Social

Coluna Social 11114

Com Nada

* O mês de dezembro começou com uma revelação bombástica para a Imprensa brasileira. Não que já não soubéssemos o sentimento que o atual Governo nutre e demonstra pelos repórteres e pela mídia oficial. Mas de fato, ninguém tinha noção do ponto em que se chegou antes da publicação feita pelo Colunista do UOL Rubens Valente, ontem, 1º de dezembro de 2020. Ele trouxe a público, o relatório de uma empresa que orienta o Ministério da Economia, de como lidar com um grupo de 81 “formadores de opinião”, considerados influenciadores e cita os nomes de jornalistas classificados como “detratores”, “neutros informativos” e “favoráveis”. De acordo com o colunista, a referida empresa recebeu quase 3 milhões por esse “serviço”.

Com Tudo

* Visando manter o tradicional ‘Circuito Sesc de Corridas’ com  os cuidados necessários para proteção geral, o Sesc lança a proposta de realizar uma corrida virtual de 5km (Corrida Sesc Solidária), que será realizada entre os dias 12 e 17 de dezembro, onde cada participante realizará seu percurso de forma individual, podendo escolher onde e como praticar, mantendo a segurança do distanciamento social. Os interessados devem acessar o site www.sescpr.com.br/csrr/ e realizar a inscrição até o dia 11 de dezembro, mediante preenchimento dos dados e declaração de ciência da importância de uma avaliação médica prévia. 

Natália Camacho – com seus pais, Dra. Marise e Marcelo Camacho – comemorando seus 15 anos 

Jornalistas 

* Ainda sobre a reportagem de UOL publicada ontem, jornalistas, pesquisadores e professores, classificaram como: inacreditável, surreal e sujo, o fato de aparecerem em relatório elaborado por uma empresa contratada pelo governo federal, que mapeia influenciadores. 

* Na verdade, é um fato pra lá de preocupante o Governo brasileiro gastar dinheiro público para monitorar a legítima atividade profissional dos jornalistas e formadores de opinião. Primeiro, porque fere mortalmente os preceitos do estado democrático de direito. Além disso, que se saiba, só as ditaduras se valem de expediente tão espúrio quanto esse.   

Jornalistas II

* Até hoje, tem gente que se orgulha de ter votado no atual Governo, “para que o Brasil não virasse uma ditadura igual a Venezuela”. Mas, quem conhece a história, pode constatar que a Venezuela começou desse jeitinho aí, com o Governo cerceando a imprensa, insultando o Judiciário e descredibilizando o Legislativo, aludindo o patriotismo.  

* Hugo Chávez, porém, era mais elegante, menos agressivo e muito mais respeitoso e talvez por isso, não tenha sido tão eficiente em destruir o seu país. Tanto que levou cerca de 20 anos pra transformar a Venezuela no que hoje está. É triste constatar, mas nesse caminho, o Brasil está indo bem mais rápido. 

Da Covid 

* De acordo com Nota do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) “há uma nova onda se sobrepondo à primeira, fato que torna o problema ainda mais grave e complexo, principalmente em virtude de aglomerações desnecessárias e declarações públicas de autoridades governamentais afirmando que não retrocederão nas medidas de flexibilização”.

* Os cientistas pedem nesse documento, uma ação rápida contra a pandemia pois a rede de saúde precisa ser novamente mobilizada e sugerem medidas como “fechamento de praias”, “cancelamento de eventos” e “lockdown”.

Da Covid II

* E falando em pandemia, já está cientificamente que não há imunidade Ad Eternum com relação ao coronavírus e que vários pacientes diagnosticados com a Covid 19, meses depois de terem contraído a doença e adquirido anticorpos, voltaram a se infectar. Há inclusive relatos de casos em que a segunda vez foi muito mais severa que a primeira. 

* Desta forma, há de se repensar uma nova forma de tabular estatisticamente os dados da doença no mundo, que até o momento só possui os itens: “Infectados”, “óbitos” e “curados”. Ou se muda esse termo “curados”, considerando que as pessoas se reinfectam, ou se insere “reinfectados”. #simplesassim!  

Natália Gisela Assunção, ensaio pra loja virtual @movimentfitnessrr 

#Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada ao Dr. Ricardo Soares (Clínica veterinária H PET), que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de idade. 

* Também inaugurando idade nova nesta quarta-feira, Arthur Salomão Vieira Borges e o empresário Raul Lima. 

* A Secretaria de Estado da Saúde, realizou ontem um encontro com representantes do Governo do Estado e da Operação Acolhida. 

* A pauta da reunião, girou em torno da definição da Área de Proteção e Cuidados (APC) que será repassada ao Governo de Roraima.

* Aliás, a transição da estrutura física já teve início ontem incluindo a transferência de equipe e insumos para a APC.

* A Sesau emitiu nota informando que a transferência de pacientes está sendo planejada, para ser realizada de forma segura e organizada e o período de transição deve encerrar no dia 20 de dezembro. 

* Ainda de acordo com a Sesau, a previsão de utilização da estrutura da Área de Proteção e Cuidados é de cerca de 10 meses, a um ano. 

O cantor/compositor Wagner Luther, está em Boa Vista visitando amigos e familiares  (Foto: Hélio Holanda) 

Tá Valendo 

Agendamento

* A tradicional Padaria Araribóia, já está agendando pedidos de leitão assado de 10Kg, 5Kg ou em pedaços, para as celebrações do Natal e do Ano Novo. Interessados poderão obter mais informações pelo celular: (95) 99113-7438.

Com Pesar 

* Registramos com pesar, o falecimento da advogada Martha da Rocha Costa Garcia, ocorrido ontem em Boa Vista, vítima de câncer. Seu corpo será transladado para a cidade de Belo Horizonte – MG, onde acontecerá o sepultamento. 

O juiz Esdras Pinto e sua amada Luciana, em clima de comemoração do Selo Diamante do TJRR (Foto: Fernando Oliveira)