Social

Coluna Social 10023

COM NADA

* É visto com bastante preocupação, a intenção do grupo de empresários boavistenses, de abrir as lojas do comércio das Av. Jaime Brasil, Ataíde Teive, Solón Rodrigues Pessoa e adjacentes, a partir das 9 horas da manhã, desta segunda-feira. Justamente nesse momento, que já registrou-se morte por Covid 19 em nosso Estado e os números de infectados pelo novo coronavírus avançou vertiginosamente. Até porque, nosso sistema de saúde local, que é um dos mais frágeis do país, não suportará o avanço do contágio desenfreado.

Com Tudo * Jogadores e futebol ao redor do mundo, estão dando um show de solidariedade, doando cestas básicas, materiais hospitalares e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, nesses terríveis tempos de pandemia. Artistas, líderes comunitários, outras personalidades e uma verdadeira legião de anônimos voluntários, também estão fazendo campanhas de arrecadação de doações. Aliás, bem que esses bons exemplos, poderiam ser seguido pelos proprietários das grandes fortunas do nosso país.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Saturnino Morais Ferreira e sua esposa Rose

Denúncias * Não são poucas as pessoas que estão só fingindo cumprir a quarentena, mas elas próprias são quem postam nas suas redes sociais, as movimentações com várias outras pessoas dentro das casas, em autêntico clima de festa, ou seja, aglomeração mesmo.

* Nesse caso, as autoridades nada podem fazer, pois as aglomerações acontecem a noite dentro das residências e são as pessoas que devem ter consciência. No sábado à noite durante a live de Jorge & Matheus, várias denúncias foram feitas, inclusive ao Ministério Público.

Denúncias II * Entre as denúncias feitas ao Ministério Público sobre aglomerações de pessoas durante a quarentena nas residências, a noite de sábado durante a live de Jorge &; Matheus, foi a mais pródiga. Teve denúncias de farras até em residências de membros das Forças Armadas. * O MP também recebeu denúncias de festas em Clube da cidade durante o final de semana, com mais de cem convidados. É sem dúvida uma situação super preocupante porque as pessoas bebem e deixam de cumprir todas as orientações pra evitar o contágio.

Pronunciamento

* Após o registro do primeiro óbito em Roraima, o governador Antonio Denarium fez um pronunciamento público no qual recomendou o isolamento domiciliar como forma de mais eficaz evitar o contágio pelo coronavírus. * Naquela oportunidade havia aumentado em sete casos o número de infectados, que eram 37, subindo os testados positivos subiram para 42. Desses apenas três tem mais de 60 anos; não há nenhum venezuelano entre eles e também ninguém com Codiv 19 em Pacaraima.

No Amazonas * A projeção é que o vizinho estado do Amazonas seja o mais afetado pelo coronavírus de toda a Região Norte. Por lá o aumento de vítimas da Codiv 19, inclusive fatias, aumentou muito nos últimos dias. Por conta disso, o governador Wilson Lima, resolveu que irá baixar um novo decreto.

* Entre as medidas, o Governo do Estado do Amazonas, estabelecerá a proibição de transporte de passageiros intermunicipal. Ou seja, nesse momento, ficam suspensos o trêfego de ônibus no trajeto Boa Vista / Manaus/ Boa Vista, por enquanto. Deslocamento de barcos também está proibido no Estado vizinho.

D. Zueide Mathias do alto de seus 101 anos de tradição, dividindo clic com sua filha Graça Barroso, no clic de Luan Pablo Amarante

#Rápidas * Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Sergio Santiago e Auristela Saldanha. * Rumores de bastidores dão conta de tudo indica que o HGR, que na maioria das áreas já era tido como um lugar insalubre, está a beira de um colapso geral. * Fontes da área de saúde afirmam que muito provavelmente o hospital esteja contaminado com coronavírus, depois que pacientes diagnosticados com a Covid 19 foram levados pra lá. * Com poucos leitos de UTI, o Hospital Geral de Roraima padece de problemas graves desde antes da Pandemia. Sem leitos suficientes, sem equipamentos e sem medicamentos, não há o mais importante para atendimento dos infectados por coronavírus: respiradores artificiais. * Os profissionais lotados naquele hospital, merecem títulos de verdadeiros heróis, não só agora, mas desde muitos anos atrás, por toda a responsabilidade, dedicação e por expor suas vidas a risco diariamente. * Esse é um momento de guerra contra um inimigo invisível, e se faz necessário que o Governo contrate mais profissionais de saúde, antes que seja tarde.

 Neuber Uchoa encabeça o rol das lives mais concorridas dos artistas locais

Ta Valendo Da Covid * Muita gente pergunta porque chamamos “o novo coronavírus” e “a Covid 19”. O novo coronavírus, como o próprio nome diz, é o vírus causador da doença.

Boletim * Entre os 42 infectados pelo coronavírus em Roraima, 20 são mulheres e 22 são homens. Há 4 crianças de 1 a 9 anos; 1 caso entre 10 e 19; 8 entre 20 e 29; e a maioria (16 casos) de 30 a 39 anos. DE 40 a 49, são 3 e de 50 a 59, 7 casos. Acima de 60, apenas 3.

 A empresária Edileuza Souza (Classe A), inaugurando idade nova hoje