara, pela quebra da quarentena, ignorando as orientações da OMS e dos especialistas, até é compreensível, considerando que o vírus é novo, estava no início da pandemia e ainda não se tinha parâmetros. 

* Mas chega a ser vergonhoso, insistir em desencadear a mesma campanha com tantos exemplos. A Campanha Publicitária “O Brasil não pode parar” que custaria aos cofres públicos cerca de 5 milhões de reais, já estaria no ar, caso a Justiça Federal não tivesse impedido a veiculação.

Equívoco II

* Na verdade, é outro equívoco dizer que o coronavírus só leva a óbito pessoas acima de 60 anos. Rehman Shukr, de 26 anos que  atuava como especialista em sistemas financeiros no Fundo Monetário Internacional –FMI e era contra a quarentena, morreu de Codiv 19 há 10 dias.  

* Quem também se opunha publicamente a quarentena era o Pastor americano Landon Spradlin, ele foi o primeiro a utilizar o termo histeria se referindo ao coronavírus. Dizia que era estratégia política contra o presidente Donald Trump. Faleceu na última quarta-feira, 26 de Codiv 19.

Em Roraima

* Não fazia nem uma semana que os dois primeiros pacientes de Roraima, infectados por coronavírus testaram positivo (isso aconteceu sábado, 21) e o Governo do Estado veio a público, na sexta-feira, 27 anunciar que o casal já estava curado.

* No mesmo dia, um homem de 60 anos deu entrada em estado grave na UTI do HGR. Menos de 12 horas depois outro paciente de 34 anos,  também teve de ser entubado. Em menos de 24 h subiu para 16 o número de infectados pela Covid 19, inclusive um bebê de um ano de idade.

Em Roraima II

* E ao contrário do que se alardeava em Roraima, é bom que alguém diga, que não foram os venezuelanos que trouxeram o coronavírus até nós, muito menos propagaram a doença no nosso Estado. Como é de conhecimento público, foi um casal que mora aqui e estava em São Paulo.

* A realidade também está mostrando que a Covid 19 não é doença de velho, pelo menos não aqui em Roraima. Dos 16 que testaram positivo somente dois tem mais de 60 anos. Já se aproxima de 100 as notificações de pessoas suspeitas de estarem infectadas por coronavírus.

O casal Edileuza /João Batista dos Santos com o filho Raymar Batista: Lavanderia Cristal em alta #Rápidas

*Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, 30, Sebastião Cortez e Alvaro Calegari.

* De acordo com pesquisa recém realizada pelo do Instituto DataFolha  o jornalismo produzido pelas organizações de notícias é,  a fonte mais confiável na divulgação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus.

* Segundo a referida pesquisa, a população vê nesse momento como pouco confiáveis, as postagens de redes sociais e aplicativos de mensagens, onde dissemina-se muita desinformação.

* Na verdade, parece que nesse período de pandemia, quando a ociosidade de quem não tinha o que fazer se potencializou, aumentou também a propagação de fake news.

* Na verdade, tanto a produção quanto a disseminação de notícias falsas, tem se alastrado e até viralizado nesses tempos de pandemia do novo coronavírus.

* E para não correr o risco de repassar fake news, que aliás, é crime, é muito simples: o mesmo tempo que leva pra compartilhar uma notícia falsa, pode acessar os sites dos veículos oficiais ou até o Google mesmo. Se não tiver lá é porque é mentira.

Adriana Bacelar e o filhote Arthur, que fica um ano mais príncipe  Ta Valendo Cristal

* A Lavanderia Cristal (Rua Pau-Rainha, 884 – Paraviana), está completando 14 anos de bons serviços prestados à população local. Aberta a partir das 7h30 da manhã, a Cristal possui um eficiente serviço de coleta e entrega de roupas em domicilio, que se intensificou nesse período. Informações: (95) 3624-2372

Prioridade

* A Assembleia Legislativa de Roraima, deverá priorizar a votação de um projeto de lei, que será apresentado pelo Governo do Estado, para criação do programa Renda Cidadã, uma política social para auxiliar famílias de baixa renda. A informação foi repassada pelo presidente da instituição, Jalser Renier, durante reunião com a titular da Setrabes, Tânia Soares.

Happy birthday to professor Edileuson Almeida, Mestre e Doutor em Comunicação, que fica um ano mais atuante e competente