Social

Coluna Social 10009

COM NADA

* Recentemente, pessoas vieram a público por meio das redes sociais chorando, denunciar que foram impedidos de realizar funerais de seus entes querido, que nem morreram de Covid 19. Mas infelizmente, é a ordem do momento, é de suspender todos os velórios, tendo sido ou não por coronavírus a causa mortis. É cruel, sim, é desesperador também, mas essa decisão obedece a orientação mundial de evitar aglomerações e contatos físicos. E como sabemos, nos enterros, as pessoas estão mais sensíveis e fragilizadas pelas perdas e é onde mais se aproximam e se abraçam.

COM TUDO

* Recentemente, o deputado federal Haroldo Cathedral remanejou parte dos recursos de suas indicações às emendas de bancada, cerca de R$ 7 milhões, para a prevenção e combate à pandemia no Estado de Roraima. O parlamentar disse, que o momento exige união e a priorização dos investimentos para o cuidado com a saúde da população. “Nossa escolha, diante da gravidade desta crise que estamos vivenciando, é pela preservação de vidas e assegurar uma maior capacidade de reação do sistema público de saúde em Roraima”– declarou!

O deputado Haroldo Cathedral – na foto com o filho José Haroldo – remaneja 7 milhões de suas emendas para o enfrentamento ao coronavírus

Novidade

* O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier, durante sessão plenária virtual, informou que nos próximos dias será lançado um novo método de estudo ofertado pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios: a plataforma de ensino a distância (EAD).

* A princípio, a novidade será voltada aos alunos matriculados, permitindo que eles possam dar continuidade ao curso mesmo no período de distanciamento social, quarentena ou isolamento, até seguindo as recomendações de evitar locais com aglomeração, as aulas presenciais foram suspensas.

Novidade II

* Na verdade, para dar continuidade à rotina dos alunos da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, a Assembleia Legislativa pensou em alternativas para manter as aulas, que agora serão ministradas por meio da plataforma de ensino a distância.

* Os professores de cada curso, irão gravar aulas explicativas e para tirar dúvidas, além de plantões ao vivo. O material didático ficará disponível também de forma digital, conforme anunciou o presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier.

Atualização

* Infelizmente, os números de testes positivos para coronavírus em Roraima, aumentaram e até o fechamento desta edição estavam assim: 26 confirmados; 2 curados, 20 em isolamento domiciliar; dois internados em enfermaria e 2 na UTI, um deles um servidor do HGR que está inclusive entubado.

* Os casos suspeitos nesse momento, são 14 e os descartados totalizam 91. E é bom que se registre que, até o momento, não há um único venezuelano em solo roraimense, ou qualquer outro estrangeiro infectado, e felizmente também não há nenhuma morte pela Covid 19 no nosso Estado.

Atualização II

* E conforme todos já sabemos, foi prorrogado o período de quarentena em Roraima por mais 15 dias, e quanto mais as pessoas permanecerem em casa, menos chances do aumento de casos teremos, até porque, com a rara exceção da China, os casos só tem aumentado no mundo inteiro.

* Aliás, aumentou também o número de vítimas jovens e saudáveis, o que contradiz a crença de que só os velhos é que morrem pelo coronavírus. Na verdade, a Covid 19 é uma doença muito nova que os cientistas ainda estão estudando e qualquer conclusão leiga nesse momento, é no mínimo precipitada.

Pró-Reitor de Extensão da UFRR Gilson Costa e sua esposa Rita de

Cássia

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, Thinelly Figueiredo e Vicente de Paula Vasconcelos Barreto.

* Foi prorrogado pelo governador Antônio Denarium até o dia 10 de abril, a validade do Decreto de estado de calamidade pública no Estado de Roraima.

* Com isso, prosseguem suspensas todo e qualquer evento ou atividade que favoreça aglomeração de pessoas.

* Em outras palavras, durante esse período, não poderão ser realizadas festas, show, nem reuniões de qualquer natureza, entre as quais excursões de grupos, cursos presenciais, missas, cultos religiosos.

* Estão proibidas também pelo decreto governamental, publicado no último dia 22 de março e estendido até o dia 10 deste mês, atividades coletivas de cinema, teatro e afins;

* Além do funcionamento de academias; de shopping centers; centros comerciais e de bares.

* Pelo referido decreto ficam permitidos somente os serviços de delivery e

drive thru.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier,

anunciou abertura da plataforma de ensino a distância na Escola do

Legislativo: Cursos Preparatórios

Ta Valendo

#Coronavírus

* É senhoras e senhores, já chega perto de um milhão de infectados com o coronavírus no mundo e os óbitos se aproximam da casa de 45 mil. Ainda assim, tem gente descumprindo as medidas de segurança orientadas pela OMS e incentivando outras pessoas a quebrar a quarentena.

Doações

* A empresa Brasmol e o jogador roraimense Thiago Maia, fizeram doações de equipamentos de proteção individual para o HGR e a Central Única da Favelas no Brasil inteiro, inclusive em Roraima está arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene para as famílias mais necessitadas.

Larissa Nelis by Crisvídeo