Social

Coluna Social 11105

Com Nada 

* Especialistas em Relações Internacionais estão preocupados, depois que o deputado federal Eduardo Bolsonaro foi às redes sociais criticar a China, e a embaixada daquele país respondeu duramente. Diplomaticamente, a situação que não já não era boa, piorou quando o Itamaraty respondeu apoiando o filho do presidente e quando o vice Hamilton Mourão também se pronunciou no mesmo sentido. Analistas afirmam que essa é uma questão muito delicada, pois a China é o nosso principal parceiro comercial e uma retaliação poderá afetar consideravelmente a economia brasileira, que já não anda bem. #simplesassim! 

Com Tudo 

* Manter o Selo Ouro, que o Tribunal de Justiça de Roraima vinha ostentando nos últimos anos, já era uma tarefa das mais difícil nesses tempos de pandemia. Mas a atual gestão do TJRR foi mais longe e na edição 2020 do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça, conquistou o Selo Diamante, até então inédito em Roraima, atingindo a pontuação máxima determinada pelo CNJ, que avaliou os critérios de Governança; Produtividade; Transparência; e Dados e Tecnologia. E além do Diamante o Tribunal de Justiça de Roraima, este ano, é o “Número Um” da Justiça brasileira.  

O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, após o anúncio do Prêmio de Qualidade 2020 do CNJ, em que Roraima conquistou o inédito Selo Diamante e o primeiro lugar entre todos os tribunais do país (Foto: Antônio Diniz) 

Diamante  

* Recentemente, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcante, venceu o Prêmio Nacional Inovação do Expojud (Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça) na Categoria “Liderança Exponencial”. Além disso, criou a implantou o inusitado Programa “Justiça Fluvial”.  

* Agora, no apagar das luzes de seus mandatos, com a conquista do até então inédito Selo Diamante, a atual administração do TJRR, que tem como presidente o desembargador Mozarildo Cavalcanti; como vice, o desembargador Ricardo Oliveira e corregedor, o desembargador Almiro Padilha, foi automaticamente alçada a melhor de todos os tempos. 

Diamante II 

* Durante a confraternização com os diretores do Tribunal de Justiça de Roraima, em sua residência, o presidente, desembargador Mozarildo Cavalcanti, agradeceu a todos pelo empenho e se disse orgulhoso por ter escolhido pessoas tão competentes, que contribuíram sobremaneira para essa inédita conquista.  

* Para ele, esse reconhecimento, no momento pelo qual o mundo inteiro está passando, com uma série de adversidades causadas pela Covid-19, é resultado de um trabalho pautado no planejamento, inovação e criatividade, além da dedicação dos servidores, magistrados e parceiros da Justiça Estadual. Sem dúvida, uma equipe padrão diamante!  

Da Diplomacia  

* Qualquer outro deputado federal, até poderia ter criticado publicamente a China, que a embaixada daquele país provavelmente não teria tido reação, tão dura. Mas Eduardo Bolsorano não só é filho do presidente da República, como é o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos deputados.   

* Diante do incidente diplomático, que poderá levar o Brasil a desastrosas consequências, um grupo de deputados protocolou na quinta-feira, 26,  um documento dirigido ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em que pede o afastamento imediato dele, da presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa. 

Da Diplomacia II 

* Criou-se no Brasil nesses tempos bolsonaristas, uma prática de taxar como “esquertista” e “comunista” todos que não concordam com o atual Governo. No entanto, o Brasil continua mantendo relações comerciais com os governos de esquerda como se comungasse da mesma ideologia.  

* É assim com a Venezuela, cujo regime do ditador Nicolas Maduro, é mantido graças aos caminhões de mantimentos que são vendidos pra lá diariamente pela fronteira de Roraima e é assim também com a China, nosso principal parceiro comercial no mundo. Diante disso, diplomaticamente falando, fica ainda mais feio e deselegante criticar esses Governos, se continuamos fazendo negócios com eles.   

Marcio Coelho e Ralf Wessestein, ainda recebendo cumprimentos pelos 18 anos de parceria na Alemanha  

#Rápidas 

* Dedicamos a coluna de hoje a professora Maria Rodrigues e a Dra. Nathalia Veras (respectivamente, mãe e sobrinha da Colunista) que trocam de data hoje em dose dupla.  

* A exemplo da Europa, Estados Unidos e outras partes do mundo, é inegável o aumento da Covid-19 também em (praticamente) todos os estados do país, inclusive em Roraima.   

* Há quem diga que as campanhas políticas das Eleições Municipais 2020, foram as responsáveis por esse assustador aumento de casos no Brasil. Mas há controvérsias.  

* De fato, teve muitas aglomerações em reuniões políticas nos últimos dois meses por aqui. Mas na Europa por exemplo, não houve eleição e nesse momento por lá, em várias cidades foi decretado lockdown.  

* Entretanto, o que se vê mundo a fora, são jovens de todas as idades se aglomerando em festas, bares, praias, praças e em outros locais, o que consequentemente contribui sobremaneira para o aumento do contágio.  

* A expectativa, é de que em 2021 pelo menos uma vacina seja aprovada. Mas enquanto isso não acontece, a única coisa que as pessoas poderão fazer é manter o distanciamento umas das outras evitando aglomerações e contatos físicos; uso de máscaras e higienização das mãos com álcool.  

 Yasmin Leitão e sua mãe Lilian Socorro, durante a recente celebração de seus 15 anos no Espaço Ville Roy  

Tá Valendo  

Tranquilidade  

* A votação de ontem, foi com certeza a mais tranquila dos últimos tempos. Nas seções eleitorais não houve tumultos, filas ou qualquer registro de ocorrência grave. Além disso, ao contrário do primeiro turno, não houve também derrame de “santinhos” nas ruas.  

Black Friday  

* As tradicionais promoções da chamada Black Friday, que fizeram a alegria de muita gente semana passada com descontos de até 70% em muitas lojas locais, prosseguem em alguns locais com a Black Week que deverá ir até o fim de semana.  

Sayonara Rodrigues, ficando um ano mais ma-ra-vi-lho-sa