Social

Coluna Social 10016

Com Nada

* Decididamente, tem é muita gente que –literalmente – não aguenta mais ficar dentro de casa por um motivo simples, a convivência com o cônjuge está se tornando impraticável. Há vários relatos pelas redes sociais e até por veículos de comunicação oficiais, dando conta da grande quantidade de pessoas para as quais a convivência em confinamento com o próprio companheiro/companheira, tem sido um autêntico martírio. Esses dias alguém chegou a dizer que prefere arriscar se contaminar com o coronavírus do que permanecer em isolamento ao lado da pessoa com quem se casou. 

 

Com Tudo

* Falar a verdade é preciso. É simplesmente fantástico o trabalho que a Operação Acolhida vem realizando em Roraima, desde as ações com imigrantes e agora mais recentemente com a iniciativa da instalação da Área de  Proteção e Cuidados no combate ao coronavírus, com um hospital de campanha instalado no espaço entre a Policia Federal e o Hospital Santo Antônio, a principio com capacidade para 80 leitos. Nesse momento, a Operação Acolhida atua no recrutamento de recursos humanos (serão necessários 300 profissionais) e insumos, assim como na Capacitação de Profissionais de Saúde para trabalhar na APC.

Marcinho Coelho que  inaugura idade nova  neste fim de semana, comemorará a troca de data, somente com o amado Ralf Wesseistein  

Da Responsabilidade

* Porém, apesar do empenho, organização e toda a capacidade de logística da Operação Acolhida, há de se reconhecer que qualquer decisão para implementações de ações no enfrentamento ao coronavírus, como por exemplo, contratações extraordinárias de pessoal da área de saúde, passa prioritariamente pela decisão do Palácio Senador Hélio Campos.

*Traduzindo em bom português, está nas mãos do governador Antonio Denarium decidir que ações adotará para conter a Covid 19 em Roraima. E só a título de esclarecimento, ainda estamos longe de ter um cenário de tranquilidade com relação a pandemia no nosso Estado.

 

Riscado

* Pelo visto, esse ano tá riscado do calendário mundial. Com as principais cidades do mundo fechadas por conta da pandemia de coronavírus, as comemorações do Dia das Mães, Páscoa, Encenações da Paixão de Cristo, Dia dos Namorados, São João, Festival Folclórico de Parintins viagens das férias de julho, estão automaticamente cancelados.

* Os campeonatos de futebol, fórmula 1, gravações das novelas da Globo tudo suspenso e até as Olimpíadas de Tokio 2020 foram adiadas. Ou seja, o mundo parou diante da ameaça invisível.

 

Perigo

* Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, apreenderam essa semana 13 mil litros de combustíveis armazenados de forma irregular no quintal de uma residência no bairro Liberdade. E embora o proprietário não tenha dito a que se destinava o óleo diesel estocado, é fácil deduzir que era para atividades de mineração.

* Indígenas Yanomami e Yekuana estão denunciando que aumentou muito a presença de garimpeiros em suas terras. Diz que já chegam a 40 mil e por lá ninguém tá nem aí pro coronavírus. Quarentena? Nem sabem do que se trata.

 

 

Perigo II

* Na verdade, o aumento da presença de garimpeiros na Terra indígena Yanomami, nesses tempos de pandemia, deve-se provavelmente ao fato de que todas as atenções das autoridades estão voltadas para o combate ao coronavírus e a fiscalização que já não era eficiente e agora está praticamente inexistente.

* E da mesma forma que os garimpeiros levam cachaça pras comunidades e agora muitos indígenas (inclusive mulheres e crianças) estão viciados, poderão levar também o coronavírus. Daí sim, será um deus-nos-acuda.

 

A toda a beleza regional da atuante vereadora do municipio de Uiramutã, Cecilita Ingarikó 

#Rápidas

* Tocando de data hoje em dose dupla, os gêmeos, Narjara e Thiago Fagundes.

* Também de aniversário hoje, Ricardo Honorato, Júlio Cesar Carvalho de Oliveira e Francisco Araújo Cabral Bessa.

* Amanhã quem inaugura idade nova é o jornalista Francisco Cândido, Gladys Marnys Silva, Edson Cassiano Medeiros, Ítalo Nogueira, Alexandre Leite e Gillian Hellen Lourentino

* Domingo quem troca de data é Dr. Alexandre Marques, Cristiane Pedrosa e  Marciane Penha.

** E por falar em Venezuela, primeiro o Departamento de Estado Americano indiciou Nícolas Maduro por Narcotráfico e está oferecendo 15 milhões de dólares por informações que possam levar a sua prisão.

* Os americanos estão oferecendo também 10 milhões por  cada um de cinco outros acusados do mesmo crime: Padrino Lopes, Cliver Alcalá, Hugo Carvajal, Tarek El Aissame e Disodato Cabello. 

* Essa semana, por conta da pandemia do coronavírus, o Governo dos Estados Unidos propos retirar sanções em troca da instalação de um Governo de transição.

* A proposta previa que nem Nicolas Maduro nem Juan Guaidó fizessem parte do Governo de Transição. Guaidó aceitou, Maduro não e ainda acusou formalmente Guaidó de traição.

* Na última quinta-feira,2, o presidente Trump, anunciou  que enviará navios da Marinha em direção à Venezuela para reforçar operações de combate ao narcotráfico no Caribe.

 O desembargador Mauro Campello – na foto com sua linda Alessandra – trocando de data nesse fim de semana

 

Ta Valendo

Na Fronteira

* A fronteira do Brasil com a Venezuela que estava fechada para entrada de imigrantes ha duas, permanecerá fechada por mais trinta dias. Porém a movimentação de transporte de carga com venda de produtos (principalmente alimentos) para o país vizinho, prossegue normalmente.

#Coronavírus

Descoberta

* O Minist
ério da Saúde, acaba de descobrir que o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, não ocorreu em fevereiro como se imaginava até então. Foi em janeiro, quando houve uma internação por  Covid 19. Isso implica em dizer que poderá existir muito mais contaminados do que os registros oficiais revelam.

 

Um brinde a elegância das irmãs, Marta Braid de Melo e Wally de Melo Lima 

Publicidade