Social

Coluna Social 11322

Com Nada 

* E mesmo em meio a uma pandemia que tem feito milhares vítimas (entre mortos, agonizantes, sequelados e pacientes a espera de atendimento), num verdadeiro caos em que se transformou a saúde, tem autoridades mais preocupadas com a “regularização” dos garimpos, que de acordo com os especialistas, é definitivamente inconstitucional. Primeiro, porque contraria a Carta Magna, que é clara com relação a mineração em terras indígenas, e segundo porque não há estudo de impacto ambiental. Aliás, fala-se que os mais interessados nesse assunto, são os que possuem vários maquinários atuando ilegalmente na Terra Indígena Yanomami.  

Com Tudo  

*Estão abertas até o dia 23 de abril, as inscrições para a 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que esse ano conta com uma novidade: as inscrições que forem realizadas até esta quarta-feira (20), terão 50% de desconto no valor da taxa. A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e poderão participar da olimpíada professores e alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio. Cada equipe deverá ser composta por um professor e três alunos e as inscrições devem ser realizadas pelo site: www.olimpiadadehistoria.com.br

O deputado Haroldo Cathedral, divulgou recentemente, que foram liberados pra Roraima 49 milhões, destinados a ações de enfrentamento ao coronavírus no nosso Estado  

Das Águas  

* A propósito, já deram uma olhadinha nas águas dos rios Mucajaí e Uraricoera? Se é que podemos chamar aquilo lá de água, porque faz tempo tudo se transformou em lama por conta dos “rejeitos” do garimpo ilegal em terras indígenas. Já não há mais peixes e nenhum ser vivo por ali.  Na verdade, a lama em que se transformou as águas dos rios de Roraima,  é o menor dos nossos problemas.  

* Até porque, junto com o chamado rejeito, são despejados nos rios, o mercúrio, componente altamente tóxico utilizado na mineração, que causa danos irreversíveis aos seres humanos, entre os quais, comprovadamente, vários tipos de câncer. Daí o povo acha mais fácil botar a culpa na CAER… 

Dos Danos  

* A propósito, só o que se vê, são criaturas que defendem garimpo com unhas e dentes, alegando que isso trará desenvolvimento. Porém a história prova, que só há vários tipos de danos. Além da degradação ambiental, os garimpos de modo geral andam de mãos dadas, com a pistolagem, com a prostituição, o tráfico de drogas, aviação clandestina, entre outras mazelas.  

* Além disso, o garimpeiro, a pessoa que põe de fato a mão na massa, é quem menos se usufrui, até porque quem ganha são os empresários ricos donos dos maquinários. Além disso, digam aí algum lugar no mundo que se desenvolveu com mineração? Se garimpo trouxesse progresso e desenvolvimento, Serra Pelada era igual Paris. #prontofalei! 

Oxigênio 

*A informação de que as unidades de saúde de Roraima têm oxigênio para os próximos 14 dias, contado do dia 15 de janeiro, deixa a população apreensiva, porque esse produto vem, na sua totalidade, de Manaus, onde a produção não está sendo suficiente para atender a demanda dos hospitais e outras unidades de lá. 

* E nesse momento em que o Brasil e o mundo inteiro presenciam a verdadeira catástrofe que está ocorrendo no vizinho estado do Amazonas,  a pergunta que não quer calar é: O governo estadual e a Prefeitura de Boa Vista estão cientes do perigo iminente do sistema de saúde colapsar, e que providências estão tomando para evitá-lo?    

Egoísmo   

* O período atual (em pleno pico da segunda onda da pandemia, com agravantes de reinfecção e variantes do coronavíus, 70% mais contagiante), convenhamos, não é momento apropriado pra celebração e sim pra  solidariedade. Alias, não há nada o que comemorar, afinal, somente no Brasil estamos chegando perto de 210 mil mortos. 

* Além disso, há outros milhares intubados e inúmeros agonizando com falta de ar, sem atendimento médico, remédios, nem esperança. Então, se mesmo diante dessa catástrofe humanitária, alguém ainda consegue se alegrar ao ponto de promover uma enorme aglomeração, é porque o egoísmo já tomou conta do seu ser.  

 A conselheira federal do CRA-RR, Ellen Lobo, ladeada pelos novos conselheiros regionais efetivos, Lúcia Lucena e Charles Barbosa Mendes na solenidade de diplomação e posse na última sexta-feira, 15  

#Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada a Rodrigo Guedes, que nesta segunda-feira inaugura idade nova.  

* E enquanto artistas como Whinderson Nunes e outros se mobilizam para adquirir oxigênio pra socorrer a população de Manaus, pessoas daquela cidade e de outros lugares se ocupam em causar polêmica nas redes sociais.  

* São vários vídeos, acusando o governador, Wilson Lima pela catástrofe e defendendo o presidente Jair Bolsonaro (que segundo seus defensores teria enviado verbas pro enfrentamento a pandemia.  

* Na verdade, esse tipo de postura não ajuda em nada nesse momento, pelo contrário atrapalha. Quer ajudar de verdade? Façam “Vakinhas” pra arrecadação de oxigênio.  

* E principalmente,  incentivem as pessoas a terem consciência de cumprir os protocolos de prevenção a Covid 19, não se aglomerar desnecessariamente, é a principal delas.  

O jornalista Edílson Rodrigues, editor chefe da Folha, recebendo homenagens nesta segunda-feira, quando fica um ano mais atuante e competente 

Ta Valendo  

Gêmeos 

*O jornalista Luiz Petri e sua esposa Caroline Gnutzmann Petri, estão com sorriso de orelha a orelha com confirmação de que farão sua estréia como pais. E a alegria é em dose dupla, pois esperam gêmeos. Aliás, gêmeos nessa família não é novidade, haja vista as belas Izadora e Izacarla Petri, irmãs de Luiz.  

Em Roraima  

*E os números de pessoas infectadas pelo coronavírus não param de aumentar em Roraima. Até este sábado,16, a Secretaria de Estado da Saúde registrou 70.948 casos confirmados e 811 óbitos.O que chama mais atenção ainda, é a quantidade de pessoas contaminadas nesta última semana: 1.163 infectados em seis dias (de segunda a sábado).  

O jornalista Luiz Petri e sua esposa Caroline, felizes ao confirmar que estão esperando gêmeos