Social

Coluna Social 11344

Com Nada 

* Não duvidem se de uma hora pra outra ocorrer por aqui uma operação que levará meio mundo de gente para o xilindró, inclusive autoridades. É que depois que o Ministério Público Federal se posicionou sobre a inconstitucionalidade do projeto de lei que libera indiscriminadamente atividade garimpeira em Roraima, surgiu um zum-zum-zum de que já está ocorrendo uma investigação sobre garimpo ilegal em terras indígenas. Então, as pessoas que estão se locupletando desse crime ambiental, especialmente autoridades que têm maquinários operando na Terra Indígena Yanomami, coloquem logo as barbinhas de molho, porque pelo visto, o bicho vai pegar.

Com Tudo  

* O cantor e compositor Neuber Uchoa, que dispensa apresentações, estará de aniversário neste sábado e como sempre, ele costuma comemorar a data com um show, e este ano não será diferente. Porém, devido a todas as restrições impostas pelo agravamento da pandemia de covid 19, ele fará um espetáculo musical virtual. A live acontecerá às 13h (horário local, 14h em Brasília), com transmissão pelo Facebook/NeuberUchoa e pelo youtube/ CasadoNeuber, e contará com as participações especiais de Amaury Gomes e Líber Uchoa. As colaborações espontâneas poderão ser feitas pelo Banco do Brasil: agência: 4263-3 e conta: 21668-2.  

O líder indígena Dílson Ingaricó, secretário estadual adjunto do Índio, recebendo homenagens nesta sexta-feira, por conta de seu aniversário. Na foto, ele divide clic com a professora doutora Ana Zuleide Barroso

É Fake  

* Os bolsomínions (como são chamados popularmente os bolsonaristas extremistas), estão tão inconformados com o fato de a Venezuela ter enviado oxigênio pra Manaus, que passaram a espalhar fake news, dizendo que quem fez a doação dos cilindros foi a empresa brasileira White Martins.  

* Na verdade, o envio do oxigênio para o Brasil foi sim feito pelo governo venezuelano e oficialmente, graças a intermediação do senador Telmário Mota, com o devido consentimento do próprio presidente Jair Bolsonaro. Mas também esperar o que dos mínions, se Bolsonaro ao invés de agradecer, fez foi vídeo insultando Nicolas Maduro?   

Reinfecção  

* Não são poucas as pessoas que – comprovadamente (com exames específicos) – têm sido reinfectadas por coronavirus. Já teve gente que pegou uma vez e após se curar e adquirir anticorpos, depois de um tempo, testou positivo novamente. Mais recentemente teve quem estava com anticorpos e se infectou com a nova variante, 70% mais transmissível.  

* Na verdade, pelo visto, a covid tem pouco tempo de anticorpos ativos e reinfecta várias vezes como uma gripe comum. Aqui em Roraima, tem o caso da titular da Setrabes, Tânia Soares de Souza, que recentemente foi diagnosticada com a doença pela terceira vez.   

No STF 

*Encerram-se nesta sexta-feira, 22, as inscrições para o programa de intercâmbio acadêmico “Por Dentro do Supremo”, que ocorrerá de 9 a 11 de março, de forma virtual, em razão das restrições presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. 

*São cinco vagas para estudantes de pós-graduação stricto-sensu e 15 para alunos de graduação dos cursos de Direito, Ciências Sociais, História, Gestão de Políticas Públicas e Economia. O edital com formulário está disponível no portal do Supremo Tribunal Federal

  

Mestrado  

*Lançado o edital para processo seletivo 2021, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua). São  243 vagas, sendo 15 destinadas à Universidade Federal de Roraima. 

*Os candidatos aprovados farão parte do corpo discente da pós-graduação daquela Instituição de ensino Superior. Para saber mais, os interessados deverão acessar o edital e anexos e inscrição AQUI.

O presidente do IPER, José Haroldo Campos, satisfeito com os resultados alcançados em sua gestão. O órgão que estava endividado, agora tem patrimônio líquido de R$ 3,8 bilhões   

 #Rápidas 

* Trocando de data hoje, Hamilton “Mítica” Thomaz dos Santos e Antonio Lopes da Silva. 

* Amanhã quem inaugura idade nova é o colega jornalista JR Rodrigues e Mariana Porfírio. 

* No domingo, estão de aniversário Samir Magalhães Assen, Márcio Boaventura e o professor doutor Rossano Mendes.  

* Preocupados com o avanço da covid 19 e suas consequências, especialistas alertam que o chamado “kit covid” pode causar resistência bacteriana.   

* Os infectologistas afirmam que é preciso  desconstruir a errônea ideia de que se não fizer bem, mal não faz.  

 * Na verdade, o uso de medicamentos sem comprovação científica contra a covid-19, incentivado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, vem preocupando cada vez mais os especialistas.  

* Eles veem risco de reações adversas, resistência bacteriana, além de efeitos desconhecidos em longo prazo. 

* O kit covid, composto por hidroxicloroquina (remédio para malária), ivermectina (antiparasitários) e azitromicina (antibiótico), além de não curar nem prevenir covid, baixa as defesas do organismo e causa taquicardia. 

* Mesmo assim, o Governo Federal lançou este mês o TrateCov, aplicativo que estimula médicos a prescreverem esses medicamentos e indica cloroquina e antibiótico até para bebês. Com a palavra as autoridades… 

Ícone da cultura regional, Neuber Uchoa celebrará seu aniversário sábado, com uma live às 13h (horário local)  

Tá Valendo  

Encceja 

*As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foram prorrogadas até o dia 25 deste mesmo mês, e podem ser feitas clicando AQUI. O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Essas pessoas precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio.   

Oficina  

* O Sebrae Roraima promove nesta sexta-feira, 22, uma Oficina de Crédito Consciente para empreendedores do município de Caracaraí. Será às 19h na  Câmara Municipal da
quela cidade. O público alvo é empresários (MEI, ME e EPP), potenciais empresários e produtores rurais. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas feita neste LINK.

O talentoso chef Renan Campelo, embaixador da Tabasco, ilustrando a coluna desta sexta-feira